Tribuno nega guarida à fêmea insubmissa

302-lutasSenhor@s e senhor@s do aprazível Cafofo Hariovaldiano, “Bunker” dos que ainda resistem à assimilação dos Borgs petralhísticos. Nunca é demais lembrar que, graças a estes miseráveis, os aeroportos estão lotados de gente diferenciada; até parecem as rodoviárias. Já não há mais graça em viajar para “Parri“, como bem exemplifica a nossa ideóloga higienista, Vanuza Alemão:

… Enfrentar 12 horas de avião para chegar a Paris, entrar nas perfumarias que dão 40% de desconto, com vendedoras falando português e onde você só encontra brasileiros – não é melhor ficar por aqui mesmo?”.

Das forças que ainda resistem, podemos relevar o magnificente trabalho da Grande Casa da Justiça. Estes, além de refrearem a sanha de inclusão social (arrrgh!) dos petistas, também têm mostrado ao país estar atentos ao Establishment, não permitindo que as fêmeas insubmissas transformem este país numa democracia de gêneros, o que os petralhas têm tentado, a qualquer custo, além de nos tirar as empregadas do santo dever da mucamagem, permitindo-as até que estudem. Absurdo:  Promulgação da Lei Áurea 2.0; veja também: Cresce o Número de Domésticas em Faculdades

Pois bêim. The Highest Court, notoriamente resistente a estes exageros democráticos, sem qualquer Chauvinismo, acaba de julgar um paralamentar, digo, parlamentar, dos nossos, claro, que, alegadamente, haveria espancado sua consorte (nem tanto), durante 40 (quarenta, isso mesmo) minutos. Os Ministros do Egrégio, nem um pingo simpáticos à tal da Lei comunista, “Maria da Penha”, através do seu mais multidisciplinar componente, que é músico, esotérico, soltador de fogos, bombeiro, lutador de MMA, com argumentação brilhante, desceu por terra a acusação da querelante, arguindo que nem mesmo um lutador de artes marciais suportaria tal castigo, e, ademais, ela, a querelante, só apresentava “pequenos hematomas” nos braços e pernas, o que invalidaria totalmente suas alegações. Após esta argumentação lúcida, ficou assim estabelecido:

  • O Tribunal Maior só tolerará Sessões de Espancamentos de, no máximo, 39 (trinta e nove) minutos. Após transcorrido este tempo, O Torturad., digo, boxeador, corre risco de enquadramento na Lei Maria da Penha, desde que o acusado não se arrole nos Quatro Pês, o que torna esta determinação sem efeito;

  • se restar provado que o pugilista é um dos 4P, hão que se providenciar imagens do acusado levantando a mão, seja qual o motivo. Isto evidencia o domínio de fato.

Depois de mais esta pérola de conhecimento jurídico, por parte do Grande Tribuno da Guitarra, podemos denominar aquela famigerada Lei de “Lei Maria, Dá Pena“, pois as fêmeas metidas a igualitárias não se aventurarão mais a nos desafiar, sob pena de voadora nos peitos e outros golpes baixos.

Como na saudosa Idade Média, o ônus da prova cabe ao acusado, senão não o seria! Simples assim…

Este é mais um presente de natal jurídico que tivemos a graça de receber deste Tribunal Maior que só nos orgulha cada dia mais. Alvíssaras!

Facebook Comments Box
Compartilhar

41 thoughts on “Tribuno nega guarida à fêmea insubmissa

  1. Preclaríssimo Morvan !
    Êste sem dúvida é o melhor Tribunal que os homens bons poderiam compr, digo, merecer. Huma Casa moderna, composta de mentes arrojadas e abertas ao nôvo , ao presente e ao phuturo, conphorme as Ordenações Philipinas. Só phaltou, a Casa de Supplicação, digo, STF4P decretar, à luz o Código de Hamurabi, ser a mulher impedida de acusar, se dephender, dennunciar, phalar ou servir de testemunha perante qualquer Tribunal do Bananal, dada sua phraca, phalsa e tentadora naturêza, estendendo tal ley também aos pobres, petistas, communistas e bolsa-familhistas.
    Aproveitando, cremos que é dever immediato da Mesa de Consciência e Ordens, na phigura de D. Quincas, determinar à invasão da Província do Prata pela Guarda Nacional e sua re-anexação ao território brazileiro como nos saudosos tempos de El-Rey D. João.
    Phuy!

    1. Boa noite.

      Prof. Julio Cesar Fregguesia (11 de dezembro de 2013 at 6:59):

      “…Êste sem dúvida é o melhor Tribunal que os homens bons poderiam compr, digo, merecer. Huma Casa moderna, composta de mentes arrojadas e abertas ao nôvo , ao presente e ao phuturo, conphorme as Ordenações Philipinas. Só phaltou, a Casa de Supplicação…”.

      Com efeito, caro Fregguesia.
      O STF4P só está sendo previdente, enxergando longe, como fizera um destes países avançados, que, recentemente, condenou a suposta estuprada e o seu advogado. O advogado foi enquadrado por perturbar os valores da sociedade fundamentalista. Ela, a acusadora, nem explicar necessita… Se o guitarrista infernal, que considera a Constituição um obstáculo à Lei, não fizesse nada, logo logo teríamos casos como aquele da indiana insubmissa: Índia: mulher queima vivo homem que tentou estuprá-la. Corte-se o mal pela raiz. Está pensando que isso aqui é uma democracia, a acusadora do nobre deputado, por acaso?

      Saudações “Todo Poder tem uma cadeia de mídia, para defender os seus feitos. Nós, não. Nós só dispomos do Controle Remoto. Globo, Mostra o DARF.“.
      Morvan, Usuário Linux #433640. Seja Legal; seja Livre. Use Linux.

  2. Nobres confrades

    Não acredito nesta historia [plantada pela Ptpres] de um parlamentar espancando sua semsorte durante 40 minutos; Todos sabemos que um parlamentar não consegue trabalhar durante tanto tempo seguido sob risco de sofrer um enfarto devido ao exaustivo esforço.

    E que ninguém venha me dizer que não é trabalho, é prazer! Todos nós sabemos que estes sentadores de cadeira e papagaios de tribuna nunca fazem algo tão demorado, elles mandariam um assessor terminar o serviço.

    1. Mandou bem auau dos pampas. Na época da Caifás tudo era mais fácil. Obrigavam a suspeita a ingerir uma mistura de cicuta e outras especiarias, se sobrevivesse, era inocente, mas nunca eram inocentes……

  3. Imaculado guru,
    Embora informados que dentre o STF4P’s há os que comungam, e assim o demonstraram pratica e efetivamente, que a phemea insubmissa tenha que levar palmadas eco-disciplinadoras, quiçá adequá-las para um propósito maior, segundo o livro da TFM (tradicional família mineira) segundo Aécim Prófugos Neves, capítulo 1. Versículo 1.1. Inciso 1.1.1. Alíneas a,b…z com nova redação e comentários jucakifourianus, Leitão e Nerval, o cônscio apostador de resultados eleitorais, estabelecendo candidatos da imprensa à presidência devem participar efetivamente das torcidas organizadas do Cruzeiro, Vasco e Athletico Paranaense que ganham este ano, o disputadíssimo troféu borduna, tacape e cepo do ano, respectivamente.
    O atual sindico do STF4P’s é hours concours e cabe menção honrosa ao Tranquedo Neto pelas notáveis contribuições no trato com as phemeas.

  4. Paternalísticos Confrades

    O parecer da Suprema e Notória Sabedoria Judicial, tem sua
    implacável lógica nos fatos, independente do eventual domínio dos mesmos.
    Nenhum osso quebrado. Nenhum olho furado. Nenhum corpo desaparecido…
    Quem conhece a fundo as regras do MMA, tem embasamento para uma sábia
    decisão, favorável ao bom homem. Essa mulher que se diz vítima não poderia
    andar solta por aí. Essa é a minha equilibrada e modesta opinião.

  5. Essa fêmea aí da foto é a cara da insubmissão, pronta para atacar, pronta para o golpe!

    Já disse um filhote de cruz credo, digo, um nobre das minas gerais que: “macho que é macho tem o dever de bater na mulher todos os dias, ele pode até não saber porque está batendo, mas ela saberá porque apanha”.

    1. Cari$$imo Quatrocentão

      Este tipo de “macho” que descreves não é daqueles, que quando querem assistir a uma corrida de Homem-nu, chegam mais cedo em casa????

  6. Caro Camarada Morvan

    Como será a saudação dos Borgs-petralhisticos ao assimilar o “Bunker” dos homembomquistão?

    Será mais ou menos assim:
    “Nós somos os Borgs-petralhas, a boa vida como voces conhecem deixou de existir. Baixem sua bola e preparense para as eleições. Nós vamos adicionar suas sedes de governo e camaras às nossas. Sua imprensa vai se adaptar para nos servir. A vossa militancia é inútil. “

    1. Boa noite.

      Cachorrinho pulguento (11 de dezembro de 2013 at 10:54):

      ‘… “Nós somos os Borgs-petralhas, a boa vida como voces conhecem deixou de existir. Baixem sua bola e preparense para as eleições. Nós vamos adicionar suas sedes de governo e camaras às nossas. Sua imprensa vai se adaptar para nos servir. A vossa militancia é inútil. “.’.

      O irônico da história é que os verdadeiros Borgs são os da UDN, caro Cachorrinho; seria o nazismo em escala universal. Os Borgs não aceitam as “formas de vida inferiores”. Não há autodeterminação nem contraditório. Eles são a norma. Fascismo nas galáxias.

      Saudações “Todo Poder tem uma cadeia de mídia, para defender os seus feitos. Nós, não. Nós só dispomos do Controle Remoto. Globo, Mostra o DARF.“.
      Morvan, Usuário Linux #433640. Seja Legal; seja Livre. Use Linux.

  7. Irmãos em Serapião….DZIÉN DOBRY!
    Para o deleite de nós, homens de benz, e bons cristãos, que ocupa daquele alti$$ímo tribunal essa figur..digo essa mente brilhante com dois hemisférios do lado direito do cérebro. Sugiro que tal fato seja sugerido ao nosso brother, digo, caneta, digo irmão Ali KAmell, pois se não sair no Jornal Nacional, ninguém sabe, ninguém viu.
    PS.: teria ele consultado o Presidente D.Quincas, aquele que certa vez sofreu um BO, por embolachar sua ex-consorte?

  8. OAB advoga junto ao STF a proibição do financiamento eleitoral pelas empresas privadas.

    Comentarista do Uncle King, preocupado, entende que as empresas não podem ser castradas.

    Ari Prado (11/12/2013 às 8:46):

    Os que advogam a proibição do financiamento de campanhas por parte das empresas partem do princípio de que, por trás dessas doações, está na verdade uma operação de “compra” dos senhores deputados e senadores e que estes passariam a servir aos seus financiadores e não aos seus eleitores.
    .
    Em primeiro lugar só se compra o que está a venda. Se todos os políticos tiverem a hombridade de recusar tais acordos o problema estará resolvido. Em segundo lugar é preciso considerar que as empresas e as pessoas físicas afortunadas não podem ser castradas em sua cidadania e privadas do direito de fazerem o que quiserem do seu dinheiro.
    .
    Ainda bem que a Veja e seus colunistas estão sempre sempre vigilantes para abortar no nascedouro essas propostas deléterias, caso contrário estaríamos correndo o risco de sucumbir ao canto de sereia da PT Press e de seus aliados na mídia tradicional.

    1. Se a búlgara escarlate estivesse realmente interessada no progresso do povo e do paíz, já teria lançado o bolsa deputado. Os menos afortunados -- vamos dizer, a classe média, que consegur ir a Miami, não chega aos EUA -- teriam um cartão, de um banco privado, é claro, para poder comprar seus próprios deputados e senadores, talvez até alguns juízes. Fica a ideia, para o nosso candidato (com quem estamos agora?)

    1. Boa noite.

      Vivi (11 de dezembro de 2013 at 16:29):

      “…
      Primeira: não foram 40 minutos
      Segunda: alguns hematomas não contam
      Enésima: alguma coisa ela fez, né?

      …”.

      Fico preocupado é se o “alguma coisa ela fez” não se deu pelo que ele, o pugilista, não fez. Depois, fica recebendo sinal de FM nas antenas e passa a ser violento.

      Saudações “Todo Poder tem uma cadeia de mídia, para defender os seus feitos. Nós, não. Nós só dispomos do Controle Remoto. Globo, Mostra o DARF.“.
      Morvan, Usuário Linux #433640. Seja Legal; seja Livre. Use Linux.

  9. Profi,

    O problema de toda essa igualdade é que as fêmeas insubmissas tupiniquins não sabem resolver uma situação simples do cotidiano: “Ele broxou, e agora?” Nesse caso minha amiga não aceite mais um tucano no seu ninho.

  10. Ora patacas!

    Desde quando aplicar um correctivo na própria fêmmea deixou de ser actitude salutar e recommendável? Minha mui phermousa e saudosa espousa, que Serapião a tenha em bom repouso, Dona Conchetta Cornélia, jammaes reclamou após uma sova correctiva, pois bem sabia ser para seu próprio bem.

    Apenas tolerar as bazófias e reinações típicas da mentalidade feminina sem disciplinar-las adequadammente não é actitude de varão!

    Pholgo gozo pela arguta sentença propherida!

    Delenda dilma
    Eng. A.P.

  11. Preclaro amigo Morvan

    Essa e outras formas de agres…ops correção acontece o tempo todo, e claro que a culpa é sempre da mulher, só quem discorda dessa afirmação são essas fêmeas insubmissas comunista , que ficam o tempo todo pleiteando igualdade de direitos com seres tão superiores a elas.

    http://www.youtube.com/watch?v=jOG7gUeHJBU

    Nada mais sexy que um homem feminista , ops quero dizer machista

    1. Boa noite.

      Rose (11 de dezembro de 2013 at 23:15):

      — “… Essa e outras formas de agres… ops correção acontece o tempo todo, e claro que a culpa é sempre da mulher, só quem discorda dessa afirmação são essas fêmeas insubmissas comunista , que ficam o tempo todo pleiteando igualdade de direitos com seres tão superiores a elas.”.

      Belíssmo vídeo, caríssima Rose. Já o baixei. Obrigado. Martin Luther King tinha um sonho, sonho este que todos nós passamos a entressonhar e estender a sua abrangência, o seu escopo. Hoje eu sonho com o dia em que eu não precise de desculpas para respeitar meu próximo. Eu o respeito apenas por ser meu semelhante e ser irrepetível; único. E não precise da religião para me controlar e nem me descontrolar. Amar porque é imperativamente humano amar o seu próximo.

      Saudações “Todo Poder tem uma cadeia de mídia, para defender os seus feitos. Nós, não. Nós só dispomos do Controle Remoto. Globo, Mostra o DARF.“.
      Morvan, Usuário Linux #433640. Seja Legal; seja Livre. Use Linux.

      1. “Martin Luther King tinha um sonho, sonho este que todos nós passamos a entressonhar e estender a sua abrangência, o seu escopo. Hoje eu sonho com o dia em que eu não precise de desculpas para respeitar meu próximo. Eu o respeito apenas por ser meu semelhante e ser irrepetível; único. E não precise da religião para me controlar e nem me descontrolar. Amar porque é imperativamente humano amar o seu próximo.

        Lindooo ! agradeço por mensagem tão bela , vou compartilhar lá no meu face.

        1. Boa noite.

          Rose (12 de dezembro de 2013 at 13:10):

          — “Lindooo ! agradeço por mensagem tão bela , vou compartilhar lá no meu face.”.

          Pode compartilhar, sim. Fico muito honrado. Sou eu quem agradece, pela sua gentileza.
          Desculpe só estar respondendo agora, caríssima Rose, pois persiste o problema de Posts enviados via FireWall, e no meu trabalho temos um, com regras bastante restritivas.

          Saudações “Todo Poder tem uma cadeia de mídia, para defender os seus feitos. Nós, não. Nós só dispomos do Controle Remoto. Globo, Mostra o DARF.“.
          Morvan, Usuário Linux #433640. Seja Legal; seja Livre. Use Linux.

    2. Rose
      Vi o vídeo e fiquei morrendo de pena das vítimas(os pobres homens induzidos ao estupro!) Educativo.!!
      Quanto ao facto em questã, o pobre parlamentar supostamente bateu na sua(dele) esposa!
      ORA! Queriam que ele espancasse quem? A mulher de outrem? Não pode! Um homem não deve bater numa mulher que não seja a SUA! Se é de propriedade do home ele a USA como melhor desejar! Este é o correto procedimento.
      Ademais o Pulguento canino ja elucidou o facto.
      Fuchs matou no peito e rolou redonda para o plenário!

  12. Mestre Morvan,
    A calhar o assunto de vosso post, haja vista a justa manifestação do homembomquistão Duartinho de Ribeirão, que perdeu o rumo há tempos, depois de levar várias surras de Pallocci quando concorreu prá prefeito naquela cidade. Ele censurou a Manoela (coisinha fofa) por defender Cardoso na comissão, dizendo que ela namorou o ministro. Isso que é chouvinismo, errr, argumento sólido!
    E o livro de Tuminha, amigo de muambeiro hein? Não mereceu capa de Veja e não repercurtiu na boa imprensa por que? Afinal são denúncias requentadas, errr. quentes, tais como a comprovada fábrica de dossiês petralhas, assassinato de Celso Daniel, etc.

    1. Boa noite.

      Padre Quevedo (12 de dezembro de 2013 at 9:34):

      “… Ele censurou a Manoela (coisinha fofa) por defender Cardoso na comissão, dizendo que ela namorou o ministro. Isso que é chouvinismo, errr, argumento sólido!…”.
      Três singelas observações, DD. Pe. Quevedo:

      ♦ Manoela (coisinha fofa); fofa e articulada. A bela não deixou uma réstia da argumentação (por assim dizer) do palrador;
      ♦ argumento sólido!; mais sólidos do que os argumentos ridículos do beócio, somente o que ele excreta, na bacia sanitária. — “♩ ♫ dinc!“; e
      ♦ pelo que diz o Tuminha, a sua vida de conspiração começou na adolescência, vendo o “Barba” (criatividade zero! O Barba deveria ser o codinome do Brabosão).

      Saudações “Todo Poder tem uma cadeia de mídia, para defender os seus feitos. Nós, não. Nós só dispomos do Controle Remoto. Globo, Mostra o DARF.“.
      Morvan, Usuário Linux #433640. Seja Legal; seja Livre. Use Linux.

  13. Bom dia.

    Querid@s contumazes do Cafofo Hariováldico:

    Para fins de pura desambiguação, devo avisar que a bela moçoila da primeira foto, apesar de também apreciar o pugilismo, não é a minha consorte, Geniscleuda.
    Aliás, “Geniscla” é muito reclusa. Jamais apareceria em primeiro plano. E também não usa luvas para treinar; usa socos ingleses.

    Saudações “Todo Poder tem uma cadeia de mídia, para defender os seus feitos. Nós, não. Nós só dispomos do Controle Remoto. Globo, Mostra o DARF.“.
    Morvan, Usuário Linux #433640. Seja Legal; seja Livre. Use Linux.

  14. Caro Morvan, professor D’Almeida Prado, demaes confrades da liga da moralidade e dos bons costumes,

    São poucos os casos, hoje em dia, em que injustiças gritantes são reparadas. A prisão dos 3 únicos corruptos do país e a libertação deste homem bom fazem jus ao conceito que esta casa da Justiça, a verdadeira casa grande da justiça, tem entre nós. É a diferença que existe entre o mérito jurídico e a politicagem rasteira.

    Hora, a suposta agressão não resultou mais do que pequenas escoriações, que podem ter sido auto-infligidas. Afinal o suposto agressor é um homem de benz e tem o direito de fazer tudo para defender sua honra, alguma ela fez! No mínimo jogou no lixo a união estável e, peor, deu publicidade a indevassável intimidade do casal abençoada pelo manto sagrado do matrimónio. Se Deos não deu o direito ao homem de separar o que ELE uniu porque esta tal Maria se acha neste direito! Hora vá catar feijões!!

    Provada a injustiça contra o cavalheiro resta a este exigir as reparações financeiras à suposta vítima. Mal posso esperar para este magistrado estrelar a presidência do essetêéfe, o showbiz vai mudar de patamar!!!

  15. senhor Morvan
    a constituição é aquilo que o supremo de phrango diz que ela é.
    o resto é chororô de petralha mensalero.
    o supremo de phrango tem mais o que fazer do que se meter em querelas de casal.
    comprar ap em miami por exemplo.
    quem não precisa fazer nada é ÇERRA45.
    já está eleito!

    1. Caro Emerson

      O PÓpilo de FHC ,aébrio never disse que vai falar muito sobre ética no seu programa eleitoral, como não poderia deixar de ser, já que o candidato é um expert em assuntos etílicos .

      1. Boa noite.

        Rose (12 de dezembro de 2013 at 13:07):

        “… O PÓpilo de FHC ,aébrio never disse que vai falar muito sobre ética no seu programa eleitoral, como não poderia deixar de ser, já que o candidato é um expert em assuntos etílicos .”.

        Rosíssima, o Écim é especialista em ética e adora poesia. Pessoa extremamente “PóÉtica“.

        Saudações “Todo Poder tem uma cadeia de mídia, para defender os seus feitos. Nós, não. Nós só dispomos do Controle Remoto. Globo, Mostra o DARF.“.
        Morvan, Usuário Linux #433640. Seja Legal; seja Livre. Use Linux.

    2. Boa noite.

      emerson57 (12 de dezembro de 2013 at 12:20):

      “… a constituição é aquilo que o supremo de phrango diz que ela é.
      o resto é chororô de petralha mensalero.
      …”.

      Isso mesmo. E não se esqueça de que Aécim já ventilou (sem trocadilhos, por favor), já aventou (idem) o desejo de uma chapa pura para a Presidência; ele e o Aloísio de Hollywood;
      Concordo com menino Aécim; tem muita gente fazendo misturas estranhas e prejudiciais aos interesses partidários:
      ♦ pó de giz;
      ♦ porcelana;
      ♦ bicarbonato de sódio, etc. Assim, não tem carreira política que dê conta… tem que ser chapa pura.

      Saudações “Todo Poder tem uma cadeia de mídia, para defender os seus feitos. Nós, não. Nós só dispomos do Controle Remoto. Globo, Mostra o DARF.“.
      Morvan, Usuário Linux #433640. Seja Legal; seja Livre. Use Linux.

  16. Caros Comunistas, digo, homens bons,
    Estou estupefato. Vinha eu caminhando pelos esplêndidos jardins verdes a perder de vista de minha fazenda, em minha Ferrari de 1 milhão de euros, enquanto observo a lista de convidados pela búlgara terrorista para os funerais do comunista e terrorista vermelho Madiba. Lamentável. Um acinte aos bons homens do planeta! Pasmem, a capeta de saias não convidou a maior revelação de homem bom desse país JBrabosa, do STFPs. Com todo direito, falam as boas línguas, que o atual maior ícone da direita ficou decepcionado. Se até o príncipe de higienópolis foi porque eu não, teria dito ele ao lado do telefone, que não tocou. A búlgara petralheira mostrou por que deve ser açoitada do poder. Uma vez comunista sempre terrorista.Viva os homens, morte ao zé povinho!

  17. Urgente!!!!!!!!! É preciso que o Sr. escreve algo sobre isso, ou do contrário…. já sabemos no que vai dar!

    Douglas Quina
    Mogi Guaçu -- SP
    12/12/2013

    Numa eleição histórica encerrada anteontem, a comunidade do Colégio Estadual Presidente Emílio Garrastazu Médici, de Salvador, decidiu que a instituição deve ser rebatizada como Colégio Estadual Carlos Marighella.

    Os eleitores, na maioria alunos, deram 406 votos (69%) a Marighella e 128 ao geógrafo Milton Santos. Os nulos foram 25, e os brancos, 27. O resultado será encaminhado à Secretaria da Educação da Bahia, para que o Estado promova uma “reinauguração”, palavra empregada pela diretora do estabelecimento, Aldair Almeida Dantas, em conversa com o blog.

    O colégio foi inaugurado em 1972, quando o general gaúcho Médici (1905-85) ocupava a Presidência da República, sem ter recebido um só voto popular. Seu governo (1969-74) marcou o período de maior repressão e falta de liberdades na ditadura imposta em 64.

    Do golpe que derrubou o presidente constitucional João Goulart até 1985, nos 21 anos em que ditadores ocuparam o Palácio do Planalto, ao menos 400 oposicionistas foram mortos por agentes públicos. Boa parte havia sido presa com vida, estava sob custódia do Estado e foi torturada até a morte. Mais de 130 cidadãos tiveram os corpos desaparecidos para sempre, sem que as famílias pudessem lhes oferecer um enterro digno. Nem mesmo a legislação da ditadura autorizava tortura e execução de seres humanos.

    O guerrilheiro baiano Carlos Marighella (1911-69) foi declarado pela ditadura, em novembro de 1968, “inimigo público número 1”. Militante comunista na maior parte da vida, ele se incorporou em 67 à luta armada contra o regime. Fundou a maior organização guerrilheira de combate à ditadura, a Ação Libertadora Nacional, ALN.

    Foi assassinado em 1969, no governo Médici, por ao menos 29 membros da polícia política armados até os dentes. Desarmado, Marighella não portava nem um canivete. Em decisões de 1996 e 2011, a União reconheceu que o “inimigo” poderia ter sido preso vivo, assumiu a responsabilidade por seu homicídio e pediu perdão à sua família.

    O outro candidato da eleição, o geógrafo baiano Milton Santos (1926-2001), foi um dos pensadores brasileiros mais brilhantes do século XX. Perseguido pela ditadura, foi obrigado a passar mais de uma década no exílio, inclusive durante a administração do general Médici.

    Milton Santos e Carlos Marighella eram afrodescendentes. Médici era branco.

    O pleito foi coordenado pelo colegiado da escola, composto por professores, funcionários, estudantes e pais de alunos _segmentos que tiveram direito a voto. Ninguém propôs manter na cédula o nome atual _insatisfeitos com as opções votaram branco e nulo. O colégio Médici é de ensino médio e profissionalizante.

    Continuam a existir no Brasil centenas ou milhares de sítios públicos batizados em homenagem a próceres e símbolos da ditadura. Seria como eternizar na Alemanha reverências do tempo do nazismo ou, na Argentina, da ditadura 1976-83. Mas não existe escola berlinense Adolf Hitler ou praça portenha Jorge Rafael Videla, o ditador que principiou o ciclo genocida. Tiranos e açougueiros do passado não devem servir de exemplo aos jovens.

    É esse o caminho apontado no colégio Médici, futuro colégio Marighella.

    Como assinalou a diretora Aldair, na origem da escolha pela mudança de nome esteve uma exposição dos alunos, derivada de “um trabalho espetacular da professora Maria Carmen”. Chamaram-na “A vida em preto e branco: Carlos Marighella e a ditadura militar”.

    Um vídeo com a socióloga e professora Carmen apresentando a exposição pode ser assistido clicando aqui.

    Testemunho pessoal

    Sou autor da biografia “Marighella – O guerrilheiro que incendiou o mundo” (Companhia das Letras). Um exemplar aparece no vídeo, entre os objetos expostos no _ainda_ colégio Médici. A professora Carmem disse, comovendo-me: “Seu livro foi uma base e uma inspiração para esse trabalho”.

    Como sabe quem leu a biografia, não produzi nem uma hagiografia, promovendo os feitos do protagonista, nem um libelo contra ele. Escrevi uma reportagem, contando o que Marighella fez, disse e, na medida do possível, pensou. Não o julgo ou trato como herói ou bandido _empenho-me em fornecer informações para cada leitor formar seu próprio juízo.

    Mas, como dizia João Saldanha, grande amigo de Marighella, eu não sou filho de chocadeira _tenho opinião. A ditadura foi um mal, e seus crimes devem ser narrados, bem como os criminosos, punidos. A história não deve apagar personagens, como a ditadura e suas viúvas tentaram fazer com Marighella, ou como os artistas de Stálin faziam eliminando das fotografias as pessoas caídas em desgraça.

    A professora Carmem e seus alunos orgulham o Brasil. Assim como é legítimo haver escolas com o nome de Carlos Lacerda (1914-77), líder de direita de gigantesco talento, é legítimo reverenciar um dirigente de esquerda como Carlos Marighella.

    Ilegítimo é bajular em prédio público a memória de ditador, perenizando o elogio das trevas.

    Tomara que o governo Jacques Wagner não barre a decisão democrática e soberana da comunidade que decidiu pela civilização, contra a barbárie.

  18. Não vou entrar no mérito dessa questão conjugal, pois aprendi desde cedo que em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher. Por causa dessa cultura, temos um grande número de mulheres que sofrem corretivos de seus senhores, mas não ficam quietas e saem alardeando o que acontece entre 4 paredes.
    O motivo de meu comentário é um ALERTA! João Paulo Cunha, aquele deputado petista, teve a ousadia de lançar uma revista (!!) onde contesta, item por item, asacusações de nosso amado, idolatrado, salve, salve, joaquim barbosa, o ótimo. Então, procurem não ler esse verdadeiro manual de abuso. E, agora, preciso ir, pois meu amo e senhor está chegando e a janta deve estar posta, na temperatura ideal e ainda preciso preciso passar um pó pra disfarçar o olho roxo de ontem (ele detesta essa cor!).

  19. Lembro aqui uma frase tocante de nosso emérito político, Netinho de Paula

    “O partido me ensinou que não se deve bater em mulheres”.

    Veja que trabalho bonito trabalho do partido: O que nem a constituição (com sua definição de CRIME) conseguiu traduzir a este laborioso político, o partido “ensinou”.

    Lavam-me os olhos lágrimas afetuosas, quando penso que ele, um homem alto e forte, ainda no inicio de sua juventude, aos 40 anos, já aprende tão nobre lição.

  20. Ainda uma peça em respeito à mulher de verdade:

    Origem: pagina do fb Mulheres e homens unidos a favor da familia (a entrada é gratis mas sugiro um engov antes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *