Grande analogista brasileiro disseca ex-presidente parvo e apedeuta

Gullart

Reproduzo aqui a genial análise publicada no diário dos homens bons do  jovem poeta brasileiro, que além de mestre das letras, também é um grande pensador e brilhante analogista do cenário político nacional. Apesar de ser simpática ao ex-usurpador do Planalto em alguns trechos, não deixa de ser pertinente à realidade no contexto geral, o que demonstra que esse rapaz tem futuro.

FERREIRA GULLAR

Quando dois e dois são quatro

O tempo se encarregará de pôr as coisas no lugar. O presidente Médici também obteve 82% de aprovação

TALVEZ SEJA esta a última vez que escreva sobre o cidadão Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente do Brasil. Com alívio o vi terminar o seu mandato, pois não terei mais que aturá-lo a esbravejar, dia e noite, na televisão, nem que ouvir coisas como esta: “Ele é tão inteligente que fala todas as línguas sem ter aprendido nenhuma”. Pois é, pena que não fale tão bem português quanto fala russo.

É verdade que tivemos, ainda, que aturá-lo nos três últimos dias do mandato, quando “inaugurou” obras inexistentes e fez tudo para ofuscar a presidente que chegava.

Depois de passar a faixa, foi para um comício em São Bernardo, onde, até as 23h, continuava berrando no palanque, do qual nunca saíra desde 2002.

Aproveitou as últimas chances para exibir toda a sua pobreza intelectual, dizendo-se feliz por deixar o governo no momento em que os Estados Unidos, a Europa e o Japão estão em crise.

Alguém precisa alertá-lo para o fato de que a crise, naqueles países, atinge, sobretudo, os trabalhadores. Destituído de senso crítico, atribui a si mesmo (“um torneiro mecânico”) o mérito de ter evitado que a crise atingisse o Brasil. Sabe que é mentira mas o diz porque confia no que a maioria da população, desinformada, acreditará.

Isso dá para entender, mas e aqueles que, sem viverem do Bolsa Família nem do empréstimo consignado, veem nele um estadista exemplar, que mudou o Brasil? É incontestável que, durante o seu governo, a economia se expandiu e muita gente pobre melhorou de vida. Mas foi apenas porque ele o quis, ou também porque as condições econômicas o permitiram?

Vamos aos fatos: até a criação do Plano Real, a economia brasileira sofria de inflação crônica, que consumia os salários. Qual foi a atitude de Lula ante o Plano Real? Combateu-o ferozmente, afirmando que se tratava de uma medida eleitoreira para durar três meses.

À outra medida, que veio consolidar o equilíbrio de nossa economia, a Lei de Responsabilidade Fiscal, Lula e seu partido se opuseram radicalmente, a ponto de entrarem com uma ação no Supremo para revogá-la. Do mesmo modo, Lula se opôs à política de juros do Banco Central e ao superávit primário, providências que complementaram o combate à inflação e garantiram o equilíbrio econômico. Essas medidas, sim, mudaram o Brasil, preservando o valor do salário e conquistando a confiança internacional.

Lembro-me do tempo em que o preço do pão e do leite subia de três em três dias. Quem tinha grana, aplicava-a no overnight e enriquecia; quem vivia de salário comia menos a cada semana.

Se dependesse de Lula e seu partido, nenhuma daquelas medidas teria sido aplicada, e o Brasil -que ele viria a presidir- seria o da inflação galopante e do desequilíbrio financeiro. Teria, então, achado fácil governar?

Após três tentativas frustradas de eleger-se presidente, abandonou o discurso radical e virou Lulinha paz e amor. Ao deixar o governo, com mais de 80% de aprovação, afirmou que “é fácil governar o Brasil, basta fazer o óbvio”. Claro, quem encontra a comida pronta e a mesa posta, é só sentar-se e comer o almoço que os outros prepararam.

A verdade é que Lula não introduziu nenhuma reforma na estrutura econômica e social do país, mas teve o bom senso de dar prosseguimento ao que os governos anteriores implantaram. A melhoria da sociedade é um processo longo, nenhum governo faz tudo. Inteligente, mas avesso aos estudos, valeu-se de sua sagacidade, já que é impossível conhecer a fundo os problemas de um país sem ler um livro; quem os conhece apenas por ouvir dizer não pode governar.

Por isso acho que quem governou foi sua equipe técnica, não ele, que raramente parava em Brasília.

Atuou como líder político, não como governante, e, se Dilma fizer certas mudanças, pouco lhe importará, pois nem sabe ao certo do que se trata. Para fugir a perguntas embaraçosas, jamais deu uma entrevista coletiva. Afinal, ninguém, honestamente, acredita que com programas assistencialistas e aumento do salário mínimo se muda o Brasil.

O tempo se encarregará de pôr as coisas em seu devido lugar. O presidente Emílio Garrastazu Médici também obteve, em 1974, 82% de aprovação.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1601201118.htm

Facebook Comments Box
Compartilhar

139 thoughts on “Grande analogista brasileiro disseca ex-presidente parvo e apedeuta

  1. Prezado professor
    Esse homem deveria ser condecorado e elevado à condição de ministro eterno da cultura, diretor vitalício da Funarte e presidente secular da Academia Brasileira de Letras. Ferreira José de Ribamar é de uma lucidez espetaculosa, um homem culto e probo, um varão, um verdadeiro condestável, quiçá um Grão Vizir. Porque ó Brasil ignorais este ser?

    1. Por falar em Ilustres e Imortais…
      Uma dúvida me atormenta desde o raiar deste novo ano…

      Alguém aí sabe quem era aquela mulher gorda e meio desengonçada, com andar de pingüim, cabelo esquisito e faixa verde-amarela, que ficou o tempo todo tentando chamar a atenção da imprensa na posse da Marcela Temer?

      1. Fabrício de pijamas: As sempre sagradas fumaças das folhas de chuchu desidratadass (ainda que e um tiquinho tomada por fungos), respondem: aquela é Tia Quiquinha, que com suas experiências de alquimista, transforma ovos normais em ovos de ouro, além de inventar “elixir de levitar”. Nas horas vagas (aquele dia, por exemplo) ganha uns troco como bodyguard. Conselho para Fabricios com soninho: schlafen gehen.

  2. Magnifico Professor Hariovaldo,
    Felizmente nosso ilustre articulista fez uma revisão dos seus (dele) conceitos. Não sei se o sr. sabe ( é claro que sabe ) mas esse ex- comunista é o responsavel pela letra na nossa lingua nativa da Internacional Socialista, aquele hino comunista que visa entorpecer a mente dos incautos atraves da musica. Alvissaras, São Serapião seja louvado. Amem

    1. Todo homem tem o direito ao arrependimento e ao perdão pelos erros cometidos. O fato dele ter se convertido à causa dos homens bons só o engrandece mais ainda.

      1. Apupos mil a vossa misericórdia para com essa pobre alma arrependida, ó magister.

        Apesar de crer eu que uma alma manchada pela devassidão bolchevique nunca chegará à plena luz na qual caminham os homens bons, com certeza este mancebo, se continuar a trilhar este caminho do bem, estará livre do fogo do inferno.

        Que Serapião, Bálaguer e Inácio (o de Loyola, não o Luís) o conduzam na fé.

  3. azul
    era o gato
    azul
    era o galo
    azul
    o cavalo
    azul
    o cu
    do Zé Ribamar
    que prefere ser chamado
    de Ferreira Gullar

    Impressionante como o FG é capaz de falar merda, desde a época em que era de esquerda (e o Nelson Rodrigues o sacaneava, por tão parvo), até agora, quando resolveu ser “O Reacionário”. NR, se vivo fosse, permaneceria com mais motivos ainda para sacanear o Ferreira.

    Não bastasse ser feio pra caralho, o sujeito deu para falar merda com mais empáfia. Nem poesia de qualidade ele consegue fazer, como no passado.

    1. Caro senhor,

      percebo que vosso comentário está eivado de inveja e maldade. Saiba que vossos impropérios e pilhérias jamais denigrirão a imagem e a honra desse grande homem bom que é nosso poeta maior, Ferreira Gullar. Arrependei-vos.

      1. Recreativo Hopi Hari,

        Vossa insolência é uma reaça de quatro costados, mas pelo menos tem boa catadura. Vai dizer que você acha o Gullar bonitinho?

        E cá entre nós, essa gente é obcecada pelo Lula, né? O homem, ex-presidente, continua sendo alvo de virulenta artilharia.

        Como ensina a sabedoria popular, não se chuta cachorro morto. E Lula continua assombrando os piores pesadelos dessa corja mais que infame.

        Não perdem por esperar!

    2. Indignado Baggo,

      Como ousas ir contra o Mestre Hari? Não vê que o jovem poeta apenas disse o que ele e todos nós que formamos os 4% mais cultos da sociedade já sabíamos há tempos?

      Ajudai-nos a propogar tais ideias, oh Baggo, e defenestrar a história ilusória desse líder tupininquim de araque como fez o jovem poeta!!

    3. Notório comunista puxa-saco do apedeuta mor.
      Vejo que o senhor é mais um desses analfabetos funcionais que chegaram a este tabernáculo cibernético montado num pau-de-arara lan house. Por acaso não notaste as grandes verdades ditas pelo poeta dos homens bons , seu vasto conhecimento em economia e outros assuntos de suma importância corroboram para que esta analise seja acurada.
      O tempo dirá que este senhor tem razão. Alvissaras!

  4. Ilustrissimo e letrad issimoProfessor Hariovaldo
    Com que alegria recebo, todos os domingos, os maravilhosos e divinamente inspirados textos desse poeta maranhense. O de hoje levou meu ser aos pincaros. Que lucidez, que entendimento, que capacidade inigualavel de narrar, com arte e clareza, o que de fato foi o governo, ou melhor, desgoverno, daquele que, por oito longuissimos e quase interminaveis anos, fez a nos, bons homens desse pais, experimentar sentimentos de repulsa e vergonha perante as classes mais evoluidas e capacitadas de todo o mundo. Passo a defender, a partir de tao profunda capacidade de expressar os sentimentos dos homens bons desse pais, que esse poeta maranhense, desconhecido injustamente no restante do mundo, tenha sua genialidade reconhecida com a indicacao para o premio Nobel de Literatura. Alvisseras. Agora vai …..

  5. Parnasiano Mestre,

    Emocionado rabisco estas mal traçadas linhas. Estou a tremer, pernas a bambear.( mas sou macho, po!) Conheço o passado tenebroso do mancebo Fernandinho Gullar. É o milagre do tempo, é o poder da fé.

    1. Desculpe-me por interromper o blá blá blá…. Mas se isto é o poder da fé e nos é ensinado que a fé move montanhas… Que tal uma montanha caia na cabeça deste fernandinho! Olha de fernandinho o povo ta cheio, dois já não foram suficientes? Porque aparece um terceiro????

    2. É nada!
      Não é milagre, é só analogia. Como não tem a tanga do fernandinho ga-beira-mar, aproveita sua “fortuna crítica” (que vai acabar usando o “avesso aos estudos” como marco divisório acadêmico: FG antes e depois de Lula).
      O professor Hariovaldo, ao escolher essa crônica, certamente deixou-se levar pela crítica literária (rebordosa da convivência diuturna com ilustres), e não considerou o poder do analogista que declarou que “virou poeta para dar voz àqueles que não a têm”.

  6. Algumas considerações: em primeiro lugar é impressinante a beleza dos homens e mulheres que dedicam à resistência ao governo lulo-dilmista-comuno-apedeuta. Creio que Adonis, ao nascimento já pergunta: quereis ser conivente com os comuna ou ser belo, como Dom Chirico, Dom Chuchu, Tia Rei, Kassaboff, entre outros ? Em segundo lugar, não posso deixar de mencionar a importância para a literatura nacional deste ilustre senhor, que se destaca de forma assombrosa, acima de tão pobre acervo modernista desta pátria ingrata. Com certeza obteve mais de 82% de aprovação na preferência de todos os estudantes.
    Em relação ao conteúdo de sua sábia explicação, que o faz de forma didática, nos resta a plerpexidade de constatarmos o óbvio : Lula não passou de uma “rainha da Inglaterra” e o Brasil não necessita de um poder Executivo permanente. Basta a cada 50 anos elegermos alguém como FHC para dar as diretrizes econômicas, por alguns meses e economizarmos todo o gasto supérfluo que é o processo eleitoral, o pagamento de Assembléia e manutenção de um presidente permanente e suas viagens. Tudo muito simples e funcional . Pensando melhor nem precisamos do legislativo e do judiciário, tercerizemos todo este staff e deixemos à cargo da isenta imprensa nacional . Amém.

  7. Observador e detalhoso Profi Hari
    O senhor também percebeu elogios ao Lulinha nesta frase do Gullar:
    ¨Por isso acho que quem governou foi sua equipe técnica, não ele, que raramente parava em Brasília.¨

    Gostaria de emendar esse trecho incompleto do ex-poeta a uma outra frase:

    ¨Sendo humanamente impossivel uma só pessoa estar a conduzir tudo, então o maior mérito de um Presidente é saber escolher entre tantos, os mais capazes.¨ ( Frase D´Alguém )
    É aquilo que alguns psicologos sempre defendem: A adolescencia pode terminar aos 18 anos, ao 36 anos, aos 72anos em alguns casos nunca terminam.

  8. Culturalíssimo Mestre Hariovaldo:
    Que bonitinho é esse homem bom. Já imaginou se ele morre, quanta falta faria, oremos pois pela vida desse senhor que se libertou das garras do comunismo e agora pontua lado a lado com o Bob Freire e o Bob Jeferson além de ombrear intelectalmente com o grande Indio da Costa.
    Eu já tentei ler as coisas que ele escreve mas a minha erudição só chega até Fernando Pessoa e ao Oitavo Poema, quando passa daí eu não entendo. Quem sabe numa próxima encarnação eu, que assisti ao André Luis, consiga atingir a fulgorância erudita do tal de ribamar gular. É ruin hein; esse cara sabe tudo de quem nunca lhe pagou um cafézinho e não sabe de nada de quem lhe paga um sanduiche de mortadela que é o único alimento do dia, ou ele é magro porque tem comida em casa? Tou cheio desses intectualoides penduretas que só visam uma meia-de-leite. Nem roubar sabem, mas aprederam a juntar letras e como não gostam de trabalhar, viram poetas.
    Vou votar nele para o prémio Nobel de Economia, para ele explicar como vive até hoje sem fazer nada. E mais não digo porque esse senhor quando nasceu a Mãe de Santo que fez de parteira confundiu-se e deu o tapinha na cara dele.

      1. Caro Irmão 176-167: Digo irmão porque também não tenho sorte com a desonestidade.
        Obrigado pelo adendo, que será útil quando alguém escrever a autobiogrfia desse ribamar daí
        Saudações metralhísticas.

    1. Permita-me, lembrar-lhe do ‘POEMA PIAL’, uma obra capital do genial portuga.

      POEMA PIAL

      Toda a gente que tem as mãos frias
      Deve metê-las dentro das pias.
      Pia número UM
      Para quem mexe as orelhas em jejum.

      Pia número DOIS,
      Para quem bebe bifes de bois.

      Pia número TRÊS,
      Para quem espirra só meia vez.

      Pia número QUATRO,
      Para quem manda as ventas ao teatro.

      Pia número CINCO,
      Para quem come a chave do trinco.

      Pia número SEIS,
      Para quem se penteia com bolos-reis

      Pia número SETE,
      Para quem canta até que o telhado se derrete.

      Pia número OITO,
      Para quem parte nozes quando é afoito.

      Pia número NOVE,
      Para quem se parece com uma couve.

      Pia número DEZ,
      Para quem cola selos nas unhas dos pés.

      E, como as mãos já não estão frias,
      Tampa nas pias!

      Fernando Pessoa

      1. Senhor tolo, ou lá o que seja:
        Esse poema ou trote foi redigido com o intuito de ofender a Santa Madre Igreja C. A. R.. Portanto não deve ser apresentado aqui neste sítio porque sabemos que o nosso Supremo Mestre se confessa todos os dias em Guarulhos. O nosso Santo Bispo também avalia este site, então não devemos colocar aqui obras mefistofélicas, porque se o Santo Bergonzini colocar isto no Index Proibitorum o nosso Professor perde 98% dos companheiros. Só ficam o cachorro e o Che que também é um cachorro motoqueiro do além, além da fuxiqueira.

  9. Um detalhe parece ter passado desapercebido do Professor e dos nobres colegas;
    mas que belo varão. um verdadeiro Apolo. Certamente a virtude e a sabedoria que ele cultivou ao longo da vida se materializaram neste rosto equilibrado e belo. E o seu porte atlético certamente lhe garantirá um brilhante futuro como galã das novelas brasileiras. Certamente as mulheres brasileiras nunca mais votarão em comunista vermelhinho ao saberem que o seu principal sex-symbol os repudia como a vermes.
    obrigado,Professor, por este texto luminoso e bom.

  10. Aritmético Mestre,

    satisfiz-me com o título: “Quando dois e dois são quatro”.
    Que precisão! Que poder de síntese!

    Só os grandes gênios, os baluartes analgistas conseguem dizer tudo com tão poucas palavras. E dizer bem, com perfeição.

    Deleitou-me o título. Nem precisei percorrer o texto, temeroso de ver esvair-se o poder da síntese nele contida.

    Alvíssaras, mil vezes alvíssaras!

  11. Ué, mas o governo Lula foi tão bom . . .
    E, perdoem-me, é dificil confiar em alguém com cara de “troll”.

    Acho que tem um “que” de inveja . . .

    Mais uma das cassandras botocudas e arrependidas, desconfio dele.

  12. Tietosíssimo Prof.Hariovaldo
    Quem não se renderá a beleza desta culta e definitiva análise da gestão apedeuta, tão gravosa à Pátria e
    aos homens bons, elaborada pelo magnífico e esfingético irmão Ferradura Goullar? QUEM? QUEM? Quem?!!!!
    Finalmente acordamos perplexos, apavorados e deprimidos deste pesadêlo que parecia não ter fim. Foram oito
    anos de sub vida nas regiões umbralinas e infernais que contituiu este desgoverno trevoso,onde não havia
    nenhuma esperança de dias melhores. Ferradura, onde estavas todo este tempo que não nos socorrestes com
    vossa lucidez, nos privando de toda a vossa generosidade intectual? ONDE? ONDE? e ONDE?!!!
    Aquí Geralda! Depois de Médice e Cardaloso o País não mais nessecitou de governo. Esta que é a Verdade!
    Eu desafio qualquer comunista que por acaso vier a ler estas linhas,que indique uma única medida útil
    que aquele apreciador de cachaça com cambuci tomou. Tomou sim, más muita cachaça com cambuci…lá no
    buteco do frango com polenta em São Bernardo, onde o PT foi fundado.

  13. Caríssimos Professor Hari e amigos cibernéticos, cá estava a pensar, na minha pequena propriedade em Jurerê Internacional, o que fazer, pois são Pedro hoje deu o ar de sua graça. Quando recebi esse magnífico e-mail, estou aos prantos. Nem os arautos do “jornalismo” piguiano conseguiram descrever com tanta clareza esse período nefasto a ser apagado da nossa história, ou melhor, como alguém já disse, a história do BraZil deveria ser recontada AL (antes do nefasto) e DL (depois do nefasto apedeuta nonadactilo), porém, esse poeta, FG, cuja obra literária envergonha de Camões a Jorge Luiz Borges, deveria ser escolhido por nós, homens de benz, como o analogista histórico. Poderia eu, na minha humilde simplicidade, sugerir o título da “obra”: AL X DL = “Quando dois mais dois são quatro”.
    PS: para os que leram e que como eu ficaram embriagados, sugiro acessarem o e-mail de um amigo e solicitar uma obra não tão boa quanto essa do FG, mas que pode nos reconfortar em tempos nublados: amrrhc@yahoo.com.br

  14. Louvado mestre e prestimosos discípulos, sabeis algum de vós como “parabenizar” o grande “pensador e poeta”? Como fazermos chegar a tão venerada figura as nossas “homenagens”??

    1. Proponho um banco na frente da cracolândia. Tudo em platina, que realçará sua bela cabeleira chanell. Kassabinho fará as honras de estourar champã em tal belle tete.

  15. Letrado e Amodernado Lider Supremo Prof. Hariovaldo,

    De que planeta veio este ser flagrado na fotografia?
    Por acaso a atmosfera de seu (dele) planeta é “tóchica”?
    Intelectualóide tem a ver com alcalóide?
    De onde sairam tantos impropérios delirantes?
    Dor de cotovelo é um sentimento percebido e compartilhado por esses alieníginas?

    Cada uma!!!

  16. Amado Mestre
    Depois de ler esse grande libelo que não faria feio frente à qualquer grande obra do genero eu senti a obrigação de lhe agradecer por impedir que eu viesse um dia a morrer sem saber o que esse cara tinha pra dizer.
    Obrigado

  17. Depois de ler este libelo Literático encontro-me em verdadeiro êxtase osgarmático.

    Esta jovem criatura (que me lembra muito o Gandalf, do Senhor dos Anéis) de fato tem um futuro brilhante. Como escreve bem este moço.

    Só não entendi muito sua inclinação ficcionista. Quero que ele me mostre um, apenas um, homem bom que considera o batráquio barbudo de nove unhas um grande estadista.

    1. O êxtase foi tanto que acabei escrevendo errado. Obviamente é orgasmático. E depois que li novamente, tornou-se múltiplo…

  18. E tem gente que ainda perde tempo com esse tio sutil…
    Só a Falha de SP poderia ter um “comentarista” como esse coisa. Ou a Óia.

    1. Que analise clara e cristalina. Se alguem souber oque eles misturam me avisem , quero distribuir esta substancia para meus serviçais e melhorar seus desempenhos na lavoura de cana.

  19. Sapientíssimo líder e iluminado mestre Hariovaldo, acredito que desde que me alfabetizei e li (não apenas ouvi) “Atirei o pau no gato tô” eu não via uma produção intelectual dessa magnitude. Acredito que poucas pessoas no mundo são capazes de um esforço tão grande para, a partir de um dado completamente isolado como a irrefutável e verossímel popularidade do ilustre brasileiro e general Médici, escrever tantas verdades e trazer luz ao povo ignorante e motorizado do nosso país. FG mostra que não é apenas um corpinho e um rostinho bonito. Ele tem conteúdo. Rejubilemo-nos por termos entre nós tão letrado e humilde homem com seu marcante altruísmo. FG não uqer o conhecimento só para si mesmo, ele divide o que tem de melhor com povo ignóbil.
    Javier Megustaxota Condestável de Salamanca, Leon e Castela

    1. Prezado Condestavel Javier,alvísseras.
      Neste texto vossa intenção foi escrever a palavra “marcante” ou “mercante”? Por favor esclareça, pois estou em dúvida…

  20. Honorável Mestre,

    Certamente marimbondos de fogo picaram tanto o jovem poeta que ele precisa se apresentar com seu lado avesso. Ainda bem que tal ataque não prejudicou seu admirável cérebro.

    Que São Serapião proteja os poetas que pouco poetam mas muito tentam politicar. Talvez renda mais.

  21. UAI este Ferreira Gullar não era do PCB? O PARTIDÃO? O PECEBÃO?
    Como ele virou homem bom ou homi bão?
    Vocês acreditam nestas conversões milagrosas?
    Professor Doutor Hariovaldo conta o milagre mas não conta o none do santo autor deste tremendo prodígio!

  22. Magnânimo Magister dos Magisters Prof. Hariovaldo.
    Quão feliz fiquei ao retornar a este repositório de sapiência (repositório, não supositório -- que é o local onde se depositam as suposições) e me deparar com uma das mais límpidas e cristalinas análises do que foram os oito anos de desgoverno do Nove Unhas!
    Este rapaz, o tal Ferreira Gullar, merece estar ao lado dos grandes nomes da literatura nacional e mundial somente por este escrito. E o merecimento é maior pelo mesmo ter se convertido à senda dos Homens Bons, pois consta que já foi tão rubro quanto a camisa do Internacional de Porto Alegre (terra do saudoso Prates…).
    Enfim Magister, acrescentar mais o que a esta bela análise?
    NADA!
    Alvíssaras! Devemos fazer um abaixo-assinado e enviar ao governador Picolé para que os préstimos do Gullar sejam aproveitados no governo bandeirante.

  23. Mestre dos mestres: esse ex-comunista (será que há ex-comunista?) comete um erro tremendo ao mencionar nosso impoluto e futebolístico Presidente Médici, o eterno: ele não teve 82% de aprovação no seu mandato. Se não me falha a memória o DataDoiCodi, preciso, correto e fidedigno antecessor do nosso DataPrado, apontou 104,3% de aprovação ao fim seu governo, especialmente com as exatas coletas de votos em certa dependência oficial próxima ao Maracanã no Rio de Janeiro e na sede de um jornal que mudou de nome em São Paulo (era alguma coisa da manha ou manhã e virou Falha de não sei o que)e que apoiava o governo democrático a tal ponto que seus veículos de entrega de exemplares foram colocados à disposição das obras sociais da dita, digo, da branda, digo, da, a sei lá o que… Esse sujeito deveria ser colocado no pau de arara para aprender a usar corretamente os dados da Estatística Oficial do democrático governmo militar de Sui Excelência o General de Exército Emílio Garrastazu Medici que cumpriu rigorosamente o mandato para o qual foi eleito pelos quatro eleitores homens verdes, azuis, brancos e bons que nos representavam à época, respectivamente os srs. Ministros da Guerra; da Aeronáutica e da Marinha, além do Excelentissimo Senhor Chefe do Estado Maior daas Forças Armadas a quem delegamos todo o poder da Redentora em 1964. Por isso, meu mais veemente protesto contra esse erro irreparável de comparação com o molusco comunochavista.

  24. Como assim, “também obteve 82%”? Lula, com a maior parte da imprensa em contrário sem AI 5, teve 87%! E de quem são esses dados de 82% do Médici? De qual parte da imprensa sob AI 5 e censura???
    O jornalismo de Ferreira Gullar é, no mínimo, um tanto infiel aos fatos. Porém, é absurdo, por causa disso, atacar sua poesia: qual poeta brasileiro publicou em 2010 um livro melhor do que “Em alguma parte alguma”?

    1. Caro Fabrício Pádua:
      Como somos tolerantes (aprendemos com nosso escriba Prates, injustamente demitido da RBS) com aqueles que ignoram a filosofia hariovaldiana, tratar-lhe-ei como a um visitante que, por engano, veio a este papiro eletrônico.
      Como também somos muito religiosos (temos São Serapião, e São Escrivá de Baláguer como nossos protetores), e Pádua é a localidade de Santo Antonio, terás o benefício da dúvida.
      Filho, não entendeis que não podemos duvidar do percentual de aceitação do glorioso General Médici citado pelo escriba Goullart? Não entendeis que a redentora teve amplo apoio entre a choldra auriverde? Por acaso não cantastes os hinos (da Nacional, da Independência, do Exército, Marinha e Aeronáutica, entre outros tantos) todos os dias na escola nos gloriosos anos do Regime Verde-Oliva???? Não havia opositores porque não havia como se opor a tão glorioso regime! Houve, sim, uma meia dúzia de baderneiros que assaltaram um bancos, fizeram uns sequestros e brincaram de “Jim das Selvas” no Araguaia, mas isto era exceção.
      Enfim, leias os comentários dos homens bons e de benz deste sítio eletrônico e entederás a razão de estarmos aqui.
      Alvíssaras! Mais um Fabrício à solta!!!

      1. Nobre D. Sebastião,

        Acho que o tempo da complacência, do perdão e do benefício da dúvida já passou. Devemos dar um tratamento de choque aos desavisados que por aqui aportam. Sugiro criarmos um programa intensivo de treinamento.

        Posso propor até as cadeiras:

        Interpretação dinâmica de textos -- Prof. Uncle King
        História do jornalismo moderno. Práticas cotidianas a partir de 1964 -- Prof. Boris Casoy
        Jornalismo ficcional -- Diogo Mainardi
        Cidadania e legislação I -- Prof. Prates
        Metereologia. Estudo dos ventos para a definição de linhas editoriais -- Prof. Josias de Souza

        Acho que seria o maior sucesso…

  25. ? Sempre antenado nos boatos que a escumalha rubra coloca em circulação, captei um afirmando que esta figura seria a avó carnal do proativo jornalista de programa Augusto Nunes. Observando fotos de ambos com minha lupa – idêntica àquela do grande Maxwell “Max” Smart – notei a semelhança de certos traços fisionômicos. Haveria algum fundamento no boato? Como sabem os especialistas em agitprop, os melhores boatos têm sempre um fundo de verdade ou, no mínimo, grande verossimilhança. Cumpre desmascarar este, para que a grei dos homens de Benz não seja chamuscada… ???

  26. Mestre, Bom dia!

    Com esta aparência o rapaz tem futuro? Só se for na cidade dos pés juntos” Eu acho que o faraó RAMSES II abandonou o blog mas se esqueceu uma múmia serviçal por aqui…

  27. Mestre, bom dia!
    Olha eu aqui de novo! Me esqueci de acrescentar algo no comentario anterior.

    Como se fazia uma pesquisa no tempo de médici? Perguntava-se: Você aprova o governo Mérdici? Não? Prende este sujeito e vamos dar um corretivo nele!…
    Resultado: 82% aprovam o governo; 18% estão mortos, feridos ou desaparecidos.

    1. Vil saco de pulgas comunista.
      Não sabes tú que as pesquisas que dão ao vil molusco 87°/° de aprovação foram compradas com o ouro de Caracas , fosse no tempo dos homens bons , este apedeuta mor já estaria expatriado do país e do convívio dos homens bons.

    2. Lava essa tua língua canídea com shampoo antipulgas antes de falar de um dos grandes homens públicos que este país já teve, seu arremedo de vira-latas. Emilinho é um exemplo de governante democrático. E a maior prova é justamente a realização da pesquisa, onde todos tiveram o direito de testemunhar o quanto apreciavam sua administração.

      Quem subiu de vida mesmo foram estes comunistas safados que responderam a pesquisa sobre o invertebrado de nove tentáculos. Excelente rendia ao entrevistado 5 mil. Ótimo ou bom, 2 mil. Regular uma coxinha com suco de ameba na rodoviária mais próxima. Tudo financiado com os petrodólares do Leviatã de Caracas, como já colocou nosso querido Confrade T.Melo Rego.

      Resume-te a tua insignificância e presenteie-nos com sua ausência. Ou então alguém vai chamar a carrocinha…

  28. Texticuloso Mestre dos bons e das “boas” deste país Prô Hari.
    Mais uma vez o senhor trabalhou como um arqueólogo e desenterrou do diário dos homens bons mais uma pérola , um libelo limpido e cristalino que explica a maior verdade de todas: Que o sapão barbudo não governou este país. Precisamos propagar estas tão sábias palavras entre a patuléia que obnublinada pelos 8 anos de desgoverno do vil molusco elegeu seu poste para o trono do mais preparado dos brasileiros , convidando Boris Casói ou Cid Moreira para ditar o texto e coloca-lo nos elevadores dos Shoppings como música de fundo , quem sabe a choldra tomando conhecimento disto abra os olhos e veja a tragédia que foi e será mais 8 anos de desgoverno petelho.Eu de minha parte já mandei imprimir um livreto contendo as frases mais poéticas dos colonistas mais esclarecidos do país e todas as manhãs antes de astear a bandeira nacional ( a verdadeira , a que contem 50 estrelas), incentivo meus serviçais a lerem em vóz alta e repetir como um mantra estas sábias verdades.
    Agóra recolher-me ei aos meus aposentos e pedirei a minha assistente Glórinha “boca de veludo” que recite as sábias palavras de FG enquanto me vergasto com minha disciplina.
    Obs: Temos que indicar este inclito varão , um verdadeiro “sabe-tudo” , ao prêmio Nóbel de literatura e claro , nosso presidente de carteirinha ao prêmio de economia. Alvissaras!

  29. Caro Prof. hari como pode um ficcionista desse nível ter ganho apenas um jabuti enquanto o Chico devolve o jabuti Buarque ganhou três. Devia-mos assinar o abaixo assinado do uncle king e pedir ao Chico, devolver todos os 3 Jabutis ao grande Fg.

  30. É por isso que sempre me senti feliz ouvindo no ônibus as conversas políticas dos peões de obra aos ilustres discursos dos mestres e doutores universitários!!!!

    Sabedoria não vem em diploma! E, de tanto pensar, Sr. FG, morreu um burro!

  31. Sumo Eleitor Hari,

    Lembro como se fosse hoje. O Sr. General Presidente e futebolístico Garrastazú Mede-se indo de encontro ao povão em comícios memoráveis. Do Oiapoque ao Chui. Dava gosto ver os marqueteiros (que não tinham muito trabalho não, a exemplo da beleza do FG o Sr emílio tinha uma estampa tão bonita quanto)com músicas maravilhosas (Eu te amo meu brazil….eu te amo, ninguém segura a juventude do…. E os debates então…Era ele se olhando no espelho e debatendo…com ele mesmo, show… pensam que os entrevistadores era esse modelo de candura do casal Bonner….não…era o terrível e sinistr…digo, competente Flávio Cavalcante, o Senor Abravanel e o pessoal dos Diários e Emissoras Associados…quanta saudade!!!!!O bom é que o Ferreira e sua thiurma do Leblon, Ipanema e adjacências faziam e escreviam sobre a democracia militar fumando umas folhas de alface amanhecidas, mas com conteúdo.

  32. Caro Hari
    Sugiro que o Ministro da Educação, colocasse o nome nas mais de 200 mil escolas do Brasil, o nome unico de Ferreira Gullar.
    Assim seria “recuperado” o lado sapiente da direita Ordem e Progresso.

    1. Estimada senhora Rita: A nobra varoa insiste nesses míseros 82% de avaliação positiva do governo do General Médici, mas o Comendador Ohyntias afirmou acima e posso comprovar pelas anotações em meu bloco de notas da pesquisa que acompanhei com o Major Bigorna de Aço que comigo a realizou nas duas ruas nobres -- a Conde de Bonfim (que nome de localidade apropriado para os fins do nosso saudoso DOI) no Rio e Barão de Limeira, em São Paulo do querido Otavinho -- e uma rua plebéia, a Rua Tutóia, que foram exatos 104,3% de votos. 17 deles não puderam ser anotados de próprio punho uma vez que os votantes se encontravam na prática diária de sua ginástica dependurados na barra horizontal. E mais, nenhum morto votou nessa livre e democrática pesquisa. Só os que aind…, quero dizer, só os vivos. O único local no País onde não foi possível se obter tal número foi na região do Araguaia, à época tomada por enchente fora de época.

  33. FG: Poemas Neoconcretos I

    “mar azul
    mar azul marco azul
    mar azul marco azul barco azul
    mar azul marco azul barco azul arco azul
    mar azul marco azul barco azul arco azul ar azul”

    Entenderam agora ???

    1. Sua benção, padre! tinha uma pedra no meio do caminho no meio do caminho tinha uma pedra que supostamente estava no caminho que não era o meu caminho mas a pedra estava no caminho do apedeuta que a jogou na cabeça do chiriquinho e acabou.

  34. Tudo bem. Vamos tentar de novo :
    Poemas Neoconcretos II

    verde verde verde
    verde verde verde
    verde verde verde
    verde verde verde erva

    1. Poemas Neoconcretados lll (por Pe. Isca)

      vermelho vermelho do azul surrupiador
      vermelho vermelho no verde enganador
      vermelho vermelho do sapo pentelho
      verme vermelho que o velho gullar
      verme e desgostoso vai ter que aturar

  35. Eu gostaria que esse jovem e audaz Gullar, fosse tomar no meio do olho do orifício rugoso localizado na região infero-lombar de sua anatomia já que seu artigo inflou o volume da minha bolsa escrotal!

  36. Zé Ribamar era menino pequeno
    Um Ferreira sonhava grande.
    Quando confessou credo marquexista
    Comunistas mundanos reunidos
    Deliberaram promove-lo poeta.
    Oráculo destinado a ser dos deuses
    Atirado nessa função Gullar desregula
    Dogmático, dá-se a palpitar
    Prega Parmênides revolucionário
    Denuncia Lula salafrário.
    Agora, arauto do nada
    Sob os escombros do muro
    Quem lhe paga a porra do salário?

  37. Os mortos

    os mortos vêem o mundo
    pelos olhos dos vivos

    eventualmente ouvem,
    com nossos ouvidos,
    certas sinfonias
    algum bater de portas,
    ventanias

    Ausentes
    de corpo e alma
    misturam o seu ao nosso riso
    se de fato
    quando vivos
    acharam a mesma graça

  38. Comentários dos leitores:

    “acho tudo isto muito liindo” -- Caetano
    “grande ser humano tanto no pessoal como no profissional” -- Fausto
    “tá bonitinho na foto” -- Jô
    “você está morto” -- Elísias de Nosso Lar.

  39. Já ouviram falar em derretimento do cérebro?
    Não é engraçado, é triste.

    É claro, me refiro aos 85% da população brasileira, que sofre de Alzheimer precoce, e só por isso é que não percebe o estrago que foi feito no país nos últimos oito anos.
    Também me desapontei com o fato de este lúcido intelectual ceder à chantagem e ao autoritarismo da imprensa vermelha vendida, e afirmar que houve avanços! Estamos à beira do precipício, nem em 500 anos conseguiremos apagar as marcas indeléveis desta ditadura bolchevista.

    1. Senhores, estamos nos transformando numa confraria de fabrícios.
      Pelo andar da carruagem estaremos, segundo cálculos avançados, superados em número ao final de dois meses.
      Urge uma solução drástica para que se impeça o total colapso do sítio eletrônico.
      Vejam por exemplo esta sra. Eulália, uma fabrícia pronta e acabada. Imaginem-na em sua cabelereira comentando a existência do sítio com suas amigas de mesmo QI…
      Teremos em breve que clamar pela nobre Mayara para afogar os fabrícios, sob pena de encararmos uma desgraça, senhores. A nossa desgraça!

    2. Permita-me, nobre Eulália, subscrever ipsis literis o seu brilhante e corajoso comentário.

      Somente uma pessoa bela por dentro e por fora teria condições de se expressar com tão grande talento.

      Desde que a Baronesa de Torquemada fugiu com o seu professor de tenis Ricardo, o lugar está vago e eu estou sofrendo de atroz solidão.

      Sinto que você, Eulália, se estiver descompromissada, tem todas as credenciais para ocupar o posto.

      No seu caso querer é poder. Espero que queira me tornar o mais feliz dos mortais. Alvíssaras!

  40. PERFUNCTÓRIO E ANALISADOR MESTRE PROFESSOR HARIPRADO

    Saudações Mestre! Merecida homenagem a este homem bom; esse grandessíssimo filho da….pátria. Falam que ele era comunista. Pois é, ex-comunista é pior que ex-fumante, que não podem sentir nem cheiro de cigarro de chocolate. Não, não são chatos, mas tornam-se mais radicais quando são doutrinados pela filosofia contrária.

    Lembro de Tim, o Maia. Primeiro entrou para uma seita, verdade universal, ou qualquer coisa assim. Só se vestia de branco e passou a gravar músicas “espirituais” que representaram a pior fase de sua brilhante carreira de compositor de música “black”. Quando se “curou” enfiou o pé no balde. Noitadas, bebedeiras, drogas, mulheres e voltou a ser o velho Tim que conhecemos.

    Vejam outro exemplo. O ex-comunista Aldo Rebelo, hoje até elogiado por Zé Reinardo de doscorgo. Criou um código florestal que é a cara do movimento ruralista da nossa Kátia do Breu!

    Até Mirian, a Leitão, andou dizendo que esse código irá trazer mais desgraças no futuro, já que autoriza, inclusive, ocupações nos topos de morros! Zé Reinardo, ético como sempre e solidário com a profissão, desceu a lenha na jornalista e abriu sua caixa de comentários para seus leitores “tecerem elogios” à Dama do Café da Manhã da Globo. É isso, ética jornalista é com ele mesmo!

    Saudações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *