A Carta de Ervália

Reproduzo aqui a singela missiva que recebi do amantíssimo irmão Jean-Pierre, por julgá-la adequada para o presente momento que vivemos como testemunho de fé e esperança no futuro da nação. Ei-la:

“Marquis Jean-Pierre-George de Lamourette-Courbeaux-Chablis (ou, tout court, Chachá, chez les amis – evidemment – no momento envolvido na produção de café em Ervália, Minas Gerais)

Ave colendi amici Hariovaldis magister! Não obstante o grave transe que vivemos exigir um texto em castiço ciceroniano, rogo a vênia dos benévolos confrades e suas devotas e obedientes senhoras (por favor, pronuncie-se como sói: senhôra) para dirigir-me a vós no vernáculo da Lusitânia, por motivo de sincera e nunca sobeja homenagem ao Ermitam das Macahúbas (assim gostava ele de grafar seu onomástico, na saborosa norma setecentista), de boa memória. Lembro dele as suavíssimas e corajosas palavras de apoio às pessoas do nosso estado (primeiro e segundo, claro está; mas como esta página pode ser lida na maior sem-cerimônia por algum plebeu ignaro, já o advirto – cáspite!).

Não tergiverso: admito que a malta encastelada no Palácio e a serviço daquela de que não se diz o nome – anathema sit! – de tudo tem feito para subverter as entranhas da ordem natural das coisas. Atrevidos, pretendem distribuir o quinhão que nos toca entre a fera turba, ignorando por completo o princípio teológico da pobreza. Quosque tandem, Bulgarica usurpatrix, abutere patientia nostra? Nós, que in saecula saeculorum temos suportado o fardo de guardar o cumprimento desse princípio por havermos assumido a proteção da riqueza produzida por todos, somos agora vilipendiados com ataques e perorações iníquas sobre uma tal “concentração de renda”, regra basilar das sociedades humanas. Nós, ó céus, que evitamos que a existência dos pobres seja ameaçada.

Nossos corajosos e impolutos avós invocariam o sempre para nós inevitável white man’s burden. A propósito, saúde-se a coragem do presbítero Felix Anus, que sobre os filhos de Cam proferiu sábias e muito pedagógicas palavras; ave!
Pois bem: é chegado o momento de lembrar a esses ingratos que foram os nossos maiores que, deixando o alegre solo de Europa, há três séculos vieram para estes tristes trópicos sacrificarem-se para os arrancar das selvas em que viviam num deplorável estado de igualdade, e a começar a ensiná-los as regras básicas de civilidade e das distinções sociais. Noblesse oblige!
A esse respeito, tomo do Ermitam as palavras de ânimo proferidas pouco antes de seu passamento em 2002 (os céus dele se comiseraram e o levaram antes que pudesse horrorizar-se com os malfeitos do sucessor do augusto leader Fernando, o segundo deste nome – já que o segundo foi impelido a deixar o Palácio por cortes malquistadas):
Coragem confrades! Há limites para o caos! Os céus preparam-nos o glorioso retorno à ordem das coisas! Novos leaders (há inclusive um que se permite acompanhar até de curiosa rêmora saída do coração das selvas – irque!; mas, fazer o quê? É o fardo que se suporta para alcançar a inexorável vitória final…).

Em defesa deste meu otimismo, ofereço-vos prova irrefutável (e nem é necessário descender como eu – permiti-me a humildade – da aristocracia ateniense – ó saudade …): se nossos ancestrais ao longo de mais de dois mil e quinhentos anos vêm suportando e sobrevivendo a invasões de bárbaros (por fim, todos domesticados), a Revoluções Francesas e a Comunas de Paris, por que não haveria de dar-se o mesmo conosco, que estamos lidando com uma gentalha que se expressa em um bororo tosquíssimo e sem sal?

Se ainda falassem a língua de Molière! Neste aspecto melhor está o Haiti. Quel horreur!

Omessa! Brindemos à vitória que se avizinha! Em breve seremos cumulados de justo regozijo por assistir à defenestração dos usurpadores, seu choro e ranger de dentes em merecido vale de lágrimas, e por fim ve-los-emos arengar: sic transit gloria mundi.
Que ao final deste dia glorioso, permitamos às nossas papilas gustativas aplaudirem de pé a passagem de um single malt escocês (18 anos pelo menos, por favor!) ou algum blended que se dê o respeito; talvez mesmo um Henessy V.O.P. (a edição deste ano está realmente divinal; recomendo). Vale.”

Facebook Comments Box
Compartilhar

44 thoughts on “A Carta de Ervália

  1. Amantíssimo Marechal Hariovaldo, em vossas mãos e sapiência as Forças Armadas depositam a confiança e o comando intelectual forte e sereno que impulsionará a marcha avassaladora contra o comunismo.
    A propósito de cartas, permita-me apresentar a V. Exa. esse brilhante artigo, publicado na não menos brilhante e patriota Phoglia Paulista, o qual retrata o clima e o espírito que ilumina a sociedade dos homens bons, prenunciando, finalmente, o despertar do pesadelo que os autênticos brasileiros têm vivido nos últimos onze anos:

    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/antonioprata/2013/11/1366185-guinada-a-direita.shtml

    Hallelluyah!!! Venceremos

    1. Sensacional! Será que vai ter resposta do reizinho no trono? Acho que em 10, 9, 8, 7……! Afinal, pareçe texto dirigido diretamente ao que ele pensa.
      Fora isso, trata-se de um plágio descarado do estilo e verve de mestre Hari.

        1. santo padre,
          em nome do “mais preparado ” eu te absolvo do errinho.
          e mais, justiphico o V. ato phalho:
          o senhor está com ÇERRA45 na cabeça.
          emerson é 57…..ooooops, çerra é 45!!!!!

        2. Digno Padre Quevedo: o que é um erro diante do acerto perene de conduta?

          Além do mais, probo confrade, mesmo os mais preparados se equivocam.

          Veja o caso de nosso grande Serra, J. Cometeu erro em aula magna da 4ª série, quesito contas de dividir? Sim, é verdade. Entanto, quem poderá desdizer em sã consciência da virtuosidade do montanhoso candidato?

          Assim, cedilhas ou não cedilhas, o que se impõe é a fidelidade à causa dos homens de bem. Como o senhor, Padre ilustre e como eu, modestamente, sou.

          Alvíssaras!

          1. Prezado Homem de Bem,

            Sim todos nós nos equivoccamos, inclusive o mais preparado, que não é montanhoso (do leblon), sem desdouro, claro, mas um almirante do áureo período das grandes navegacções em Pyratininga.

            1. Sábias palavras, notável Coronel Lalado. Sábias …

              Piratininga ou Pyratininga é hoje um retrato falado cercado de marginais por todos os lados. E dói, como dói!

              Com Serra, Soninha e outros próceres do conhecimento e da luz, havemos de retornar aos áureos e bem lembrados tempos de almirantado das valorosas quadras bandeirantes.

              Avante, Coronel Lalado. Não passarão os que desejam roubar a paz e a segurança dos que fizeram por merecê-la.

              Serra -- ele próprio -- ou em hipótese outra, um de seus valorosos procuradores, retomará o Brasil para os nossos!

          2. Dom Chirico não erra, jamais! Aquele vídeo foi uma manipulação feita por petralhas para desacreditar o grande mestre, que não só sabe dividir como também subtrair dos cofres públicos.

  2. Bom dia.

    Querid@s debatedor@s do Cafofo hariovaldiano:

    Tirem todos os tucanos, skin-heads, tfpistas, opusdeístas e assemelhados da sala. Risco de morte súbita:

    CNT/MDA: Dilma lidera com 43,5%; Marina superaria Aécio!
    Fonte: Terra.

    Ou seja, nem mesmo a Carta de Ervália, com sua elegância prístina, seu linguajar escorreitamente fluído e a junção harmônica do que há de mais mavioso no protossom indo-europeu há de me apaziguar. A Mônica do Planalto cresce. E nós, reaças, digo, de Vilaça, corremos o risco de perecer. Quaaaaarta-frota. Alooooô. Tem alguém aí?

    Saudações “Dilma, Manda Logo o Marco Civil Goela Abaixo da Globo. Globo, o de Sempre: Mostra o DARF, Safa“.
    Morvan, Usuário Linux #433640. Seja Legal; seja Livre. Use Linux.

    1. Ora direis ouvir estrelas?
      Estrelas não se ouvem, já disse o poetha.
      Não desesperais, faça como Tucanhede dos Odores, ao ataque!!
      Esses institutos são comprados pelo imprensalao chapa branca, financiado pelas estataes, exceto o prestigioso Instituto Dataprado.
      Esse tal de CNT são os Comunistas da Nação Tupi.
      E MDA, Marxistas Demônios Anarquistas.
      Aguardemos pois tranquilos a pesquisa do Dataprado, sabemos que a búlgara, a quem chamam de Dilma, não passa de 0,5%, que o Cramunhao de Garanhuns é hoje um homem bilionário e odiado, que o populacho clama nas ruas, em multidões incalculáveis, a volta dos bons homens de bens cheirosos de Fegace, pelo bem danação.
      A vithória é certha nas urnas.
      Alvissaras!

  3. EPISTOLAR MESTRE PROFESSOR HARI PRADO.

    Magnífica obra de arte em carta, mestre! Iguala-se as famosas epístolas de São Paulo! Gostei principalmente do trecho em que fala dos filhos de Can. Como sabes, uma das tribos dessa raça degenerada, que hoje é combatida por Feliciano, o Casto, teve que comer fogo e enxofre naquele episódio de Sodoma e Gomorra.

  4. Mestre Hariovaldo, seu egoísta, falar de política o tempo inteiro cansa. Por que V. Exª. não brinda os homens bons com uma análise astrológica quanto ao que é melhor fazer nesse momento com nossas posses? Invisto em ações ou vendo meus apartamentos?

    1. Hermano Meijor…DZIÉN DOBRY!
      Uma parte de meus acúmulos financeiros (a parte que nunca me pediram pra mostrar DARF) meu menino está investindo em uma atividade deveras gratificante para os de bens, um tal de REI DO CAMAROTE!
      Ademâ que eu vou em frente!

  5. Camoniano Mestre!
    Magnificat obra litherária própria para, em pheitio de oração, ser distribuída nas escolas, nas ruas, campos e marinas, como incentivo à pugna contra tudo isto que aí está! Evoé

  6. Essa carta merecia chegar às mãos daquela que libertou os paraguaios da opressão do padreco saliente.

    Eu até poderia ser a mensageira da boa nova, haja visto que moro bem perto da residencia do grande irmão, se não fosse um mal entendido.

    Meses atrás fui ter com o grande irmão uma visita aqui em Brasilia e me esqueci da boa etiqueta do grande irmão. =>http://anacruzzeli.wordpress.com/2013/07/12/aventura-na-embaixada-que-usa-o-mundo-como-privada/

    1-Nunca levar cameras fotograficas…
    2-Nunca se trajar de vermelho tipo da cabeça aos pés e dizer isso pro embaixador=>https://twitter.com/AnaCruzzeli/status/355786201279627264
    3-Nada de colocar na traseira do carro mensagens de apoio à Rede Globo e invasão na Libia tipo dessas aqui=

    Fui barrada logo de entrada e hoje faço parte da lista de pessoas que não podem pisar em solo americano mesmo que o solo seja brasileiro, tipo área verde do GDF a 1 metro de distancia da embaixada.

    Profi, quem sabe outro irmão em são serapião não seja tão destrambelhado quanto essa que vos escreve e faça a coisa certa. Acho que a embaixatriz recém chegada há de nós ajudar nessa hora tão dificil.

    Quem sabe o senhor de proprio punho não poderia ir ter com a nobre dama uma conversa libertaria começando por liberarem minha senha do wordpress?
    Sim, profi, a confusão teve efeitos. 3meses depois dessa visita de boa vizinhança o wordpress simplesmente travou minha senha e nunca mais destravou. Hoje sou inquilina no google, até quando? Eu me pergunto todos os dias.

    1. O melhor, caríssima Confrada, é ir lá pedir perdão de joelhos, já levando as tampinhas de Crush, para evitar tal trabalho aos irmãos do glorioso North. E, para melhor efeito e demonstração de humildade, vá de transporte público (assim não precisa tirar os adesivos do carro). Mas, ao chegar lá, tome muito cuidado com o Polônio, segundo Shakespeare, ele tem o mau hábito de ficar atrás das cortinas, bisbilhotando.

  7. Nobres Confrades

    Ao acessar este sitio, Dei de cara com o titulo “A Carta de Ervália”. Logo pensei em erval, aquele canteirinho de ervas que se cultiva em casas e apertamentos ops, apartamentos.
    Achei que a distinta carta era aquela redigida pelo bom dePUTAdo Osmarmota… Ops, Osmar Terra que iria calar a boca daquele presidente tupamaro e mandar acabar com a farra da cannabis.

    http://www.aldeiagaulesa.net/2013/11/brasil-envia-comitiva-para-tentar-frear.html#.Unuu5_kheM8
    http://www.aldeiagaulesa.net/2013/11/a-malandragem-do-deputado-osmar-terra.html#.Unuu7_kheM8

    Me desculpem confrades, é que Já estou com a cara cheia de vodka devido as comemorações do aniversario da revolução!

    ♫♫Bem unido façamos,
    Nesta luta final,
    Uma terra sem amos
    A Internacional♫

    Auauvissaras!

  8. Bravo! Ces’t magnifique! 3 vivas ao Marquês: Hyp hyp…

    Que cadênscia, que pungênscia, que sapiênscia!

    Confesso-vos rubicundo, turbado e toldado pelas inebriantes ponderações deste excelsior titã do pensamento ora apresentado em nosso amado sictio.

    Concentre-mo-nos hommens bons; macte animo sic itur ad astra!

    A aurora bolchevista? Há: Parturient montes nascetur ridiculus mus. Hão de tremer ante o levanthe dos varões de nobre estyrpe! Acicatemos ferrabrases aa onagra bulgara!

    Ao combacte!
    Delenda dilma
    Eng.A.P.

  9. Detenho-me, como de praxe, nas costumeiras sapientíssimas palavras de Mestre Hariovaldo Prado.

    Hoje, para o deleite dos confrades, ao bom senso e à erudição tradicionais, agregou-se o esplêndido testemunho de um legítimo remanescente das elites de raiz lusitana.

    Das proveitosas citações na língua das línguas à invergastável índole dos que têm o azul a fluir aos vasos, tudo remonta ao glorioso passado da brava gente navegadora.

    Passado que em breve far-se-á presente, pelas honradas e prósperas mãos de gente como o honrado Marquês, que, de Ervália ao mundo verdadeiramente probo e cristão, concedeu-nos a graça por suas belas palavras!

    Alvíssaras, ao quadrado!

  10. ♫ Então o Gerry Aidimim tentou dar o “golpe do João sem Braço” e caiu do cavalo! Impressionante, mas a tucanalha luta até o fim e não deixa de usar nenhum trambique que ao menos adie o seu (dela) inevitável fim – a lata de lixo da História. Milagre ter pego uma juíza que cumpre e não frauda a lei. Processo contra cartel formado por UMA só empresa! Essa foi boa; mostra como essa corja perdeu totalmente a pouca vergonha que tinha na cara…

    1. Confrade Jimmy

      “…como essa corja perdeu totalmente a pouca vergonha que tinha na cara…””

      Não se perde oque nunca se teve.

      Quando se abrir a caixa de pandora só São Serapião sabe que pode sair de dentro…

      Caiu o rei, caiu a torre só falta cair o bispo.

      Saudações Sonha e serás livre de espírito… luta e serás livre na vida.
      (Che Guevara)

    2. Caríssimo confrade, consta agora que terão de providenciar outro destino para a tucanalha, dizem que os tais roubaram a lata de lixo da história, e de tal forma a ocultaram, que só vão lá ter aqueles que para tanto paguem o pedágio… Há que desembolsar até mesmo para mandá-los ao lugar ao qual pertencem por direito, caso contrário ficarão por aqui mesmo, infernizando!

  11. Nosso candidato dos homens bons a serviço da alegria desponta:

    Cedo para uns, tarde para outros: Aécio quer o vôlei no governo do Rio

    Jornal do Brasil

    O senador Aécio Neves confundiu Copa do Mundo e Olimpíadas com carência de professores nas escolas, falta de remédios e leitos nos hospitais e deficiência na segurança pública, e lançou um ex-jogador a candidato a governador do Rio. Para ele continuam sendo as festas o objetivo fundamental de viver no Rio de Janeiro -- é uma brincadeira.”

    Está pavimentado o caminho do bom homem ao planalto.

    Desta vez, vamos.

  12. Nobre Mestre dos Cultos Cafeicultores,

    Assoberba-me o malogro do matrimônio
    Do Vampiro Macambúzio, o ermitão
    Com o Fauno das Alterosas, o meninão
    Para salvá-lo nem mesmo Santo Antônio.

    É compreensível tal hesitação
    Característica típica do ermitão,

    Afinal, abundans cautela non nocet.
    Para obter um legítimo café au lait.

    Se teimar em não arredar o pé
    Corre o risco do Vampiro ficar só
    Abdicando da união dó café
    Com o mais puro leite em pó.

  13. Pequeno Garoto, pastor cristão, ensandecido, rasga em pleno plenário jornal The Globe dos bons irmãos de bens do mar:

    1. Onde está a nossa impoluta SIP -- a Sociedade Interamericana de Prensa -- que não leva ao pelourinho esse tresloucado que fere o patrimônio criado por nosso “colega” o Roberto e rasga de forma afrontosa sua folha em público??? Deus meus, onde estamos quando nem o Otavinho de alevanta em urros de protesto!!! Serás que todo esse silêncio por tal afronta lesa-jornal é por causa do ECA??? Salve-nos Serapião que a coisa tá feia….

      1. nobre senhor,
        imphormo que o Otavinho que declinas em V. coment,
        não urra mais.
        contratou um “rola bosta” para isto.
        e,
        çerra c-o-n-t-i-n-u-a 45

  14. Não obstante os percalços da faina que hoje os serviçais da minha humilde mansão insistiram acentuar (pois não é que estão a exigir pagamento pelas alegres horas que para mim trabalham??? … oh ingratidão … além de comer do bem e do melhor de tudo o quanto sobra de nossa humilde mesa, ainda se jactam de pertencer a uma tal de “nova classe média”), somente agora tive a ventura de reencontrar-me com esse classicismo literário, emplumado na mais fina verve.
    É o mais fino libelo ante o despautério desgoverno bolchevista que nos assola.
    Às armas, confrades, é nosso único recurso.
    Alvíssaras.

  15. Prezado Mestre:

    Fui visitar o nobre confrade Jean-Pierre e ele estava mais animado, vistoriando o trabalho de duas mucamas que lavavam o carro de passeio da família.

    Uma pobre moça de Ervália ficou sentada na frente de meu humilde carro e eu resolvi seguir o exemplo da generosidade do nobre professor e dos demais confrades deste sítio, acolhendo a desamparada.

  16. Sapiente Mestre,

    Seu afã de compartilhar sabedoria com os confrades nesse douto sítio, reservado apenas para almas de escol, nos brinda com essa missiva do nobre Marquis. Brindemos às palavras deste luminar das ciências políticas.

    Concordo plenamente com o confrade, aproxima-se o ocaso da malta que ousou conspurcar com sua presença infame os salões de palácio, onde somente homens de bem da mais pura estirpe podem se acomodar.

    De minha villa em Capri acompanho estarrecido os episódios da desgovernança da eslava que enganou nosso ingênuo povo com sua língua melíflua e mentirosa, colocando sob suspeita a todos nós, probos guardiões da virtude do povo e das riquezas da nação.

    Condenado ao exílio pelo ascenso ao poder do hirsuto anfíbio, me vi obrigado a interromper minha missão histórica de auxiliar o populacho ignaro, servindo-lhe como exemplo de como vive um homem civilizado e culto. Carreira brilhante interrompida pelas intrigas dos bolcheviques ensandecidos.

    Não temais confrades! Conto com vossa coragem no valoroso embate contra as forças da escuridão, que ora ocupam nosso lugar direito. Aguardo ansioso o momento da vitória sobre a rubra súcia para ser novamente acolhido por essa terra generosa.

    1. Respingam ainda sobre minha mente suas sábias, tépidas e belas palavras, Sr. Conde. E eu recebo-as como um náufrago em deserto receberia gotas d´água para mitigação da inevitável sede.

      Realmente, está posta mais uma prova do elevado nível dos confrades do privilegiado espaço virtual (e virtuoso) concebido e dirigido pelo E. Professor Hariovaldo.

      Os dias dos usurpadores do poder real estão contados.

      Regozije-mo-nos, pois, à farta, que a ocasião faz por merecer!

  17. Preclaro professor D’Almeida Prado, demais confrades da massa cheirosa,

    Sim, com esta e-missiva sentimos-nos estimulacdos e apoiados em nossa lucta contra tudo iscto que ahí está. Está chegando a hora de voltar a marchar as famíglias com Deos pela democraccia, esctimulando assim outros a marcharem também.

    Em primeiro lugar é neccessária a prisão de Dirceo, o cão de guarda dos infernos vermelhos. Sem dúvida há o dedo de Dirceo nestas accusacções, falsas por óbvio, de desvio de dinheiros do transporcte público sobre trilhos para pessoas e partidos de bem.

    Também vejo o dedo de Dirceo na condenacção do jovem Paulo. Pelo jeito a justiça se acha na obrigacção de condenar a todos por dominio dos factos. É necessário o essetêéfe firmar jurisprudencia para que não haja insegurancça jurídicca, sem prova só os 4ps.

    Mas não temos descanso. O poste agora quer lançar as abjectas cotas para os concursos públicos e para o congresso naccional. Somos favoráveis ao méricto, quem tem ou pode captar 3 milhões (o menor custo de campanha dos eleitos), juncto às pessoas de bens, para sua campanha à câmara federal não deve ficar a mercê de restricções absurdas ao livre mercado. Assim como é uma injusticça às pessoas que ficam anos dedicados exclusivamente a se preparar para os conccursos.

    Obrigado Jean-Pierre-George de Lamourette-Courbeaux-Chablis pela epístola de apoio, mas a lucta será longa!!

  18. Confrades,

    hoje o Diário dos Homens de Bens, o mais vendido do Brasil, nos deu uma aula de “elipse” em sua manchete de capa, tentando poupar o prefeito turco-comunista de tudo que aí está.

    “Prefeito sabia de tudo, diz fiscal preso, em gravação”.

    Segundo algumas definições, elipse é bem explicado assim:
    “Elipse é a supressão de uma palavra facilmente subentendida. Consiste da omissão de um termo facilmente identificável pelo contexto ou por elementos gramaticais presentes na frase com a intenção de tornar o texto mais conciso e elegante.” (Wikpedia).

    Embora todos sabem quem é o responsável pela corrupção solta na prefeitura, com bem explicou hoje o imortal, é mister dar nomes aos bois. Esperamos um “erramos” do diário.

    http://revistaforum.com.br/blogdorovai/2013/11/08/folha-de-s-paulo-erra-para-induzir-leitor-a-acreditar-que-haddad-tem-envolvimento-em-esquema-de-corrupcao/

      1. Bom noite.

        Amigo Causa-me Espécie!:

        Haja vista ser a “Folha, um Jornal que Não Dá Para Ler“, sugiro a seguinte enquete, sobre a finalidade deste coprólito:

        • Papel de Enrolar Prego;
        • Papel de Enrolar Peixe;
        • Papel de Enrolar Otário; e
        • Todas as Alternativas São Verdadeiras.¹

        ¹ Publicada, hoje, no CAf.

        Saudações “Dilma, Manda Logo o Marco Civil Goela Abaixo da Globo. Globo, o de Sempre: Mostra o DARF, Safa“.
        Morvan, Usuário Linux #433640. Seja Legal; seja Livre. Use Linux.

  19. Prezados e prezadas
    Ainda em extase apos leitura desta missiva… “ principio teologico da pobreza”… Finalmente alguem que compartilha das minhas conviccoes.
    E tenho dito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *