O complexo de vira-latas que assola a Nação

brazilian kind

Nelson Rodrigues, um dos mais festejados de nossos cronistas do cotidiano de vida dos Estados Unidos do Brazil cunhou a frase deu foros de verdade duradoura a uma das piores síndromes psicológicas que afetam boa parte da população desta sofrida América do Sul ao definir nossa inferioridade por “complexo de vira-latas”.

É claro que o jornalista e teatrólogo falava da gente ignara, petralhas e adjacências, da senzala e da ralé que o nosso louvado Élio chama de “andar de baixo” ou “patuleia”. Nós, os bons homens da…nação nunca tivemos problemas com nossa superioridade e nosso pré-domínio sobre o PIB nacional.

Mas, não é que vez por outra o tal complexo ressurge de forma insistente como a tentar dominar esse povaréu numa espécie de apelo a que ele se revolte contra nós outros em busca de uma tal de justiça social que tem cara e jeito comunista!

Nesta semana, aquela Senhôra que chefiou o golpe de Estado das maquininhas do Peluso em 2010 e hoje ocupa indevidamente a chefia do Estado e prepotentemente se intitula PresidentA da República vai dar curso a esse complexo e perturbar os bons homens e ricas mulheres da nossa exuberante e pujante Europa e o moreninho do North em busca de apoio a uma tal Rio+20.

E explico onde está o complexo invocando história passada na capital baiana, Salvador, há algumas décadas envolvendo um dos nossos bons homens, então proprietário de um famoso jornal da terra do comunista Jorge Amado: o progressista empresário-sinhozinho ao ser informado que seus capachos estavam para comprar um equipamento off-Set para seu jornal os admoestou pela insignificância com que agiam:  “por que não comprar logo uma off-cinquenta ou uma off-cem ou até uma off-mil e ficar nessa merreca de off-sete”.

Vejam nobres confrades de bem guardados valores e posses a que ponto chegamos revivendo agora o complexo denunciado por Nelson Rodrigues! Quando este País que poderia hospedar a Rio + 70 ou Rio + 90 vai se contentando com uma furreca da tal de Rio +20 perdendo oportunidade de valorizar nossa bolsa, nossos ganhos e nosso patrimônio tudo por conta desse miserável complexo.

E mais. Intrometida como só ela, Aquela Senhôra já não se faz de rogada e vai meter o bedelho num tal de G-20 quando deveria fazê-lo, isto sim, no G-208 ou no G-905 quebrando essa fixação lulocomunochavista de tudo ser “vinte”.

O que será que deu nessa gente que não ouve os conselhos de nosso Dom Zezénho da Mooca e abandona de vez esse modelo ultrapassado de vida que já deu o que tinha dar e hoje joga o país no buraco sem fundo da recessão, do déficit astronômico, das reservas internacionais que não existem e por aí afora???

Acho que tá na hora de chamar de volta aquel´outro Nelson e invocar São Bornhausen para endireitar as coisas por aqui.

Facebook Comments Box
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *