O lamento dos infelizes: juventude da gentalha chora sua miséria

Infelizmente temos que tolerar cada uma desses jovens transviados.

Facebook Comments Box
Compartilhar

70 thoughts on “O lamento dos infelizes: juventude da gentalha chora sua miséria

  1. Iphodíssimo mestre Hariovaldo!!
    Juro que eu não sabia que existiam pessoas que ainda não tem ‘Iphode’, ‘Ipad’ e que não moram em mansões!!!!

    Assinado:
    Paris Hilton

    1. Também não entendo porque os tais “desabrigados” não vão morar em sua casas de campo.
      Mesmo que temporariamente….

      Como gostam de chorar miserê, pô !!

      1. Essas pessoas deveriam providenciar para si a mais nova maravilha lançada pela Épol: o i-PIM! Exclusivo para terras tupiniquins, com aplicativos como a tapioca e o polvilho!

  2. Realmente lamentável… os meios de comunicação comprados com os petrodólares lullodilmistas e as propagandas que a parcela jovem da gentalha assistem fazem com que eles creiam que podem chegar a ascender às alturas que somente a elite bem-nascida pode atingir. iPhone, iPad,iPod , iMac, são bens que foram desenvolvidos específicamente para jovens belos(as) cultos(as),filhos dos homens e mulheres de bem, de bens e de Benz.
    Só lhes resta cantarolar essa musiquinha, que até lhes cai bem, enquanto usam sua internet discada nos seus computadores lentos , com monitores de tubo, mouse de bolinha e seus tocadores de fita cassete com fones de ouvido.

    Arre!

    1. Sir Robert, concordo plenamente com o Confrade.
      A patuléia tem que se contentar com os Rodstars ou TKRs da vida, e ficarem deveras contentes.
      Depois do desgoverno do Noveunhento qualquer um acha que pode ter um iPhone ou um e-MAC.
      Ai que saudades do Durkhein! Pela teoria desse homem bom, a sociedade deveria funcionar com solidariedade orgânica. Ou seja, cada um fazendo o seu papel para que o todo funcione bem. Assim, sempre terá que haver quem limpe os tapete persas de nossas humildes mansões de 3000 metros quadrados.
      Temos que voltar ao tempo de Ordem e Progresso. Viva Benjamin Constan (o francês, lógico). Temos que trazer de volta o positivismo como ordenador da sociedade tupiniquim!
      Mestre Hari, poderia compilar seus ensinamentos filosóficos para inaugurar uma nova escola de sociologia!!!

  3. Caro Hariovaldo, só tenho uma coisa a dizer para essa gentalha: Vocês que se danem!!

    Não tenho culpa que eles tenham nascido pobres e não tenham dinheiro para comprar os maravilhosos produtos que só a (cr)Apple consegue fazer.

    Att,

    Reinaldo Carvalho Cardoso Neto.
    Professor, filósofo, sociólogo e jornalista.

  4. Eu não tenho notebook ipad,iphone,ipod,ibook,etc… e só tenho um celular “Pai de santo” e me comunico com vocês da Lan House do Itaim Paulista e sou feliz!

    1. É senhor, Tiago, feliz daquele que não depende dessas traquitanas ao ponto de chegar ao desespero.
      Nossos caríssimos, civilizadíssimos, requetebueníssimos e nobilíssimos visitantes, por exemplo, caíram em tentação. (E noticiaram por aqui. Coisa mais anormal deixar-nos saber que esses fulanos pintam e bordam em terras tupiniquins!)

      http://oglobo.globo.com/cidades/sp/mat/2011/02/18/casal-de-espanhois-preso-ao-furtar-laptop-no-aeroporto-de-guarulhos-na-grande-sp-923829894.asp

    2. Silva,
      Ainda bem que o populacho se contenta com pouco!
      Já imaginou se quisessem todas as benesses que os homens de benz usufruem?
      Isto aqui viraria um Egypto, ou Bahrein!!!
      Ainda bem que não existe (pelo menos até onde meus conhecimentos de geografia vão) uma praça Tahrir aqui nesta nação de bana…digo de brasileiros ordeiros.
      Fique em paz com o acesso a internet de uma lan house! Faz bem caminhar de sua casa até a mesma.

      1. Tiago:
        Achar, qualquer um pode meu caro. Afinal, não paga imposto.
        Agora, uma coisa é sonhar, outra é a realidade.
        Nada contra os jovens do Itaim Paulista (aliás, creio, todos eleitores de D. José Chirico I, e do bom Alcaide taxab), mas querer que os mesmos tenham os aparelhos eletrônicos dos filhos da elite, aí já é demais!
        Entenda, de 4 em 4 anos nossos líderes precisam visitar estes redutos em busca dos votos da choldra. E assim os fazem.
        MAS, querer depois do sufrágio, igualdade…aí é com nossa querida Força Pública que, por certo, coloca ordem na cidade fundada por Anchieta.
        Faz 500 anos que é assim….e assim será por mais 500 anos, no mínimo. Mudar para que?

      1. Não sou ignorante apenas um pouco desapegado das coisas materiais,mas na minha modesta,porém brilhante opinião,os jovens do Itaim Paulista deve ter os mesmos aparelhos eletrônicos,e mais alguma coisa, que os jovens de Higienopólis possuem!
        A Juventude da Periferia tem mais é que reclamar pelos seus direitos!Falou mano!

  5. Prezados e prezadas,

    Que boa notícia… Essa turminha probrinha aí gostaria de ficar horas acessando as últimas notícias do BBB2011 e se comunicando via orkut; Miguxo pra lá e miguxo prá cá.
    As comunicações mais sofisticadas são usadas para assuntos elevados e democráticos…
    Viva o probo e ereto, ops, correto FHC que nos presenteou com o que há de mais “muderno”…
    Alvíssaras

    1. Oras Sr. Pinto cabisbaixo, como diz o ditado (em sua forma original) : “quem tem boca vaia Roma”, entre outras utilidades. Para bom entendedor meia lín..quero dizer, palavra…

  6. Profundamente consternado após assistir a esse lamentável desfile de carências do andar de baixo, fico acabrunhado pela saudade do tempo em que encontrávamnos por nossas alamedas e avenidas, as lindas “les enfants de Sion” ou, em nossos parques, “os meninos dos Jesuítas”, todos sem cantar a falta de IPod e 3G e entoando canções de louva-pátria daquela dupla gaucha. Eu também não tenho tais traquitanas e nem mesmo o guarda-roupas cheio de adesivos dos segundos finais do vídeo e não estou me lamentando por ser apenas um relés comendador de vastas terras e muitos benz. Mas, vai ver isso tudo se deve a essa turminha que, por culpa do excesso de libertinagem implantado pelo sapo barbudo de São Bernardo e pela rubra ruiva, anda fumando coisa estragada. Vai trabalhar cambada de vagabundos (mas isso depois de receber o salário mínimo de R$108,45 da enquete aí do lado)!!!. Alvíssaras!!!

    1. Caro Comendoador Phyntias.

      Longe de mim , querer ofender Vª Senhoria ; porem não achas R$108,45 seja dinheiro excessivo para a choldra?
      Tornar-se ão estroinas , com este valor avantajado para seus míseros dispêndios.
      Por mim , acho que 5 Kg de farinha , 2Kg de feijão , uma rapadura e 1 Lt da branquinha são a medida justa que os nossos serviçais percebam mensalmente , para poderem ter o prazer de servir-nos.

      1. Peraí, meu caro!
        Onde tá escrito “1 litro da branquinha”?
        Vai pagar do seu bolso, estafermo?
        Propaganda enganosa? Tu é parente do Çerra?

      2. Confrade .
        Não é bom dar alccol a choldra , vai que eles viciam e depois começam a atacar nossas adegas. Vou colocar cadeados nos armários .

      3. Caro confrade Meloso.
        Minhas caves estão sob proteção de pesados portões desde antanho.
        Os vapores etílicos possuem o dom de amaciar a alma destes desafortunados(por culpa exclusiva deles próprios) ; 1 golinho após 18 hs de trabalho ininterruptos restabelece suas forças , para o dia vindouro.

      4. Caros comentaristas, especialmente o Visconde: desde há muito, para minhas mucamas, mantenho fechados a cadeado com segredo intercamiável YGt-22, daqueles que mudam automaticamente a numeração, tipo iToken de um relés banquinho desses que há por aí ( que eu só uso mesmo o Credit Suisse e Geneve Bank). E funciona, pois não tenho notado falta de meu caviar de ovas negras nem do Dom Perignon…

    1. Nobilesco Emerson.
      O Estadão já publicou que foram os insurgentes que atacaram nossa querida Força Pública que, por não ter outra opção, colocaram ordem na manifestação.
      Se o Diário dos Mesquita publicou, é porque é verdade.
      E tenho dito!

  7. Preocupadíssimo Mestre:
    Essa gente votou “nela” agora que berrem bem alto.
    A minha preocupação neste momento é a situação financeira do Estadão que já demitiu um monte de gente boa, daqueles que falam mal do sem-dedo. Dizem que isso aí foi “trabalho feito” pelo olho gordo do Dirceu e da Salvatti.
    Por isso eu proponho que demos (epa) um giro com bolsa de solidariedade em favor dos Mesquitas. Que cada um de nós coloque a fundo perdido cem mil dólares e salvamos o bom nome dos homens de bem que se aliaram de pronto ao nosso Zezinho.
    Eu por mim desde já me comprometo a consultar a minha babalorixá que certamente vai quebrar essa mandinga artesanal de Sta Catarina feita com galinha de Sadia por curiosos incompetentes mas que está prejudicando a tão nobre família.
    Que seja o Sr. a abrir a conta num banco privado, desses que ajudaram o Serra, e todos nós havemos de cumprir o nosso dever.

    1. Caro confrade Magá (seria o senhor parente daquele homen bom baiano que já está com o criador).
      Será que nosso picolé cancelou a bolsa imprensalão que nosso presidente de nascença distribuia tão generosamente ?

      1. Ô Tê Melo: esse aí tá me cheirtando ser daquela família que tinha um banco que usava guarda-chuva. Não sei se é de seu tempo, mas é da época que cheguei da Mãe Russia quando ela deixou de ser CCCP, quer dizer, URSS…

  8. Youtubistico e melodioso mestre Hari .
    Que culpa temos nós , gente de alva tez e olhos azuis se a choldra é pobre e não pode comprar esses mimos tecnológicos ? Se querem chorar suas pitangas por que não reclamam da bulgara rubra e do sapão barbudo , afinal esta crise que aí esta é culpa de ambos . Tivessem elegido o Dr. Çerra e hoje eles viveriam em um país de primeiro mundo .Além do mais pobre não pode possuir telefones ou laptop , que treinem pombos correios ou mandem o moleque levar os recados .

  9. Eugênico Professor Hariovaldo,

    meu dia hoje vai ser daqueles. Agora no meu smartfhone vendo uma notícia de que a construção civil está no pleno emprego. Que coisa mais horrorosa. Onde vou encontrar jardineiros para cuidar de meus vasos? E ainda sabendo que a gentalha agora está na comunicação mobile. Realmente assim não dá, assim não pode.Vou embora prá Miami, aqui já era… país de gentalha.

    1. Mi estimado Don Jose: lá em mi España no hay muchachos guapos e “alienados” como se habla aca. Mi padre hoy me dijo que ellos son fructops del “sapito barbucho” yo lo creo. Y se creo!!!

    1. Que acinte!!
      Manetta2009, por acaso não sabeis que nós, leitores da filosofia hariovaldiana, não trabalhamos (muito menos nas horas vagas)?
      Vi o link indicado, e fiquei estarrecido!
      Ganhar R$ 2.000,00? O que vossa mercê acha? Que nós somos usuários do bolsa-família?
      Esta miséria não nos faz falta! Além disso, nós só lemos livros do naipe do “O País dos Petralhas”, do bom e moderado Uncle King.
      Faça-nos um favor: não venha mais aqui com estas indicações que são melhores indicada para o populacho.

    2. Seu Desbraçado do ano trasado,que bela sugestão,vou comprar vinte maravilhas dessas hoje mesmo.Alem de economizar R$2060,20 vou ganhar no mínimo R$32.349.25 por mês!Muito obrigado!Nisso eu acredito!!!!!!!

    3. Sr. deficiente:
      O “outro” cortou um dedo e chegou lá. O Sr. cortou um braço, quer chegar onde? Já está treinando para vigaro, vedendo livrecos de auto juda, depois começa a pedir votos?

  10. Stevejobíssimo Prof. Hariovaldo de Almeida Prado, Mcintoshissimos confrades,

    Meu saudoso avô sempre nos ensinava: contra o comunismo, é preciso estar sempre atento e preparado para qualquer coisa. Quem luta contra o comunismo não pode ser ingênuo. Não pode confiar nem nos publicitários.

    Por isso, não nos enganemos: esse clipe é parte de um plano malévolo para preparar corações e mentes para o comunismo ateu.

    O plano é o seguinte: com clipes como este, glamorizam a pobreza. Não ter os produtos da Apple deixa de ser uma tragédia e passa a ser algo divertido, com o qual se pode bringar. Assim, preparam o espírito da mocidade para contentar-se, no futuro, com a vida de agruras e miséria, que é tudo o que o bolchevismo pode oferecer.

    Que plano macabro!

    Que S. Serapião e minha Santa Bisavó nos protejam e iluminem o coraçãozinho inocente da juventude.

    1. TFPístico Confrade Plínio.
      Antes de mais nada, quero registrar a saudade que sentimos de seu querido avô.
      Sua ida para junto do Altíssimo, em 1995, resultou, além da ausência do Líder que era, na fragmentação da TFP enre Arautos do Evangelho, Aliança de Fátima e Fundadores da TFP. Será que havia escarlates infiltrados nas “barbas” de seu avô? Acredito que não. Foi a ausência dele que deixou desnorteados os seguidores.
      Dito isto, quero registrar meus agradecimentos pelo seu astuto comentário. Somente o Neto do digníssimo Plínio poderia entender as artimanhas do lulodilmismo quanto ao uso dos iPhohe, iPads e Iphodes da vida.
      Espero que Vossa Mercê possa, um dia, reunificar a TFP e colocar para correr de lá aqueles que praticaram a cizânia na edificante instituição fundada por seu avô.
      Poderias me responder a uma questiúncula: por que o Vaticano ainda não santificou seu avô???

    2. Confrade Plinio .
      Más não é isto que sempre pregamos ? Que a gentalha contente-se com seu meserê e viva conformada suas vidinhas de servos das elites !
      Por isso combatemos incansávelmente o sapão barbudo e sua bulgara fantochuda , pois por culpa de ambos a choldra está perdendo seu complexo de vira-latas e não aceita mais retirar os sapatos nos aéroportos mundo afora .

  11. E o “Professor Hari” continua apoiando o Serra, agora para a presidência do PSDB, no blog do Uncle King:

    #

    Professor Hari (19/02/2011 às 22:47):

    De um lado um candidato de 44 milhões de votos, ex-governador do principal estado da federação. De outro, um ex-senador oriundo de um estado onde o PSDB teve uma derrota avassaladora. E tem gente que ainda tem dúvidas sobre qual é a melhor opção.
    .
    A simples disputa entre o Doutor José Serra e o agora deputado Sérgio Guerra já é um desprestígio para Serra. Ele precisa ser conduzido à presidência do partido simplesmente por aclamação.
    .
    Sérgio Guerra demonstrou falta de grandeza e mesmo de compreensão do papel de presidente de grande partido político como o PSDB ao colocar-se a serviço de uma facção. Assim, sua permanência como presidente do partido pode incentivar a formação das perigosas ondas do divisionismo que ameaçam fazer soçobrar a nau tucana.
    .
    Os aecistas não precisam se preocupar. Serra tem, ao contrário de Guerra, uma noção clara das distinções evidentes entre, de um lado, o seu papel como presidente do partido e, de outro lado, os seus interesses como postulante ao mandato presidencial.

    1. Caro Vejófilo:
      Como não aplaudir tão douto comentário feito por Vossa Mercê no blog do Uncle King.
      Infelizmente, o moderador anda cortando meus comentários (não sei porque).
      Logo, fique o Confrade cumprimentado por aqui pela defesa do insígne D. José Chiriro I.

    2. E continuam repercutindo os comentários do Professor Hari no blog do Uncle King:

      Tem gente que não gostou:

      Sagarana (20/02/2011 às 10:07):

      Caro professor Hari, eu não votei no Serra, votei contra a Dilma. Por favor, me inclui fora dessa contabilidade desonesta. Honesto seria considerar a votação do Serra no primeiro turno.
      …….

      Mas tem gente que gostou e assina em baixo:

      John (20/02/2011 às 11:53):

      Professor Hari,
      .
      Assino embaixo.
      .
      Sabe quem não quer o Serra e FHC, além de outras lideranças fortes e reconhecidas do PSDB na condunção do partido? Os petralhas, simples assim. É mais fácil chutar cachorro morto do que um pitbull.
      .
      Serra é o nome mais forte que se tem hoje pra contrapor os petralhas.
      .
      Errou? errou. Mas aprendeu e mudou seu estilo, hoje eu aprovo sua condunção.
      .
      Fico impressionado a quantidade de comentários contra o Serra e que não propõe outro pra o lugar dele. Que o Serra é um nome de peso maior que o Sérgio Guerra, todos aqui sabemos.

  12. Bem-feito para essa gentalha que acreditou que as esmolas do populismo escarlate Lullodilmopetista poderia se contrapor à ordem natural das coisas e das sociedades. Aos poucos vão se dando conta armadilha terrível na qual foram lançados pelos vendedores da ilusão comunista. Acenderam nessas pobres almas, outrora humildes e conformadas, a febre do consumo. Em breve também perceberão que não têm Masseratis, Bentleys ou BMWs, e que com o bolsa-esmola só podem ter Unos Milles, Gols e Celtas sem ar-refrigerado. Nesse momento, se levantarão contra os vendedores de ilusões maximalistas e clamarão aos homens bons para que lhes restitua a modesta e estóica felicidade perdida. Alvíssaras!

  13. Gramofônico Professor Hari,

    Estive penetrando, ops, viajando a fim de congregar membros para Juventude Hariovaldiana. Ao assistir o lamentável vídeo, torna-se mais e mais imprescindível. Ainda há tempo de salvar estes meninos do dilmomarxismo!

  14. Professor Hariovaldo: embalado pelo clima criado com esse notável vídeo descoberto por Vossa Excelência, decidi-me hoje pela manhã quando o horário de verão não mais vigia, consertar minha torradeira para estar equiparado à jovem nação brazileira mostrada na fita. Pois não é que tudo deu errado. Comecei levando um choque de 220v por me esquecer que a coisa estava ainda conectada na tomada. Quando me recuperava da descarga elétrica, abri a tampa do aparelho e eis que de lá me sai uma barata de mais ou menos 9 centímetros, toda engalanada de seus nojentos pés, olhando pra mim como se fosse a figura exótica do Tiririca. Foi bater e valer: joguei longe a torradeira e cai de costas ao chão ao tentar correr do bicho nojento. Aí derrubei a mesa com todos os apetrechos do café da manhã. E para encerrar eu que não tenho IPod nem IPad, perdi minha torradeira e tudo por culpa daquele desgraçado que desceu de pau de arara e acabou por fazer desse país a terra dos empreeendedores. Empreendedores é a p…q…p… Socorro!!!!

    1. Chocado Sr. Luis Ignaro: fostes vítima de um raro efeito paradoxal da terapia do eletro choque. Todos sabem do uso de tais recursos para patologias que envolvem alucinações e coisas do gênero. No vosso caso surtiu efeito contrário, ao imaginar uma cucaracha de 9 cm (nem se deste ao trabalho de arredondar para 10 ou 5), que sabemos não existir. Além deste primeiro efeito colateral, parece também que sofrestes uma boiolice aguda correndo como “uma louca” do inofensivo inseto. Fique longe de tomadas e focinhos de porco por segurança. Amém.

    1. Quando ouço a expressão “pessoa(s) inocente(s)” em frases contendo os verbos “matar”, “ferir”, “atingir”, “agredir” e outros afins, sempre me ocorrem algumas dúvidas, essa em especial: se a pessoa não for inocente, então, vale tudo?
      Agora tenho uma dúvida a menos em minha vida. O próximo passo é definir: a) quem, com base em que e como é estabelecida a tal da “inocência” e b) em que ordem cronológica.
      Muito didático…

      1. Darling Hollysmoke,
        Eu sempre uso minha lógica caseira: se é pobre é culpado. Homens bons e mulheres boas são interminavelmente inocentes, mesmo que as evidências provem o contrário. É o direito divino serapiônico.
        O que se passou com a escrivã desnuda é uma exemplo de como os pobres unidos e desgovernados, sim pois estavam a mando da Rúbila -- note-se que o tal de Edu está de vermelho -- são a espécie selvagens, contraventores e líbidinosos. A moça desnuda não é originalmente loura e seu cabelo é chapinha.
        bj.
        PS Holly estou precisadíssima de umas folhas desidratadas de xuxu.

    2. Cara Vip, isso é um exemplo a ser seguido por todas as polícias do país; aliás, se todas as polícias agissem dessa maneira – que é a maneira correta – tenho certeza quase que absoluta, que o crime no país diminuiria a quase zero. Não cairia a zero por termos os resistentes com dólares nas cuecas e tudo o mais. Nota 1.000 prá polícia e políticos desse estado cumpridor e zelador dos direitos dos seus cidadãos.

  15. Confrades, não percamos tempo. Em 2015 terá nação de regredir, ops, voltar aos velhos costumes. Ou….

    Do blog do Uncle King

    (2015 20/02/2011 às 13:47)

    PROJETO DE PODER PETRALHA (vulgo bomba relógio):

    O Brasil se autodestruirá em 20 anos…

    …19, 18, 17, 16, 15, 14, 13, 12, 11…

  16. Caro Hariovaldo
    Quando vejo esses pobres reclamarem, vejo que terei que melhorar as cestas básicas que costumo doar. Talvez doe alguns dos meus Iphones, IPods, IPeds, que dou de presente aos meus amiguinhos caninos.Desde que eles não reclamem.Já convoquei alguns dos meus deputados para criarem a bolsa-Ipod.
    Como são insatisfeitos esses pobres, sempre querendo as coisas, por isso são infelizes.
    Saudações

  17. Estevejobiano Mestre,

    Esses pirralhos mal educados devem ser levados para reciclagem no programa educacional paulista com duas professoras em sala de aula; recuperacao certeira.
    Depois aulas de catecismo com Dom Luizinho.

  18. GADGETIANO E BUGIGANGÓFILO MESTRE PROFESSOR HARI PRADO

    Professor, acho que esses petelhinhos que estão pedindo esses “gadjets” modernos são todos sem noção. Sim, porque se fossem da “juventude tucana” essa preocupação já não existiria mais. Veja, professor, que nossa juventude hitleria…(ops) sadia, só se preocupa em estudar no colégio Mackenzie, frequentar a missa conduzida por D. Bergonzin, vestir o uniforme da TFP e casar virgens. Eles tem, porque podem (sem h), todas essa parafernália moderna, mas isso não é a preocupação deles.

    Mas essa moderninadade tem seu preço, caro professor. Esses jovens nunca irão se educar musicalmente pois cresceram ouvindo funks, forró e sertanejo universitário em “mp3” comprados em lojas da 25 de março. Seus ouvidos estão acostumados a ouvir música comprimida, pasteurizada, sem dinâmica, sem graves, sem agudos. Bem, para ouvir esse tipo de música que ouvem, prá que qualidade, não é mesmo?

    Nós sim, ouvimos Mozart e Mahler em nossos equipamentos compostos de amplificadores, prés e toca-cd da marca MACINTOSH que custam a bagatela de 30 mil dólares cada um. Nossos ouvidos são acariciados pelos auto-falantes das caixas acúticas B&W 805 que custam a bagatela de 150 mil dólares o par.

    Essa juventude nunca saberá o que é o prazer de ir numa loja e comprar um LP novo, do Zeppelin, do Pink Floyd na capa, abrir, sentir o cheiro, ler os catálogos com as letras e especificações técnicas, tirar o disco do celofane e colocar no toca-disco Garrard com luz estrosbóscópica e sentir o impacto dos graves logo no primeiro acorde. Essa geração nunca saberá o que esse prazer, de convidar a “gatinha” para o seu quarto para ouvir o último dos Beatles ou do Police! Lembram-se de “Laranja Mecânica” em que o personagem leva duas gatas só para conhecerem seus potente “stereo”? Pois é.

    Hoje é só entrar no metrô e no ônibus e ver todos com aqueles fones pequeninos “enterrados” na orelha. Isso é jeito de ouvir música?

    Saudações!

  19. nossa, faz até medo comentar aqui =x
    Mas eu curti a música hein? Achei criativa e o clipe bem feito. Juntaram uma boa galera pra montar isso. Confesso que eu até duvidei disso e achei q eles tivessem juntado vídeos do youtube, mas abandonei a idéia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *