Ensaio: O que é democracia, afinal?

Poder de voto à patuleia jogou a Grécia em uma crise atual sem precedentes

Um leitor menos dedicado ao saber, pode precipitadamente concluir:

cracia = poder;

demo = comunista, ateu, anticristão, coisa ruim, cramunhão, etc.

Portanto, democracia poderia induzir ao conceito de exercício do poder pelo demônio. Mas, não é bem assim. É peor!

O mau exemplo vem da antiga Grécia. Lembremo-nos que n’aquela anarquia, não havia príncipes, reis ou imperadores. Isso significa que banqueiros, senhores da mídia, tribunais, conglomerados industriais, agronegócios e outras oligarquias, não podiam interagir sob os favores de um poder centralizado com a mão de ferro, coração de prata e mente de oiro. As decisões da sociedade deveriam passar pelo palpite da turbamulta ignara, com a mente entorpecida pela pinga.

Neste Monte Paschoal, muitos tentaram dar uma significação mais apropriada ao termo, incluindo a gloriosa redentora, que nos proporcionou dias de glória. Porém, por forças que vão além do mal, lhes impingiram pugna! Os baluartes caíram sob o poder extrasuperdemoníaco de perseguidores, que estavam em nome de quem, … de quem? Da gentalha! Que humilhação desnecessária para os heróes. São muitos que formam um verdadeiro panteão de mártires, ungidos que jamais submeteriam suas inexoráveis autoridades a uma praça pública, para ouvir balbuciar de bêbados, fomentados pela bolsa-miséria, em busca de sábias e legítimas decisões. O leitor pode indicar algum? Destacamos dois baluartes dessa linha de pensamento.

Durante o julgamento do maior escândalo pós big-bang, um juiz imaculado, propôs a magistral redefinição de conceitos: “na solução de questões socialmente controversas como reflexo de uma nova configuração da democracia que, já não mais se baseia apenas no primado da maioria e no jogo político desenfreado.” (pausa para reflexão – DAW). Nesse sentido, “apresenta-se a Corte como mais um instrumento catalizador de aspirações e interesses relevantes, sendo que seu peculiar modo de enfrentamento das questões polêmicas, técnico, imparcial e motivado, (prolongada pausa para reflexão – DAW)estimula aqueles que não concordam com determinada orientação a aceitá-la e cumpri-la – trata-se, portanto, de legitimidade democrática”. Pausa, muita pausa nessa hora.

Após anos de submissão ao comunismo ateu, um escriptor neotérico, conseguiu evoluir para a liberdade (inclusive de mercado), disposto a alçar vôos mais altos. Em síntese, ele arrebata esse (des)governo que aí está, por ser antidemocrático e neopopulista, que conquista o poder em eleições, e busca melhorar as condições dos setores mais carentes, como forma de eternizar-se no poder (nova e prolongada pausa, com suspiros e gemidos – DAW). E aponta que aí há um sofisma, colocando o povo como dono do poder. A intolerância do populismo como ditadura da maioria, não permite expressão da OPINIÃO PÚBLICA contrária e, portanto, tem como inimiga natural a liberdade de imprensa.

Pausa para o orgasmo.

De facto, a expressão da patuléia através do voto, não significa que constitua ou legitime um governo. Isso é a desgastada democracia, a ditadura das urnas, o pior dos mundos. Só tem espaço no campo ideal, mas impossível de se praticar. Sobrepõe a virtude à fortuna, não respeita as castas, e não se submete à liderança das elites mais preparadas para poder se viabilizar. Impõe a vontade popular, desconsiderando a opinião pública, expressa pela livre imprensa (essa é a melhor!). Há interesses maiores e mais nobres que devem ter prioridade. E absolutamente, não é o representante eleito que tem representatividade.

Vai que é sua D. Joseph Chirico!

Facebook Comments Box
Compartilhar

40 thoughts on “Ensaio: O que é democracia, afinal?

  1. Doutrinário Dr. Aratinga,

    o melhor regime, o perfeito, o que excelsamente governa um país é o exercido pelo Patriciado, como o que regeu o glorioso Império Britânico. Saudades de Lord Salisbury!

    Quanto à Democracia, fico com a definição do inesquecível Dr. Carlos Frederico : “Democracia é a vontade do povo, desde que o povo faça a minha vontade.”

    Que Serapião nos ilumine

    1. Muito bem dito e apoiado, Mister J. Hill sempre com razão, democracia sem a gentalha é aspiração de todo bom homem de bens.
      Tanto que no Partido Só De Bens já eliminaram esse negócio de prévias na convenção, vale a candidatura apoiada pelos 4 ou 5 caciques d’elite.
      Com a grana do Trensalao vai sobrar fundos para eleger o Mais Preparado ou o garoto propaganda do Detran.
      Alvissaras,

  2. Solonístico e arconteador de histórias Ara,

    Antigamente, disse o grego a seus discípulos – em vez do sistema hereditáriom, passa a valer o poder financeiro que, apesar dos pesares, permite a desejada mobilidade social:
    • acima (pra variar) os donos de terras;
    • depois, os que podiam se dar o luxo de ter cavalos (cujo cheiro era preferido por nosso revolucionário JB -- até ele sabia grego…);
    • em seguida, a famigerada classe média e,
    • last and least, a choldra (mas dividida catanhe-demente entre cheirosa e não cheirosa).

    Por isso, em verdade, em verdade vos digo :
    Cessem do sábio Grego e do Troiano
    As navegações grandes que fizeram […]
    Que eu canto o peito ilustre paulistano,
    A quem Siemens e Alston obedeceram!

    Deixo de lado o Fourth of July dos irmãos do North – serão devidamente cantados por nossos fabrícios, coxinhas, bardos da ABL e/ou maranhenses que não “seguem cegamente” o cramunhão carismático – captei o lado polético da crônica gulaguiana.

    Finalmente, se na democracia a questão é mesmo de cheiro, o cambaleante garoto mineiro é hoje o mais preparado!

    1. Doce Vivi,
      Cá estou com uma pulga opstótica. Quem seria o primeiro comunista/populista da histórya, Drácon, Sólon ou Clístenes? Não importa maes. Fux e Gullar vieram para achincalhar-los, para nossa odinólise.
      Todavia, phiquei lipsonorteado, quiçá estupefacto, com a maviosa composição camônico-pyratininguense.

      Opistótico: Situado atrás da orelha.
      Odinólise: Alívio da dor; analgesia.
      Lipso: Do gr. leipsó, o que perdeu.

  3. Boa noite.

    Irmandade serapiana.

    Disse o filólogo, em sua elucubrações pós-modernas:

    Um leitor menos dedicado ao saber, pode precipitadamente concluir:
    cracia = poder;
    demo = comunista, ateu, anticristão, coisa ruim, cramunhão, etc
    .”

    .

    Penso eu que faço parte do grupo ainda mais desavisado, Magister Ara.
    Pensara eu na seguinte configuração protolinguística:
    — “Cracia = Poder;
    Demo = Partido dos homens de benz e seres cachoeirísticos, como o sr. Demoóstenes, o BornHausen, o Arruda, o Caneta, etc. Então, Demo seria enquanto os petralhas não ganhassem, no voto — que absurdo — as eleições
    .”.
    Também, em informática, temos as famosas Cópias Demo, dos softwares para demonstração, apenas, os quais conseguem, com muita eficácia, demonstrar o quanto você precisa daquele software, com todos os recursos faltantes nas Cópias Demo. Demo também se refere, sincopadamente, ao habitante do solar inferior. Para os íntimos, Belzeb. Mas aí é outro tomo…

    Saudações “O Brasil de Lula e de Dilma: retroceder, jamais. Avançar no Estado social“,
    Morvan, Usuário Linux #433640. Seja Legal; seja Livre. Use Linux.

    1. Preclaro Usuaríssimo Morvan,
      Recebi uma cópya Demo de um tal de Xquei seiláoquê. Causou-me esparsalgia tentar descobrir para que serve esse sófitiuér.
      É algo comunista?

      Eparsalgia: Distúrbio, com dor, provocado por esforço exagerado.

      1. Boa noite.

        Aratinga Weddelli:

        — “Recebi uma cópya Demo de um tal de Xquei seiláoquê. Causou-me esparsalgia tentar descobrir para que serve esse sófitiuér“.

        Diga-me o nome do logiciário¹ sem a transliteração, por favor, caríssimo Ara, para eu tentar descobrir a que se tal destina.
        Logiciário¹ = software, algoritmo.

        Saudações “O Brasil de Lula e de Dilma: retroceder, jamais. Avançar no Estado social“,
        Morvan, Usuário Linux #433640. Seja Legal; seja Livre. Use Linux.

    2. Cari$$imo Usuário
      Eu aprendi assim:
      DEMOCRACIA = Demos + Cracia
      CRACIA: Poder
      DEMOS: do verbo DAR; Nós demos
      Conclusão:
      Democracia significa: Nós demos o poder a elles. Elles nos esqueceram e aproveitaram para saquear a pátria.

      1. Boa noite.

        Cachorrinho Pulguento:

        — “Democracia significa: Nós demos o poder a elles. Elles nos esqueceram e aproveitaram para saquear a pátria.”.

        Isso mesmo. Com trensalão e tudo.

        Saudações “O Brasil de Lula e de Dilma: retroceder, jamais. Avançar no Estado social“,
        Morvan, Usuário Linux #433640. Seja Legal; seja Livre. Use Linux.

    3. Confrade Tecnológico,

      Concordo com vossa ‘configuração protolinguística’.De fato, o ideal sentido morfológico da palavra DEMocracia, é “Poder do DEM”. A queda do mosqueteiro DEM -- Óstenes, pela colisão acidental com o Cavaleiro das Cachoeiras, em batalha da Ética contra o Comunismo, adiou um pouco a divulgação deste significado pelos três cantos do Reino de Vera Cruz, mas ainda sonho com esta definição nos dicionários de Português, Inglês e Latim.

  4. Pingback: C o o l tura
  5. Democracia é coisa de comunista, aqui em casa somos pela monarquia absolutista.
    Os Estados Unidos do Brazil por exemplo seria feliz com uma ditabranda apoiada pela gazeta do seo Frias, pelo almanaque do Boimate e pela Venus, a platinada, com Serrus I (e único), conhecido como Dom José no rito oriental, como faraó e com o restabelecimento das capitanias hereditárias aos bons bandeirantes só de bens, que tanto fizeram pelo populacho ingrato local vendendo-lhes os bens a empresarios amigos e pedagiantes de alto valor.

  6. Há homens bons, que são ainda melhores que os demais.
    Acabei de presenciar cena de puro regozijo, no programa ba-Canal Livre com Bóris, onde o bonissississíssimo ex-ministro dos homens bons, Luiz Carlos Mendonça de Barros, manifestou uma das mais importantes justificativas para a doaç…, digo, privatização da Vale. Segundo ele, num momento de epifania profunda um alto funcionário lhe pediu que “pelo amor de Deus (vejam bem, Deus) privatizasse aquela espelunca que era um poço de problemas”.
    É isso doutos senhores. Muito mais importante que Democracia ou o raio que parta, um homem bom tem o dever único de seguir a Deus e saber interpretar seus sinais.
    Que Serapião se mantenha como nosso guia.

  7. Aqui em Minas descobriram uma forma, digamos, camaleônica da Democracia. O mineiro vai para as urnas e vota e pouco interessa o resultado, pois o escolhido previamente acertado nos clubes de cachaça e cigarro de palha já está escolhido desde o berço. E as urnas nunca desmentiram as escolhas. Assim que se fazem eleições limpas e democráticas. Tem dado certo já por 450 anos porque que vai se alterar o sistema? Por exemplo, nas próximas já está escolhida as três chapas, não importa o resultado: Temos pela UDN-1 o candidato José de Magalhães Pinto. Pela UDN-2 temos um jovem promissor, Israel Pinheiro (O pai) – e pela UDN-3 temos um que bate nas onze e se bobear joga pro time adversário (quando se consegue distinguir esse adversário), Tancredo de Almeida Neves. Isso que é pluralidade democrática o resto é coisa de paulista ressentido com Getúlio Vargas.

  8. Nobilíssimo e democraduro Dr. Ara.
    Em verdade vos digo. A edade de oiro da hummanidade iniciou-se exactamente no ano da graça de 476, com término em 1453. Não há época que se lhe compare. O mundo estava tão bem organizado que era um gôsto viver. Cada um sabya o seu logar: a plebe trabalhava a terra, colhia, moía o grão e morria de phome ou de pesthe. Padres marcellos rezhavam e os homens bons mandavam. Volta e meia, como para dispersar o tédyo, havia um quebra-pao com os gaviões infiéis, e nas noites de phrio, a sacta madre igreja proporcionava phogueira e churrasquinho de ateos, brujas, communas, petralhas et caterva. Emphim, (suspiro!) tudo passa…

  9. Bom dia.

    Alex Souza (12 de agosto de 2013 at 1:11):

    ‘… cena de puro regozijo, no programa ba-Canal Livre com Bóris, onde o bonissississíssimo ex-ministro dos homens bons, Luiz Carlos Mendonça de Barros, manifestou uma das mais importantes justificativas para a doaç…, digo, privatização da Vale. Segundo ele, num momento de epifania profunda um alto funcionário lhe pediu que “pelo amor de Deus (vejam bem, Deus) privatizasse aquela espelunca que era um poço de problemas”.’.

    Ao me descrever tal cena altruística, digníssimo Alex Souza, sinto remarcável saudade. Saudade daqueles tempos, em que era comum, corriqueiro até, ver alguém batendo um martelo, vendendo algo que jamais lhe pertenceu. “Vivia a Nação dias gloriosos“. E ninguém era ou foi preso. Este santo homem, Mendonça de Lama, digo, de Barros, por exemplo, por pura coincidência, conseguiu, por Providência, que todos os seus filhos tivessem altos ganhos com este período de fertilidade (para os de benz, claro).
    Quanto ao santo Cazoy (seu nome de batismo, se é que o fora), este é o mais religioso. Vive dizendo, algures: “vinde a mim as criancinhas“.
    Amém (de Sá).

    Saudações “O Brasil de Lula e de Dilma: retroceder, jamais. Avançar no Estado social“,
    Morvan, Usuário Linux #433640. Seja Legal; seja Livre. Use Linux.

  10. Intelectualíssimo Dotô Aratinga,

    Vossa sapiência orgulha á todos os bons, que agora podem provar por alfa + beta, como o PT instaurou uma ditadura neste ‘país de m….’!

  11. Preclaro Dr. Wedellii,

    Sim o conceito é muito amplo demais. Até que começamos bem quando do golpe, digo proclamação da república, aquilo sim era democracia. Quem tinha noção das necessidades do povo eram os Coroneis que podia fiscalizar os votos, que eram seus, e as vezes corrigi-los. Tudo funcionou muito bem até que vieram os comunistas da era Vargas querendo direitos e outras coisas estranhas e exóticas à nossa cultura, monocultura seria mais correto.

    Não deu outra, direitos transformaram-se em república sindicalista. A balburdia e a corrupção se instalaram. Veio então a redentora e dias gloriosos se seguiram.

    Tivemos então que modificar, através da maioria simples de baionetas e coturnos, usando os poderes do a AI5, as regras. A coisa era muito simples, um seleto grupo de generais, apolíticos, selecionava prefeitos, alguns senadores e uma lista que poderia ser votada, inclusive com gente do contra. Reisntalou-se a monocultura de idéias que deveriam ser seguidas, foi o período de ouro do jornalismo responsável com telecomunicações, gráficas e papel subsidiado. Deu tao certo que os grandes grupos de jornalismo responsável estão todos aí prestando os mesmos serviços seletivos a democracia relativa. O que é bom permanece.

    Concluo que repúblicas sindicalistas são a verdadeira ameaça à democracia e a taxa de juros arbitrados pelo mercado, que leva a nossa inflação galopante e ao apagão.

      1. Preclaro Dr. Weddellii,

        Sim é uma pena que muitos jornalistas, serios como este, fiquem apenas dizendo determinadas coisas só pelo IBOPE. Se tivessem realmente interesse pelo país estariam aqui colocando suas ideias a bem do desenvolvimento intelectual da nação.

  12. Estão thodos levemente equivocados.
    Eu vim para mostrar o caminho da justiça e da verdade.

    DEMO= Povo (gentalha)
    CRACIA=Do grego κρατία (“força, poder, domínio”).
    DEMOCRACIA= Arte de dominar a gentalha.

  13. Segundo um certo general da redentora…

    DEMOCRACIA: Ocorre quando a minha vontade coincide com a do povo;
    DITADURA: Ocorre quando a minha vontade NÃO coincide com a do povo;
    Que fique bem claro; Nos dois casos, Sou EU que mando!

  14. DZIÉN DOBRY!
    Nobres e democráticos Confrades!
    Ainda que o partidos dos serviçais incultos e insubmissos tenha desfigurado a nossa verdadeira democracia, folgo em atestar que ao menos um príncipe sobrevive á essa catástrofe vermelhusca, Ele, O Príncipe dos Sociólogos!

  15. Democrático Prof. Dr. Aratinga,

    Comparando as capas desta semana das duas principais revistas de informação chego à seguinte conclusão: Mas que ginástica faz a Óia para manter seus leitores bem informados, não é mesmo?

    Veja(m) como a moçoila da capa se contorce todinha para trazer a verdade ao público.

    É não apenas um esforço físico como também democrátco.

    Além de proporcionar seus mentally challenged leitores com o exercício mental em matérias inteligentes e perspicazes, também proporciona o exercício físico e democrático.

    Assim tal egrégia publicação se fundamenta no princípio de Mens sana in corpore sano (uma mente sã num corpo são).

  16. Demo -- o cujo, o cabrúnculo, o inominável
    Crato -- cidade no Ceará
    Democracia: arte do cabrunco inventada no Crato e imitada por seus seguidores.

    Pluto -- cachorro do Mickey
    Crato -- cidade do Ceará
    Plutocracia: as artes do cachorrinho do Mickey na bela cidade do Crato.

    Ariston -- meu primo
    Crato -- cidade do Ceará
    Aristo(n)cracia: primado do Ariston em sua cidade natal, o Crato.

  17. Por Zatz!
    Esta weird island sempre me surpreende!
    Soube pela avó do Brazil (é tão bom ter grandma!) que o IBGE vai começar a coletar urina de parte da população, para um check up. Por um momento pensei que o brazilian gov iria terceirizar a tarefa de dar cabo de uma parcela da população vendendo o dna coletado para alguma multi, M A S S então a moça (a vóz era de moça, não de vovó) falou que os dados coletados são sigilosos e protegidos por lei. Não são como aqueles dados cadastrais que foram vendidos para empresas privadas e repassados para os camelôs da esquina.
    In gov we trust! Amém?

  18. Mestre helênico,
    Democracia
    Tom Zé

    Democracia que me engana
    na gana que tenho dela
    cigana ela se revela, aiê;
    democracia que anda nua
    atua quando me ouso
    amua quando repouso.

    É o demo o demo a demó
    é a democracia
    é o demo o demo a demó
    é a democracia.

  19. Uala!
    Demo = DEMO, o partido dalguns bons de bens, ACM-N, Arruda, Maias, etc.
    Cracia = PODER
    donde,
    Democracia =PODER ao DEMO
    Very Good, gentlemans, very good!

  20. Inspirado Dr. Aratinga. O diabo não é tão feio como o pintam, já dizia o dito (arghhh) popular.

    Com mania de escrever errado com linhas elegantes e retilíneas, o canhoto, é conhecido desde a antiga Grécia, onde Platão, afirmava ter como guia um gênio (daimon, démon) que nos seria designado ao nascimento. Talvez explique o porque aqueles filósofos, em geral, tinham o diabo no corpo e viviam desvirtuando a juventude. Haja cicuta para tanto mal que se perpetua até o presente com o petralhismo não é mesmo ?

    Por falar nisto, dizem que Sócrates, considerado o mestre de Platão, tinha o péssimo hábito de frequentar as feiras da antiguidade e não comprar absolutamente nada e quando questionado dizia : “só estou observando como existem coisas totalemente inúteis”. Não é um acinte absurdo às leis naturais que regem o capitalismo ? Francamente….

    Assim sendo, podemos entender que sim, estamos numa demo cracia, onde tudo são negócios, seja para Fausto, para Dorian Gray, para guitarristas de blues, um toma lá dá cá (trinta por cento vai para o tucano da hora). E nós, pobres padres, nos contentamos com o dízimo…..

    Ontem sonhei que ainda existia malhação e esta era feita com coxinhas de frango jogadas a distância. Vou consultar o guia dos sonhos de Freud.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *