Editorial conjunto: Hora de exercer a autoridade

De regresso da China, onde deve ter tido a oportunidade de refletir sobre a enorme responsabilidade que lhe pesa sobre os ombros desde que passou a governar livre dos inconvenientes da interinidade, o presidente Michel Temer não poderá mais fugir da escolha que o atormenta: colocar sua autoridade a serviço da recuperação política, econômica e moral do País, tarefa com a qual mais de uma vez se declarou comprometido, ou continuar cedendo aos interesses e conveniências eleitorais de muitos dos que o cercam, principalmente seus correligionários do PMDB.

As perspectivas são preocupantes. O noticiário de ontem já destacava a pressão que se prepara entre seus aliados para convencê-lo a adiar o envio da proposta de reforma da Previdência ao Congresso para depois do segundo turno das eleições municipais. O motivo: esse tema pode prejudicar o desempenho nas urnas dos candidatos do PMDB e aliados. Além de adiar o início da discussão de um dos pontos fundamentais do programa de saneamento das finanças públicas, o que se deseja sugerir a Temer é uma artimanha de natureza eleiçoeira comparável, nos objetivos, ao estelionato eleitoral que Dilma Rousseff cometeu para se reeleger.

Em benefício dos brasileiros sufocados pelo desastre econômico que o populismo lulopetista provocou, ressalve-se que Michel Temer merece o crédito de ter-se cercado de uma competente equipe econômica, cuja atuação começa a produzir sinais, ainda muito tímidos, de recuperação da confiança dos agentes econômicos, fator essencial para a retomada dos investimentos. A reversão da crise, no entanto, depende de medidas rigorosas que contenham eficazmente a desenfreada gastança populista que a provocou. São medidas impopulares e que por isso já estão sendo cinicamente exploradas pela irresponsável oposição lulopetista, que acusa o “governo sem voto” de Temer de estar a serviço dos interesses da elite conservadora.

Se efetivamente acreditam, como afirmam, na necessidade de medidas duras de saneamento das contas públicas e de incentivo à retomada do crescimento econômico, os políticos aliados de Temer, a começar por seus ministros, têm a obrigação de apresentar os argumentos do governo à população, de convencer os brasileiros de que tempos difíceis exigem medidas duras. No caso da Previdência, por exemplo, trata-se de explicar o óbvio: com a progressiva mudança do perfil etário da população, que resulta em crescente aumento de aposentados e pensionistas em relação aos trabalhadores ativos que sustentam financeiramente o sistema, este acumula um déficit que resultará, a médio prazo, na inexistência de dinheiro suficiente para pagar aposentarias e pensões.

É preciso, portanto, que os políticos que hoje estão no governo se preocupem mais com o futuro do País do que com os argumentos que a oposição possa usar na eleição municipal. A oposição está fazendo o seu papel, que naturalmente terá algum reflexo no debate eleitoral, mas seus argumentos só prevalecerão se os governistas não tiverem coragem e competência para contraditá-los. Afinal, acreditam ou não no que dizem que estão fazendo? A desculpa usada por gente ligada a Temer para empurrar com a barriga o envio ao Congresso do projeto de reforma da Previdência e de outras medidas polêmicas revela bem a qualidade de homens públicos que não têm o menor escrúpulo de priorizar seus interesses pessoais e partidários em prejuízo da verdadeira prioridade que o momento impõe: o combate sem trégua à crise. A opinião desses aliados, no entanto, não pode prevalecer num governo que se apresenta como comprometido com a reconstrução das bases para o crescimento e para o bem-estar dos brasileiros.

Michel Temer é um político experiente e hábil e certamente sabe onde pisa. Exerce agora um mandato presidencial legítimo e projeta uma imagem muito distinta do modelo populista com o qual o lulopetismo e seus adeptos seduziram muitos brasileiros. Precisará de coragem para livrar-se dos interesses políticos menores, surpreender os brasileiros que hoje não o admiram e consagrar-se como o presidente da República que devolveu a esperança a seu povo.

Facebook Comments Box
Compartilhar

46 thoughts on “Editorial conjunto: Hora de exercer a autoridade

  1. Alvíssaras! Não sabia que os editoriais do Estadão eram da lavra do professor! O conteúdo e o estilo são seus, sem tirar nem por. Se não for esse o caso, hora de faturar algum pelo plágio.

  2. Bom dia.

    Magister Hari e demais sicários dos Temerosos.

    Na China (mandei-o várias vezes à China; sujeito bem mandado!), onde nem apareceu seu [dele, do gol, pista] nome, na Reunião do G-20, para evitar a enxurrada de chines@s a abraçá-lo, Temerário proferiu a felicíssima sentença (uma sentença “de morte”, sem dúvida):

    “… O desenvolvimento verdadeiramente sustentável deve integrar, de forma consistente, as vertentes econômica, social e ambiental de nossas políticas.

    Cumpre ressaltar que, além das vertentes econômica e social, o desenvolvimento sustentável inclui também o pilar ambiental.”.

    Impossível não evocar a líder [Sá]Fadinha da Floresta. A mesma estilística, a mesma felicidade no imaginático e no sonhático.
    Fico imaginando como pudemos viver até ora sem estas sábias e platitudinais palavras?

    Saudações “#ForaTemerGolpsista; escrache os golpistas. Cada um que votou pelo golpe tem um acerto com a história“,
    Morvan, Usuário GNU-Linux #433640. Seja Legal; seja Livre. Use GNU-Linux.

    1. Caro Morvan,

      “… O desenvolvimento verdadeiramente sustentável deve integrar, de forma consistente, as vertentes econômica, social e ambiental de nossas políticas.

      Cumpre ressaltar que, além das vertentes econômica e social, o desenvolvimento sustentável inclui também o pilar ambiental.”.

      Esse discurso certamente é phruto da alta cultura dos próceres probos do entorno palacciano, como os jêneos, quadrilha, je-déu e m. phranco, retirado da phamosa e culta tabela philosophal de expressões e frases que permitem um discurso jeneal com dezenas de alternativas sem phirmar qualquer compromisso.
      O discurso poderia ter sido, por exemplo:

      “O verdadeiro desenvolvimento deve sustentar as vertentes de nossas políticas ambientais consistentes de forma a integrar o social com a economia.

      Ressalta fazer cumprir as vertentes econômicas e sociais para além do ambiente que sustenta o pilar do desenvolvimento.”

      Um discurso jeneal, digno de phigurar no Febeapá de nosso querido mestre Stanilau Ponte Preta.

      Quase phui às lágrimas.

      1. Boa tarde.

        Ramsés (6 de setembro de 2016 at 12:35):

        “… Um discurso jeneal, digno de phigurar no Febeapá de nosso querido mestre Stanilau Ponte Preta..”.

        Discurso Imaginático; Performático, Sonhático.
        Caro Ramsés, tirando também do Editorial ‘Cujunto’ dos magnânimos Hari e do Catatonicão:

        “… surpreender os brasileiros que hoje não o admiram e consagrar-se como o presidente da República que devolveu a esperança a seu povo..”.

        Tem um jeito de ele se consagrar, irremediavelmente (e nem precisa devolver a esperança; só o que não lhe pertence, o mandato): Fora, Gol, Pista.

        Saudações “#ForaTemerGolpsista; escrache os golpistas. Cada um que votou pelo golpe tem um acerto com a história“,
        Morvan, Usuário GNU-Linux #433640. Seja Legal; seja Livre. Use GNU-Linux.

  3. O nobre professor Hariovaldo não poderia ter dito melhor. Temos de tirar nossos elegantes chapéus para tão corretas palavras do jornal Província de São Paulo. Nossos porta-vozes astutamente perceberam que a ralé comunista pretende injustamente acusar o varão Temer de ser um governante sem voto a serviço da elite. Preposterous!!!

    Que essa corja de difamadores seja combatida ferozmente pelas corajosas tropas das SS paulistas (doravante chamadas de SS SSP).

    Chicote nos comunas!

    Todo poder ao mercado!

    Que assim seja!

  4. Mestre,

    Nos livros de História do Brasil a gente encontra: ” A elite e os militares golpearam o presidente Jango Goulart” e a mídia estava nas sombras, e no golpe de 2016 , encontraremos:” A mídia e a Zelite golpearam a presidente Dilma Rousseff, e os milicos estavam nas sombras”. O editorial do Estadinho golpista faz sentido. E viva a democratura dos tucanos fascistas

  5. Um grande editorialista o insigne professor Hariovaldo de Almeida Prado. Somente um bom homem branco de bens é capaz de tecer tal documento histórico. A famiglia Mesquita mais uma vez comprova que está do lado que todos esperam. De onde nunca saiu, desde quando apoiou o golpe militar de 15/11, como justa punição para os que ousaram subtrair o patrimônio dos barões do café, com aquela tal de Lei Áurea.

  6. Mas não é possiível: essa turma está lendo muito o nosso blogue. Só quero ver a cara do nosso insigne confrade Fabri. Ora aqui em Génova por estar um friozinho eu bebi uma garapa mas não subiu à cabeça, o que eu li é real, nós somos a modernidade, amen? Vá lá agora “alguém” chamar isto de “bloguinho”. Os jornalinhos é se pautam por nós.

  7. Caro Profi, colegas,

    é um orgulho saber que participo do santo sítio. Sobretudo, depois do magnifico editorial do NOSSO prof. Hariovaldo neste meio de comunicação isento.

    Parabéns profi! O senhor merece “ficar com todos os louros”.

  8. Poha tio Hari,
    Em conjunto com esse jornal não. De jeito nenhum!
    Os cara são phraquino. Só querem pegar uma carona na sua phama!
    Hoje eles pedem essa mãozinha. Amanhã querem o Banco do Brasil.
    Pior que eles só o globobo.
    Sai phora tio Hari. Esse povo é só preju.

  9. Abençoado prophessor Doutor D’Almeida Prado, torcida 7x1, movimento cívico pelo auxílio no paletó,

    Parabéns Prophessor, palavras que cobrem espte síptio de orgulho !! Me lembrou hum pouco o grande editorial “Ressurge a Democracia” com aquela valorização das certezas próprias que as torna valores universaes.

    Pena que apareceu em hum jornal, de pessoas de bem, mas meio obscuro ! Nossas idéias precisam de claridade, poes absorvem muita luz devido a sua natureza incôndita e autocentrica, que precisa mesclar conceitos para ressigniphicar princípios sem transparecer propósitos deixando assim em aberto o valor da paga ! Em resumo
    Vive a Nação dias gloriosos !

    Teria maior repercussão publicada primeiramente no síptio !

    1. Acho até que os Doutores çErra e Tancredo não tirariam ou oporiam huma única vírgula, tal a conphluência de propósitos das pessoas que pensam em uníssono. Sem dúvida hum artigo com simpatia poes com amor sae muito maes caro.

  10. Este editatorial conjunto é mais uma cusparada do Dr.. Professor Prado na face ensanguentada dos democratas desta nação, e lê-lo neste dia da pátria só me provoca desgosto e convulsões estomacais.

    WTF! Dr.professor Prado? O Dr. Professor e seus amiguinhos maçons demoníacos serão julgados pelo Dr. Senhor nosso Deus e arderão no quinto dos infernos por conspirarem contra os mais humildes.

    Sds, RFF.

      1. Pois saiba o Dr. Cel.que eu sempre fui um democrata cristão livre pensador, e o saudoso Dr.. Mario Covas me convenceu a serrar fileiras no então nobre MDB com o Dr.. F. Montoro e mais tarde no valoroso PSDB.

        Se ser acusado de ser mortadela significa que eu defendo os pobres e oprimidos deste país, então o Dr.. Fique a vontade.

        Senti a ira dos jumentos intelectuais no sitio do honrado Dr. Reinaldo Azevedo por parte de uma corja de analfabetos mentais que não suportam e toleram as diferenças e de lá me retirei após anos de independência das minhas convicções.

        Se o mesmo acontecer aqui neste bloguinho, seguirei em frente da mesma forma, independente do Dr..e alguns de seus pares não perceberem o realismo fantástico absurdo que permeia este sitiozinho maçom e reacionário do Dr. Prado.

        Assim como o Dr. Cel. Facistoide, eu também possuo a percepção de julgar pela capa um livro velho, e sem duvida o Dr. Também se parece um Stalin da reserva remunerada.

        Sds, RFF.

          1. Este Doutor Eymael com esta cara de pastel @Dra.Heidi Maria das quadrinhas,se aproveitou de um momento nacional para se apropriar da valorosa e histórica legenda democrata cristã,este cidadão não representa meus ideiais,é um fazedor de campanhas e arrecadador de fundos falastrãoe inutíl.O que ele fez pela mítica legenda?Transformou em piada nas bocas de Matilde.

            Sds,RFF.

            1. Sr. Phabri Philho,

              Sob a inspiração do G.A.U., do Golbery, do do grande filho da pátria, Fê Gagá Cê, e do traíra Judas do Jaburú, Rouberto, o Jépherson, tomou o PTB, Çerra, o Entregão, Aidemim, e oitros homens de bens, tomaram o Partido Só De Bens, os homens-de-preto amigos do grau 33 tomaram o governo na cara dura phurtando apenas 54 milhões de voctos do populacho, e oitros homens de preto pós graduados no bom North, embora o dereito de lá nada tenha com o dereito de cá, de inspiração romana, somados a algumas boas múmias velhas de togas pretas, tomaram o phoder jurássico.
              Em suma, tá tudo tomado.
              À gentalha só resta aprender a tratar essa gente boa de bens e muitos bens phans da camisa da pródiga CBPh.
              Em Phrança aprenderam nos idos de 1789 quando Mme. Marie Antoniette, àquela boa senhôra recatada e do lar, mandou-os comer brioches.

    1. Ilmo. Sr. Dr. Fabri.
      Leio e admiro seus escritos, mas não concordo com o desrespeitável tratamento de “maçons demoníacos”. São homens bons que desejam mudanças para manutenção das coisas como sempre foram, não conseguem e então fazem caridade no natal.

      1. O Doutor insiste na tese dos maçons caridosos,ora! Realmente vivem as voltas com festas beneficientes e jantares disso e daquilo,assim como os rotarianos e outros pau mandados dos sionistas e alienigenas do north,usam a capa falsa da bondade feita da entrega de migalhas para iludir os incautos e inocentes enquanto nas sombras sabotam a soberania da nação em favor do entreguismo a seus patrões,destroem qualquer projeto de independência nacional e cospem nos miseráveis e desprovidos,

        O diabo tem muitas faces e disfarces,e a pele de cordeiro é uma de suas preferidas,quem acredita na parolagem inutíl e na bondade fajuta dos maçons livres acredita até na legitimidade governo golpista do Doutor Michel Tumor.

        Sds,RFF.

        1. Doutor Ricardo Phabri não esptá em seus, dele, melhores momentos,

          …quem acredita na parolagem inutíl e na bondade fajuta dos maçons livres acredita até na legitimidade governo golpista do Doutor Michel Tumor.

          a bondade dos maçons acho que o Dr pode ter lá suas, dele, razões, mas chamar o governo de Doutor Michel de golpista envolve múltiplos erros !

          Primeiro o governo é do Doutor Dudu C’unha, o éthico, e não do mordomo do alvorada, o governo do Dr C’unha tem a legitimidade dada por votação direta de hum congresso de qualidade e superioridade moral dignas dos melhores parlamentos do mundo !

          Porphim se Dr C’unha cometeu algum erro a culpa não é dele, ele segue ao sopé da letra o que diz Jesus.com, e a culpa é de Deus.org que o ungiu ! Portanto ele é inimputável e não deve ser cassado !

  11. “Temer, a começar por seus ministros, têm a obrigação de apresentar os argumentos do governo à população, de convencer os brasileiros de que tempos difíceis exigem medidas duras”.

    Nós, os Pintos Brochados, temos uma longa parceria com o “Estadão e sempre apoiamos as “medidas duras” propostas pelo Jornal, ao tempo em que repudiávamos as “medidas moles” propostas pelos esquerdistas.
    .
    Em 04 de janeiro de 1.875 meu avô, Antônio Manso Pinto Brochado, dormiu na fila para adquirir o primeiro exemplar publicado ainda com o nome de “A Província de São Paulo” .
    .
    Foi uma paixão à primeira vista. Estava iniciado o caso de amor da nossa família com o tradicional jornal.

    Em 1932, com a derrota da revolução constitucionalista, meu pai, Simplício Simplório Pinto Brochado, acompanhou os Doutores Julio de Mesquita Filho e Francisco Mesquita no seu exílio em Portugal, só retornando ao Brasil em novembro de 1933.

    E assim, honrando a tradição dos Pintos Brochados, devo dizer da minha enorme satisfação diante da publicação desse editorial conjunto que sela a união inquebrantável dessas duas instituições poderosas e indispensáveis para o futuro do Brasil: o blog do Professor Hariovaldo e o “Estado de São Paulo”.

    Ao mesmo tempo, com dor no coração, devo repudiar o comentário do leitor Doutor Ricardo que assinala, in verbis:

    “Este editatorial conjunto é mais uma cusparada do Dr.. Professor Prado na face ensanguentada dos democratas desta nação, e lê-lo neste dia da pátria só me provoca desgosto e convulsões estomacais”.

    “WTF! Dr.professor Prado? O Dr. Professor e seus amiguinhos maçons demoníacos serão julgados pelo Dr. Senhor nosso Deus e arderão no quinto dos infernos por conspirarem contra os mais humildes”.

  12. Lágrimas se me vieram aos olhos e depois imbuí-me do mais puro ardor patriótico ao ler esta brilhante página editorial a permanecer para sempre na memória dos homens bons e das mulheres boas danação, em sua data magna.
    Viva nosso presidente Fora Temer!
    Sorry, periferia.

  13. Nobres Confrades

    Eis o que acabo de ler alhures:

    “Uma má política é como uma má medicina: pior que a própria doença. Falsos médicos para as mazelas da sociedade, iludem a sua incapacidade com uma falsa segurança dogmática própria da imbecilidade ou do oportunismo. São ambos de Temer. ”
    Foi aqui:
    http://resistir.info/v_carvalho/desinformacao.html

    Pergunto eu, pode uma coisa dessa?

  14. Abençoado prophessor Doutor D’Almeida Prado, torcida 7x1, movimento cívico “vãoparáq’essangriaê”,

    Doutor C’unha, por intermédio do marido de Marcela, deu indicações de que leu e vae se submeter às linhas mestras do nosso editorial. Após ser ovacionado e cantar embevecido o hino naceonal phoe entregar, pessoalmente, parte dos pré-sais aos phelizes proprietários que pagarão com os próprios recursos !

    Além de dar huma resposta que se coaduna com a linha do editorial prova o interesse do governo em passar a limpo a roubalheira na Petrossaura de onde phoram desviados recursos que são do povo brasileiro e que deveriam ser usados na educação, saúde e segurança ! Agora educação, saúde terão que receber cortes para que se possam pagar os juros da dívida, imphelismente a venda dos pré sais, tão apressada, não cobre estas despesas !

    1. Obrigado Doutor Mouro, gosto muito de curitiba, a delapção premiada de hoje está nos acervos da presidência desviados por Lulla, basta contar os talheres !!

      1. Vamos ver se emplaco hum terceiro rebolation em hum mesmo comentário. Phora Temer, Doutor Dudu pode phazer huma delapção premiada envolvendo taobém hum phaqueiro, escondido no pedalinho do tripléx !

  15. Ilmos. Srs.
    Que grosseria no discurso do chefe do Cobi.
    Falou em duas línguas mas nem citou o nome do presidente. Fora que ficou sem falar durante 23 segundos e com um leve sorriso. Porque ?

  16. Senhores e senhouras bellas, recaptadas e seguidoras de Marcella Antonieta,
    O desphile do 7 de septembro phoe hum retumbancte sucesso! Embora bello e recaptado, MiShell pode ouvir aclamacções constanctes ao seo nome o tempo todo!

    1. Sobre o FORA TEMER, bandeyra ora levanctada per huma minoriha antidemocráctica, espta será rapidamencte rephutada pel’o brilhancte publicitáreo do presidencte em ecxercíceo, o Elsinho Louco.. digo.. Mouco. P’ra combacter o FORA TEMER!, agora o mote será FORA LADRÃO!

      Genial!!! As possibilidades são imphinictas e vae comphundir os poucos adeptos do FORA TEMER! Poes agora não saberão maes se gritam:

      -- FORA TEMER LADRÃO!
      -- FORA LADRÃO TEMER!
      -- LADRÃO FORA TEMER!
      -- TEMER FORA LADRÃO!
      -- TEMER LADRÃO FORA!
      -- LADRÃO TEMER FORA!

      http://jornalggn.com.br/noticia/governistas-respondem-apoiadores-do-fora-temer-com-fora-ladrao

      1. Caro Doutor Marcio GM, calma lá com o andor, no aphã de ajudar podes estar simplesmente complicando a vida de nosso presidente phigurativo. Se Doutor Aécio souber que marido de Marcela tem hum Publicitáreo pode logo concluir que trata-se de hum Marqueteiro !!

        Sendo assim pode, erroneamente, pensar que marido de Marcela pretende se candidatar em 2018 ! E aê vae querer deixar a base e até votar contra Doutor C’unha !! O eslogam deve ser: Phora Temer, vice Aecim

  17. Abençoado prophessor Doutor D’Almeida Prado, torcida 7x1, movimentos cívicos pelo auxílio no paletó e “vãoparáq’essangriaê”,

    Prophessor sim “é hora de exercer a autoridade”, Doutor C’unha não deve se submeter a ao julgamento de hum congresso que é a imagem e semelhança d’ele próprio.

    Chega d’essa encenação, como administrador-sócio e, em consonância com o que diz a bíblia.ponto.org, Doutor C’unha, no exercício da autoridade da presidência, deve ser julgado inocente de tudo ispto que aê esptá ! Caso contrário vae levar consigo as melhores lembraças e as marcas de amor nos nossos, deles, lençóis…

  18. Ungido prophessor Doutor D’Almeida Prado, torcida 7x1, movimento cívico contra esta devassa judicial na CêBêèPhê,

    Prophessor, estou transtornado com espta completa phalcta de respeito !! Vejam só esptas tentativas de desestabilizar hum governo democrático com eleipções !! E Dr. Kojak que não toma providências !! Hum absurdo ! O marido de Marcela deveria exercer sua, dele, autoridade e proibir estes baderneiros dando huma entrevista no jornal naceonal !!
    https://secure.avaaz.org/po/brasil_fora_temer_64/?axXbhdb

  19. Phinalmencte! Alguém co’inteligêncea desvenda o mystéreo das vaeas ao interimno MiShell (interimno poes elle só guarda o lugar do presidencte C’unha, enquanto espte não é inoccentado pelos seos compars.. digo.. alliados). Mirian Leitoa, ex-urubulóloga ora prophecta da prosperydade, esclarecce que na verdade são vaeas contra a Dilma.

    Então tudo vae às mil maravilhas! A economiha phlorece, a corrupcção é escondid.. ou melhor.. combactidda, os unicórneos voltam a trotar phelizes por toda’a parcte e o povo ama nosso Chephe d’Estado MiShell Temeráreo.

    http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/miriam-leitao/2016/09/08/VAIAS-A-TEMER-SERAO-AMENIZADAS-QUANDO-ECONOMIA-MELHORAR.htm

  20. Aos poucos a gentalha e a ralé fétida está compreendendo a quem de fato e de direito pertence o poder que são os homens de bens e benz. Por isso fico feliz de ver pobres de direita digo pobres dignos protestando contra o petismo, os direitos “dos manos”(humanos), e a favor da reforma da previdência qualquer custo. É assim que se faz, nada de insubmissão. Aqui é a pátria do evangelho e da meritocracia. Por isso devemos respeitar os desígnios divinos, o karma e se esforçar para vencer na vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *