Homenagem merecida: Imprensa Brazileira Livre e Democrática

Prezados devotos de San Josémaria Escrivá de Balagüer e San Francisco Franco, padroeiros da Verdade,

Nada merece mais o respeito e a homenagem dos homens de bens e benz que nossa livre e democrática imprensa, a vigilante imprensa dos Estados Unidos do Brazil, que no passado se pautou, e ainda se pauta, pela intransigente defesa da democracia, da liberdade, do direito a opinião, as vezes com o sacrifício pessoal e desinteressado do pequeno punhado de bravos e corajosos proprietários dos valorosos órgãos de informação escrita, falada e televisada, hoje sobre o assédio das forças do mal, do autoritarismo populista, do bolchevismo entranhado no âmago do partido chapa branca, que tenta solapar os valores mais altos da civilização cristã e occidental e implantar a censura, cousa jamais apoiada por esses campeões da luta pela implantação da democracia.

Nossa homenagem se faz com a republicação de algumas jóias do impecável jornalismo pátrio, provas da isenção, espírito democrático, respeito ao próximo, defesa da liberdade e ética na informação, a serviço do Brazil:

http://4.bp.blogspot.com/-TzFQ59_OyBY/Tl2mm_xNMRI/AAAAAAAAAxI/RzgXbC4nosM/s1600/globode07019842008..jpg

 

Foto: Reprodução

editorial

Folha de S. Paulo – 17 de fevereiro de 2009

Limites a Chávez

Apesar da vitória eleitoral do caudilho venezuelano, oposição ativa e crise do petróleo vão dificultar perpetuação no poder.
O ROLO compressor do bonapartismo chavista destruiu mais um pilar do sistema de pesos e contrapesos que caracteriza a democracia.

Na Venezuela, os governantes, a começar do presidente da República, estão autorizados a concorrer a quantas reeleições seguidas desejarem.

Hugo Chávez venceu o referendo de domingo, a segunda tentativa de dinamitar os limites a sua permanência no poder.

Como na consulta do final de 2007, a votação de anteontem revelou um país dividido.

Desta vez, contudo, a discreta maioria (54,9%) favoreceu o projeto presidencial de aproximar-se do recorde de mando do ditador Fidel Castro.

Outra diferença em relação ao referendo de 2007 é que Chávez, agora vitorioso, não está disposto a reapresentar a consulta popular.

Agiria desse modo apenas em caso de nova derrota.

Tamanha margem de arbítrio para manipular as regras do jogo é típica de regimes autoritários compelidos a satisfazer o público doméstico, e o externo, com certo nível de competição eleitoral.

Mas, se as chamadas “ditabrandas” –caso do Brasil entre 1964 e 1985– partiam de uma ruptura institucional e depois preservavam ou instituíam formas controladas de disputa política e acesso à Justiça-, o novo autoritarismo latino-americano, inaugurado por Alberto Fujimori no Peru, faz o caminho inverso.

O líder eleito mina as instituições e os controles democráticos por dentro, paulatinamente.

Em dez anos de poder, Hugo Chávez submeteu, pouco a pouco, o Legislativo e o Judiciário aos desígnios da Presidência.

Fechou o círculo de mando ao impor-se à PDVSA, a gigante estatal do petróleo.

A inabilidade inicial da oposição, que em 2002 patrocinou um golpe de Estado fracassado contra Chávez e depois boicotou eleições, abriu caminho para a marcha autoritária; as receitas extraordinárias do petróleo a impulsionaram. Como num populismo de manual, o dinheiro fluiu copiosamente para as ações sociais do presidente, garantindo-lhe a base de sustentação.

Nada de novo, porém, foi produzido na economia da Venezuela, tampouco na sua teia de instituições políticas; Chávez apenas a fragilizou ao concentrar poder. A política e a economia naquele país continuam simplórias -e expostas às oscilações cíclicas do preço do petróleo.

O parasitismo exercido por Chávez nas finanças do petróleo e do Estado foi tão profundo que a inflação disparou na Venezuela antes mesmo da vertiginosa inversão no preço do combustível. Com a reviravolta na cotação, restam ao governo populista poucos recursos para evitar uma queda sensível e rápida no nível de consumo dos venezuelanos.

Nesse contexto, e diante de uma oposição revigorada e ativa, é provável que o conforto de Hugo Chávez diminua bastante daqui para a frente, a despeito da vitória de domingo.

Alvíssaras!

Facebook Comments Box
Compartilhar

27 thoughts on “Homenagem merecida: Imprensa Brazileira Livre e Democrática

  1. bom dia, magistral segundo pharaoh.
    disse magistral porque esse post é supimpa!
    apenas senti falta dessa foteeenha tirada no tempo que eu lia a veja:

    parabéns mais uma vez pharaoh,the second,
    o sr. tem se revelado um seguidor digno do nosso grande mestre, professor hariovaldo almeida prado!

    1. Caro E57,

      Essa publicação permanentemente nos apresenta a realidade nua e crua, sempre baseada em premissas científicas e fontes fidedignas, averiguadas e confirmadas por profissionais de reputação ilibada.


      Fruto da carne, engenharia genética funde animal e vegetal, assim surgiu o Boimate

      O anúncio ao lado entendeu que a publicação é para cabeças bem feitas.

      1. Excelentíssimo Faraó,

        O que Vossa Senhoria quis dizer com “cabeças bem feitas”?

        Seria como a cabeça de um boi, tal qual o da página à esquerda (desculpe o palavrão), com um belo par de chifres???

        PS -- Dado o seu bom estado de decomposição, esta mensagem teve que ser psicografada.

    2. Boa noite.

      Caríssimos emerson57 e Enfaixado II.

      Quer dizer então que esta revista (vá lá que seja) é a autora do BoiMate?
      Pois tenho cá com meus botões que ela também é a criadora do [E-] LeiTário!
      Observação: aponte o rato para a palavra negritada, para ler sua definição!

      Saudações “Leia a InVeja [a Phoia tumbém!] e ganhe automaticamente um fardo de alfafa.”.

      Morvan, Usuário Lula, ops, Linux (Fedora 18-x64) #433640.

  2. Sem dúvida de que o articulista é um excelente seguido do magister. Faltou, em sua matéria, dizer que os índices de desenvolvimento do país e a erradicação do analfabetismo, por exemplo, são cortinas de fumaça para esconder o avanço do comunismo nesse triste país.

  3. Bom dia.

    O velho Enfaixado II, como sempre, arrasando nos artigos.
    Graças ao nosso PIG (Partido da Ideal Governança), a Democracia, no Brasil, vive “Resurgindo“. É um Fênix, esta democracia piguiana

    À guisa de ajuda, sugiro aos leitores utilizar a combinação Ctrl & “+” / “--” (preferencialmente, pela praticidade, o + e o -- do teclado numérico) para ampliar / reduzir o conteúdo da página e facilitar a leitura do grande editorial do democrata Marinho, bem como das imagens.

    Saudações “Leia a InVeja e ganhe automaticamente um fardo de alfafa.”.

    Morvan, Usuário Linux (Fedora 18-x64) #433640.

  4. Senhores do Conselho,

    É com vera lhaneza que estou aqui a expressar-me através de sinais gráphicos, com o objectivo de obter uma resposta a essas minhas dúvidas atrozes:

    1 -- Este sítio é de direita, de esquerda ou muito pelo contrário?

    2 -- A gazeta “O Globo ®” e o periódico “Veja ®” são bons mesmo, ou são o que eu já penso que são há muito tempo?

    3 -- Alguns dos Senhores que postam comentários aqui elogiam um tópico como este, por exemplo, e ao mesmo tempo testilham a gazeta do eminente Sr. Marinho e o periódico do “Cosa Nostra”, Sr. Civita. Que fracção eu ainda não depreendi do objectivo derradeiro da temática deste sítio electrónico utilizado para partilhar informações?

    Grata, por alguma resposta.

    -*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

    ” Um gajo orgulhoso raramente é agradecido porque tudo quanto recebe ele crê que é merecido. ”
    — Beecher Stove

    1. Boa tarde.

      Sra. Paula Dentro. A sra. formula as mesmas questões que os dois leitores Paula Tejando e Oscar Alho. Como d’antanho, quando das formulações daqueles dois supracitados, a resposta não é tão fácil e / ou tão direta.
      Sugere-se, por seu turno, que V. Sa. fique conosco e observe tudo, mormente o que é escrito nas entrelinhas.

      Dizemos, de forma apregoada, ser este um sítio onde velamos pela redenção do Brasil, açambarcado pela grassa comunista. Mas, como dito, é sensato muito mais observar o que é dito (e o que não o é, clara e expressamente).

      Saudações “Leia a InVeja e ganhe automaticamente um fardo de alfafa.”.

      Morvan, Usuário Lula, ops, Linux (Fedora 18-x64) #433640.

    2. Paula Dentro
      Sua dúvida fabriciana é a mesma de muitos desavisados que vêm aqui pensando que o prof. Hariovaldo é dado a brincadeiras de mau-gosto e traquinagens internéticas. A defesa das instituições cristãs-ocidentais aqui é uma tarefa perene e uma missão divina, para que o comunismo ateu e pagão não viceje no nosso torrão pátrio e que seus satânicos membros subversivos não venham a corromper nossa juventude e nossos princípios de santa honestidade. Nossa batalha será vitoriosa sob a proteção de todos os santos, a pregação de nossa incorruptível imprensa e dos exemplos de honestidade dos partidos direitos e de seus membros (Serra, FHC, Aécio, Sergio Guerra, Alvim Dias e outros, mesmo do injustiçado Dem-óstenes, ora afastado das hostes democratucanas, abatido com as injúrias assacadas contra ele, por perversos agentes remunerados com dinheiro de Cuba, da Bolívia, da Venezuela e, até mesmo, do Haiti.

    3. Prezada visittante, sinta-se comphortável,
      Este sancto sictio é a phonte murmurante onde matamos nossa sede de saber. Somos uma vanguarda ultrammoderna, prafrentex, protegidos por São Serapião, especiallisctas em 3 áreas do conhecimento: sciencias hummanas, exactas e biommehdicas.
      Encontrará heroecos combatentes contra o communismo atteu.
      Aproveicte, desphructe e comparctilhe de nossa lucta pela liberdade de imprensa: http://www.cartamaior.com/capas_veja/
      PS: Pharaó, se o Magister assim o consentir, esta matéria será integrante da retrospectiva 2013.
      Alvíssaras

  5. Leiam o que o nosso querido irmão Vinicius Torres Freire publicou hoje no honestíssimo jornal Folha de São Paulo, apesar do exagero nas críticas ao governo da incompetente Dilma, cabe na ideologia deste sítio:

    “Maquiado e descabelado

    Dilma promete crescimento 3S, “sério, sustentável e sistemático”, mas dedica-se a maquiagens

    DILMA ROUSSEFF construiu uns puxadinhos no primeiro ano de governo. Feios, mas talvez apenas uns improvisos provisórios de política econômica. Daí passou a erguer barracos e ora se muda para umas caixas de papelão na calçada.

    Barraco de papelão, ou simplesmente papelão, é o que parecem os remendos nas contas do governo, maquiadas no final do ano passado com uns artifícios que não enganariam ninguém nem resolveriam problema concreto algum.

    Em seguida, Dilma mendigou uns adiamentos de reajustes de ônibus e metrô com governos de São Paulo e Rio. Queria evitar a impressão de descontrole, uma alta de preços que estourasse a meta nos próximos meses, o que deixaria o governo ainda mais mal falado. Mas, para usar uma frase original, a emenda piorou o soneto.

    Dilma ameaça desmoralizar a ideia de que existem políticas econômicas alternativas àquelas pregadas por economistas-padrão, mercadistas e viúvas do governo FHC. Remendos e puxadinhos não são alternativas.

    Toma atitudes que não fazem lé com cré. Talhar a indecente taxa de juros básica a machadadas poderia ser boa coisa. Mas não funciona se o governo gastar mais, seja diretamente ou por meio de endividamento com o objetivo de turbinar os bancos públicos. Não funciona porque alimenta a inflação, que o governo quer disfarçar. Mais um pouco (de inflação) e os juros vão subir, sem que o país tenha saído do lugar.

    O governo gasta mais e mal, de resto, vitaminando o consumo, sem investir mais.

    De certo modo, ainda tênue, as medidas econômicas de Dilma lembram bobagens dos governos de esquerda, “populares”, da América Latina da segunda metade do século 20, ruins não porque “populares”, mas porque destrambelhados e ingênuos. Queriam distribuir renda rapidamente, por vias tortas, o que dava em inflação, a qual tentavam domar com tabelamentos e coisas do gênero, o que dava em escassez.

    Somadas, carestias e carências davam em tumulto e, assim, serviam de desculpa para a direita dar golpes.

    Estamos, claro, muitíssimo longe disso. Mas Dilma também tenta controlar lucros e preços, fazer “política de rendas” (na Petrobras, em tarifas públicas, com bancos etc.). Mexe em efeitos em vez de tratar das causas. Continuou a aumentar demais o mínimo, para o que ainda houve alguma folga no governo Lula, mas não mais agora. A alta do mínimo ora ajuda a estourar as contas do governo e aduba a inflação.

    Dilma não tem ministros capazes; não delega, pois, e se ocupa de muita coisa ao mesmo tempo, em geral de muita coisinha. Se presta a megalomanias (trens-bala) quando seu governo não consegue nem construir postes para transmitir eletricidade de usina que está pronta (quando falta energia no país); o investimento federal caiu desde que assumiu. Acha que pode “destravar” o investimento no país pedindo dicas a uns empresários e dando safanões noutros.

    Tem escassa noção de macroeconomia, mas se acredita guia genial da política econômica; não tem planos de médio prazo. Achou que perderia tempo se dedicando a reformas grandes e agora se perde em miudezas. Seu governo parece não ter tempo senão para maquiagens, mas parece descabelado.”

    1. Boa noite.

      Caro Ale Chã Dreg Arcia.

      O texto do sr. Vinicius Torres Freire flui como água torrente. Muito bem escrito.

      Mas, tenho cá minhas dúvidas: se é realmente de um leitor; e, se o é, se não estaria ele a tentar tomar a vaga, seja da Srta. PIG (Mirian Leitão), seja da Sra. Tancanhêde (quem elaborou tal trocadilho, fê-lo com muita argúcia).
      Pelo menos, o que este Sr. Vinicius Torres Freire escreve, é legível (e inteligível).

      Saudações “Leia a InVeja [a Phoia tumbém]e ganhe automaticamente um fardo de alfafa.”.

      Morvan, Usuário Lula, ops, Linux (Fedora 18-x64) #433640.

    2. Se fosse o poste deixado por Itamar Franco, o efeagácê, já teríamos a consultoria do FMI, a escala do racionamento já estaria pronta, os juros onde o mercado gostaria, amém, a dívida pública em 80% do PIB e inflação, sob controle sem artifícios do real a 1 dollar. Acho que vou fugir para Europa.

  6. Preclaro Rammsés,

    Que belo libelo a democracia relativa e a branda firmeza temente a Deus, porém afirmativa, dos doi-codis, que neste caso, devido a censura, eles, obsequiosamente, nada sabiam. Bem ao contrário do Lulla, que por dever de ofício deveria saber, tudo.

    Mas é necessário deixar bem claro aqui que corrupção sempre foi praticada, em larga escala, como observa o Dr. Roberto em sua longa militância, pelos populistas esquerdistas. E isto fica claro nestes dois editoriais, imparciais como aliás deve ser, e confirmada pela bombástica condenação da quadrilha de petralhas.

    A recente condenação do Dr. Paulo é uma afronta, uma ingerência, a nossa justiça que, contra ele, nunca encontrou qualquer evidência. Acho que o Globo a Folha o Estado, a Abril e as nossas instâncias judiciais, incluindo aí o STF, deveriam se cotizar para pagar a multa do Dr. Paulo, condenado a devolver 50 milhões, de dólares!!! Isto nunca foi escandalado por aqui e não existe!!

    1. Corona,

      Pena estarmos tão longe de quando se uniram todos os patriotas e a nação vivia dias gloriosos, podíamos bradar: Ressurge a democracia!!!

      http://1.bp.blogspot.com/-GXnlSgY7loM/T6519a7LyPI/AAAAAAAABgU/inpL5J_XH78/s1600/golpe64_Page_13.png
      O povo brasileiro foi socorrido pela Providência Divina

      Hoje, infelizmente, os bolcheviques de Brasília, que deveriam ser banidos, como sempre continuam a engodar as massas trabalhadoras, que não lhes deveriam dar ouvidos.

      1. Boa noite.

        Caríssimo Enfaixado II.

        “…como sempre continuam a engodar as massas trabalhadoras, que não lhes deveriam dar ouvidos“.

        À guisa de total desambiguação, onde se lê: engodar, vossa mercê deveria deixar, bem claro, que é engodar, mesmo, de engodo, trote, chiste. Nada de ao menos pensar em nutrir a plebe.
        Isto é simplesmente impensável… coisa de hereges comunas (desculpe o pleonasmo). O Prof. Hariovaldo, O Justo, teve vários problemas com elementos DilmoEvoChavistas infiltrados na redação e, poder-se-ia,
        mercê destes pestilentos, ler, como abaixo:

        “…como sempre continuam a engordar as massas trabalhadoras, que não lhes deveriam dar ouvidos“.

        Então, cuidado com o que escrevemos e com os hereges infiltrados, pois não é o que escrevemos, é como estes afanares da boa índole hariovaldiana tratam a nossa escrita.

        Saudações “Leia a InVeja [a Phoia tumbém!] e ganhe automaticamente um fardo de alfafa.”.

        Morvan, Usuário Lula, ops, Linux (Fedora 18-x64) #433640.

      2. Quase meio século separam os dias atuais daqueles em que se instaurou a “redentora” de 1964.
        E ao ler este editorial do jornal dos homens bons e substituirmos a expressão “forças armadas” por “suprema justiça imparcial”, veremos que o discurso em nada mudou.
        Melhor dizendo:
        Mudou, para nada mudar!
        Que sina esta cruz pesada que carregamos, não?

  7. Iluminado Pharao,

    receba meus humildes cumprimentos por tão bela página.

    A homenagem, justa e oportuna ,coloca a coisa nos devidos lugares: o que é na frente é na frente,o que é no meio é no meio, o que é atrás é atrás. Ou seja, os narco-anarco-comuno-sindicalistas, financiados pelos sujos dólares dos traficantes andinos,estão perdidos!

    Alvíssaras!

  8. ¡Viva la revolución …ops a liberdade de expressão.

    Nossa Proba Imprensa Gloriosa, anda levemente desacredita o último grande golp…ops, feito foi a construção e desconstrução de Collor, a 1 década bate constantemente nos comunas , seja capas do semanário mais vendido do país ou com manchete catastróficas nos jornais dos homens de Benz e ainda não conseguiu derrubar o peão .

    Assim acho muito oportuna a homenagem do nosso grande faraó Ramses II a essa grande velha aliada que mesmo já estando rançosa e cheirando a naftalina insiste bravamente para impor seus valores reacio…ops conservadores a esse povo ingrato.

  9. Preclaros Conphrades.

    Comunico que não me fiz presente durante um bom tempo nesse sanctum celestial devido a um auto-exílio (ainda tem hífen, esse maldito Noveunhento fez a rephorma ortographica só para nos irritar).
    Nesse período estive no Mosteiro de Frei Sifrônio onde, diariamente, fazia mortificações com cilício, aliado à preces e novenas à São Serapião e São Josemaria Escrivá, para que a búlgara fantochuda tivesse abreviado seu indevido mandato (que foi usurpado do Mais Preparado dos Brasileiros, nosso querido, simpático, afável e probo José Serra).
    Eis que na minha volta (fiquei isolado do mundo) encontro tudo como dantes.
    Mas, após essa triste constatação, volto à esta catedral cibernética e encontro os prosélitos Conphrades, sempre vigilantes na manutenção da ordem, da tradição, e dos bons costumes.
    Esse fato, aliado ao de que até a Deputada Myrian Rios (PSD-RJ) aprovou, e o Governador Cabral sancionou um projeto que prevê um programa de resgate de valores morais, sociais, éticos e espirituais pode demonstrar que nossa luta está sendo vitoriosa.
    Vejam Conphrades, pode ser que nossas preces não tenham sido em vão. A Deputada, que no passado posou para aquelas horríveis revistas masculinas, agora faz parte do nosso exército brancaleonesco.
    Sim, veio-me uma inspiração nesse momento (obrigado São Serapião): que tal entregarmos uma Comenda à nobre Deputada?
    Fico por aqui, pois estou extasiado diante do reencontro com Vossas Mercês.
    Amplexos nos Conphrades, ósculos (na face, óbvio) das Senhoras e Senhoritas.

  10. Isso é que eu chamo de nobre confrade! O Doutô Roberto era um feroz combatente do bolchevismo e da subversão comunista!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *