Em algum lugar do passado

Homenagem àqueles que como FHC trabalharam duro para colocar o Brasil no rumo.

Facebook Comments Box
Compartilhar

6 thoughts on “Em algum lugar do passado

  1. venerável tio hari,
    eu também tenho saudades:
    Editorial de “O Globo” do dia 02 de abril de 1964:

    “Ressurge a Democracia”

    Vive a Nação dias gloriosos. Porque souberam unir-se todos os patriotas, independentemente de vinculações políticas, simpatias ou opinião sobre problemas isolados, para salvar o que é essencial: a democracia, a lei e a ordem. Graças à decisão e ao heroísmo das Forças Armadas, que obedientes a seus chefes demonstraram a falta de visão dos que tentavam destruir a hierarquia e a disciplina, o Brasil livrou-se do Governo irresponsável, que insistia em arrastá-lo para rumos contrários à sua vocação e tradições.

    Como dizíamos, no editorial de anteontem, a legalidade não poderia ser a garantia da subversão, a escora dos agitadores, o anteparo da desordem. Em nome da legalidade, não seria legítimo admitir o assassínio das instituições, como se vinha fazendo, diante da Nação horrorizada.

    Agora, o Congresso dará o remédio constitucional à situação existente, para que o País continue sua marcha em direção a seu grande destino, sem que os direitos individuais sejam afetados, sem que as liberdades públicas desapareçam, sem que o poder do Estado volte a ser usado em favor da desordem, da indisciplina e de tudo aquilo que nos estava a levar à anarquia e ao comunismo.
    Poderemos, desde hoje, encarar o futuro confiantemente, certos, enfim, de que todos os nossos problemas terão soluções, pois os negócios públicos não mais serão geridos com má-fé, demagogia e insensatez.
    http://acertodecontas.blog.br/politica/editorial-do-jornal-o-globo-de-2-de-abril-de-1964-celebrando-o-golpe-militar/

    1. Digníssimo confrade,

      Ao som da música tema, devo confessar, quase verti lágrimas!! Obrigado confrade pelos bons momentos!!

      Aproveitando a oportunidade, professor Hariovaldo, devemos a 31 de Março instituir neste sítio o Dia Nacional da Redentora, com Deus e a família, pela democracia. Além dos brilhantes editoriais da época, como o reproduzido acima, acho pertinente reproduzir outros editoriais, marcantes, que se seguiram durante aqueles anos platinados da imprensa livre.

      Podemos também comemorar o dia do perdão aos pecadores, a auto-altruista lei da anistia. Lei que os comunistas negam-se a reconhecer como um gesto reconciliação mas que teve na imprensa livre, inclusive por editoriais, um dos pilares de sua democrática imposição. O acórdão do essetêéfe sobre este tema, enobrece a data magna da democracia e alegraria ainda mais o dia.

      1. Confrades, excelente ideia. Fazer uma homenagem especial no dia 31/março, antes que um aventureiro lance mão e o faça em 25/outubro, dia em que os bolcheviques (originais) tomaram o poder na Rússia.

  2. Caríssimo Professor Hari,
    Seu texto levou-me a recordar tempos felizes, e, como!
    Na época, estudava em colégio interno, o Colégio São Domingos -- em Poços de Caldas/MG -- um colégio comunista, claro, dominado por freiras e freis dominicanos. Na ocasião, pais de meninas paulistas, como eu, foram nos buscar correndo, com medo do estado de sítio!Lembro-me que a “gloriosa” proporcionou-nos muitos dias de férias o que foi, um verdadeiro regalo do tempo! Alvíssaras!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *