Saudemos a Revolução de 64!

Nobres confrades,

Varei a madrugada passada aos prantos em recordações ao folear velhos periódicos que guardo em minha biblioteca com todo o carinho.




Destaquei algumas tiradas memoráveis:

De Norte a Sul vivas à Contra-Revolução

“Desde ontem se instalou no País a verdadeira legalidade … Legalidade que o caudilho não quis preservar, violando-a no que de mais fundamental ela tem: a disciplina e a hierarquia militares. A legalidade está conosco e não com o caudilho aliado dos comunistas”
(Editorial do Jornal do Brasil – Rio de Janeiro – 1º de Abril de 1964)

“Multidões em júbilo na Praça da Liberdade.

Ovacionados o governador do estado e chefes militares.
O ponto culminante das comemorações que ontem fizeram em Belo Horizonte, pela vitória do movimento pela paz e pela democracia foi, sem dúvida, a concentração popular defronte ao Palácio da Liberdade. Toda área localizada em frente à sede do governo mineiro foi totalmente tomada por enorme multidão, que ali acorreu para festejar o êxito da campanha deflagrada em Minas (…), formando uma das maiores massas humanas já vistas na cidade”
(O Estado de Minas – Belo Horizonte – 2 de abril de 1964)

Os bravos militares

“Salvos da comunização que celeremente se preparava, os brasileiros devem agradecer aos bravos militares que os protegeram de seus inimigos”
“Este não foi um movimento partidário. Dele participaram todos os setores conscientes da vida política brasileira, pois a ninguém escapava o significado das manobras presidenciais”
(O Globo – Rio de Janeiro – 2 de Abril de 1964)

Carnaval nas ruas

“A população de Copacabana saiu às ruas, em verdadeiro carnaval, saudando as tropas do Exército. Chuvas de papéis picados caíam das janelas dos edifícios enquanto o povo dava vazão, nas ruas, ao seu contentamento”
(O Dia – Rio de Janeiro – 2 de Abril de 1964)

Escorraçado

“Escorraçado, amordaçado e acovardado, deixou o poder como imperativo de legítima vontade popular o Sr João Belchior Marques Goulart, infame líder dos comuno-carreiristas-negocistas-sindicalistas.
Um dos maiores gatunos que a história brasileira já registrou., o Sr João Goulart passa outra vez à história, agora também como um dos grandes covardes que ela já conheceu”
(Tribuna da Imprensa – Rio de Janeiro – 2 de Abril de 1964)

A paz alcançada

“A vitória da causa democrática abre o País a perspectiva de trabalhar em paz e de vencer as graves dificuldades atuais. Não se pode, evidentemente, aceitar que essa perspectiva seja toldada, que os ânimos sejam postos a fogo. Assim o querem as Forças Armadas, assim o quer o povo brasileiro e assim deverá ser, pelo bem do Brasil”
(Editorial de O Povo – Fortaleza – 3 de Abril de 1964)

Ressurge a Democracia !

Vive a Nação dias gloriosos. Porque souberam unir-se todos os patriotas, independentemente das vinculações políticas simpáticas ou opinião sobre problemas isolados, para salvar o que é de essencial: a democracia, a lei e a ordem.
Graças à decisão e ao heroísmo das Forças Armadas que, obedientes a seus chefes, demonstraram a falta de visão dos que tentavam destruir a hierarquia e a disciplina, o Brasil livrou-se do governo irresponsável, que insistia em arrastá-lo para rumos contrários à sua vocação e tradições”
“Como dizíamos, no editorial de anteontem, a legalidade não poderia ter a garantia da subversão, a ancora dos agitadores, o anteparo da desordem. Em nome da legalidade não seria legítimo admitir o assassínio das instituições, como se vinha fazendo, diante da Nação horrorizada …”
(O Globo – Rio de Janeiro – 4 de Abril de 1964)

“Milhares de pessoas compareceram, ontem, às solenidades que marcaram a posse do marechal Humberto Castelo Branco na Presidência da República …

O ato de posse do presidente Castelo Branco revestiu-se do mais alto sentido democrático, tal o apoio que obteve”
(Correio Braziliense – Brasília – 16 de Abril de 1964)

“Vibrante manifestação sem precedentes na história de Santa Maria para homenagear as Forças Armadas”

“Cinquenta mil pessoas na Marcha Cívica do Agradecimento”
(A Razão – Santa Maria – RS – 17 de Abril de 1964)

“Vive o País, há nove anos, um desses períodos férteis em programas e inspirações, graças à transposição do desejo para a vontade de crescer e afirmar-se.




Negue-se tudo a essa revolução brasileira, menos que ela não moveu o País, com o apoio de todas as classes representativas, numa direção que já a destaca entre as nações com parcela maior de responsabilidades”.
(Editorial do Jornal do Brasil – Rio de Janeiro – 31 de Março de 1973)

“Sabíamos, todos que estávamos na lista negra dos apátridas – que se eles consumassem os seus planos, seríamos mortos. Sobre os democratas brasileiros não pairava a mais leve esperança, se vencidos. Uma razzia de sangue vermelha como eles, atravessaria o Brasil de ponta a ponta, liquidando os últimos soldados da democracia, os últimos paisanos da liberdade”
O Cruzeiro Extra – 10 de Abril de 1964 – Edição Histórica da Revolução – “Saber ganhar” – David Nasser

“Golpe? É crime só punível pela deposição pura e simples do Presidente. Atentar contra a Federação é crime de lesa-pátria. Aqui acusamos o Sr. João Goulart de crime de lesa-pátria. Jogou-nos na luta fratricida, desordem social e corrupção generalizada”. (Jornal do Brasil, edição de 01 de abril de 1964.)

“Participamos da Revolução de 1964 identificados com os anseios nacionais de preservação das instituições democráticas, ameaçadas pela radicalização ideológica, greves, desordem social e corrupção generalizada”. Editorial do jornalista Roberto Marinho, publicado no jornal ” (O Globo”, edição de 07 de outubro de 1984)

“Mas, se as chamadas “ditabrandas” -caso do Brasil entre 1964 e 1985- partiam de uma ruptura institucional e depois preservavam ou instituíam formas controladas de disputa política e acesso à Justiça-, o novo autoritarismo latino-americano, inaugurado por Alberto Fujimori no Peru, faz o caminho inverso. (Limites a Chávez – Editorial Folha de São Paulo de 17 de fevereiro de 2009)

Facebook Comments Box
Compartilhar

40 thoughts on “Saudemos a Revolução de 64!

  1. O que me emociona é que hoje temos do nosso lado grandes homens como o Coronel Telhada, Hélio Bicudo, Efiagá, Cerra, Roberto Freire, Marina Silva, Jarbas Vasconcellos, Lobão, José Arlindo Soares e Tilden Santiago. Viva 31 de março de 1964! Anauê!

    1. xará,
      a mim também emociona ver o nome da detentora de mais de vinte milhões de votos, nossa doce marina alinhado aos homens bons. cabra macho está ai!

      1. Detentora de mais de vinte milhões de votos …
        Será? Tudo o que foi, será?
        Para uma suposta líder que é como a urna. Só aparece em épocas de eleições presidenciais?

  2. Boa noite.

    Sabíamos, todos que estávamos na lista negra dos apátridas – que se eles consumassem os seus planos, seríamos mortos. Sobre os democratas brasileiros não pairava a mais leve esperança, se vencidos. Uma razzia de sangue vermelha como eles, atravessaria o Brasil de ponta a ponta, liquidando os últimos soldados da democracia, os últimos paisanos da liberdade
    O Cruzeiro Extra – 10 de Abril de 1964 – Edição Histórica da Revolução – “Saber ganhar” – David Nasser

    Interessante a inversão de valores: golpeia-se para manter o Status Quo e dá-se à quebra institucional o nome de Revolução.
    Os que lutam pelo país são apátridas; os que lutam pelos interesses, seus e dos beneficiários finais do golpe, são patriotas. Esdrúxulo mas funciona.
    Pense em Kafka; pense em Göebbels. Tudo se encaixa. Propaganda maciça e sufocamento do contraditório.

    Saudações “É tudo verdade: apesar do 1° de abril, dia da revolução (ah, ah, ah…), o Azenha voltou. Vivam Azenha e Conceição Lemes. Todo o respeito para com estes dois grandes lutadores”,

    Morvan, Usuário Linux #433640.

    1. Saudações Mr. Morvan

      Na época Hariovaldo trabalhava na Tribuna da Imprensa. É ele o autor da pérola abaixo. Repare no estilo inconfundível do Mestre.

      “Escorraçado, amordaçado e acovardado, deixou o poder como imperativo de legítima vontade popular o Sr João Belchior Marques Goulart, infame líder dos comuno-carreiristas-negocistas-sindicalistas.
      Um dos maiores gatunos que a história brasileira já registrou., o Sr João Goulart passa outra vez à história, agora também como um dos grandes covardes que ela já conheceu”
      (Tribuna da Imprensa – Rio de Janeiro – 2 de Abril de 1964)

      1. Bom dia.

        Caro canoro Sílvio Caldas:

        Passados todos estes anos, o Meister Hari só aperfeiçoou o seu estilo, motivo de júbilo por parte de toda a comunidade hariovaldiana, dos estercorários e do STF4P.

        Saudações “O Azenha voltou. Vivam Azenha e Conceição Lemes. Todo o respeito para com estes dois grandes lutadores”,

        Morvan, Usuário Linux #433640.

  3. Saudades …. Que saudades destes tempos democráticos em que o povo explodia de contentamento pelas ruas ….
    (Bom, vez por outra era explodido pelas baionetas e pelos cãezinhos amestrados,também)

  4. Mestre, Menestrel, Confrades,
    Desde cedo estou com uma estranha sensação. Dúvidas, incertezas. Tentei escrever um texto. Rabisquei, apaguei, reescrevi, e não consegui produzir nada.
    Há em minh’alma um incontrolável desejo de … Fabriciar:
    Com respeito e admiração, saúdo a todos que lutaram diante do ressurgimento da democracia e pelos episódios que a seguir vieram.

  5. seu sirvio,
    ali no parágrafo “escorraçado”, provavelmente da lavra do corvo carlos lacerda:
    ” infame líder dos comuno-carreiristas-negocistas-sindicalistas.”
    lágrimas me afogaram quando li esta frase.
    agora compreendo porque se referiam ao usurpador nonedáctilo com todos adjetivos que a nefasta criatura merece, algo como “molusco fidelevokirchnerchavista cocaleiro cangaceiro”.
    valeu a pena esperar pela ode à revolução de primeiro de abril de 1964. só um poeta como o senhor para nos brindar com tão nobres citações!
    ame-o ou deixe-o

    1. merci Pe Iscas,
      pensei muito nisso ultimamente, na mesma história, tantas vezes lida!
      “Tudo no mundo é frágil, tudo passa…”
      Ói nóis aqui travêis!
      bisous

      1. Nada como uma “cutucada”. Feliz em receber notícias e que estás bem. Seus comentários são iluminados, assim como a fonte.

  6. Entristecido e sorumbático, já pensava eu que mais uma vez essa data passaria despercebida ou mesmo solenemente ignorada em meio à névoa vermelha que obscurece e amaldiçoa esta Terra de Santa Cruz…
    Mas a sabedoria desse senhor Silvio Caldas, esteada neste espaço cristão antimarxista iluminado pela profícua inteligência de Mestre Hariovaldo, fez ressurgir em meu peito o mesmo sentimento patriótico de minha juventude, quando este então soldado do glorioso Exército Brasileiro acompanhava com avidez o desenrolar dos acontecimentos que salvaram o país de sucumbir no abismo bolchevista.
    Ainda posso ouvir o ronco dos motores dos tanques e a marcha da infantaria partindo de Juiz de Fora rumo à mãe de todas as batalhas, de alta periculosidade e destino imprevisível. Esperávamos encontrar pela frente hordas demoníacas de traidores da pátria mancomunadas com seus asseclas cubano-soviéticos, em maior número e equipados com o mais moderno e letal armamento que as mentes satânicas do Leste Europeu já produziram.
    Assim, foi com imensa vibração, mas também com grande frustração, que recebemos a notícia de que a quadrilha acobertada pelo comunista são-borjense e seu cunhado anarquista havia sido defenestrada para a Província Cisplatina.
    Graças ao idealismo de meu nobre e inolvidável avô Olympio, contagiando as Forças Armadas e conclamando-as ao exercício do dever cívico, o inimigo atemorizado retirou-se em debandada e reabriram-se os portais da estabilidade democrática, do respeito às instituições e ao direito de propriedade, impedindo que os Estados Unidos do Brazil fossem contaminados pela ideologia castrista da ilha caribenha.
    Seguiram-se anos de verdadeira ordem e progresso, crescimento econômico e segurança institucional, e é com imenso orgulho que vejo que nosso esforço tem sido lembrado e reconhecido, ainda que pela cada vez mais reduzida nata dos homens bons.
    Com isso podemos deflagrar o início das comemorações do cinquentenário da Redentora, esperando que aquela festividade coincida com a reedição do Movimento Contrarrevolucionário Anticomunista de 1964, expurgando a Medusa Búlgara e seu mentor nonadáctilo.
    Que Nossa Senhora do Pentágono e o Menino Jesus da Quarta Frota nos abençoem!!!

      1. Bom dia.

        Marquesa de jeremoabo:

        — “kkkkkkkkkkkk
        Menino jesus da 4a frota é demais
        !!”.

        E Nossa Senhora do Pentágono, então?
        Ah, ah, ah…

        Saudações “O Azenha voltou. Vivam Azenha e Conceição Lemes. Todo o respeito para com estes dois grandes lutadores”,

        Morvan, Usuário Linux #433640.

    1. Caro General, a Menino Jesus da Quarta Frota é poderoso mas, digamos, contou sempre com o inestimável apoio da Santa Quinta Coluna!

  7. Oi pessoal muito querido!
    Não passei muito bem… mas sou é madeira, e tem muito trabalho me esperando
    Voltei agora pra ficar (o pulguento pode até me sorrir latindo que eu nem acho brega).
    bacini per tutti

    1. Bom dia.

      Vivi disse, para alegria de todos os hariovaldianos:

      — “Oi pessoal muito querido!
      Não passei muito bem… mas sou é madeira, e tem muito trabalho me esperando
      …”.

      Muito bem-vinda de volta, Vivi. E chegou em um momento muito oportuno, pois estamos a comemorar a Redentora (que ninguém pergunte para quem)…

      Saudações “O Azenha voltou. Vivam Azenha e Conceição Lemes. Todo o respeito para com estes dois grandes lutadores”,

      Morvan, Usuário Linux #433640.

    2. Garota Vivi

      Confesso que eu já andava preocupado. Pensava eu: “Depois da Vip será que os petralhas também capturaram a dôce Vivi? Assim o lado feminino do sítio vai se enfraquecendo…”
      Mas vejo que era só um probleminha de saúde.
      Folgo em vê-la restabelecida!!!
      Alvíssaras…

  8. É importante comemorar mas precisamos de cautela neste momento delicado. Para evitar perder o foco da nossa luta dos homens bons contra o satanás (bem observado por Feliciano).
    Penso ter passado por nossos amados e qualificadíssimos censores uma letra/música profética do cantor-comunista-bolchevista-stalinista-rebelde que compartilha o primeiro nome com sacro-santo chefe da Inqui… digo Igreja Católica. Tal qual preconizou Lênin, um passo atrás hoje para dar dois à frente amanhã, parece que os rouges foram sabotando, lentamente, todo aquele processo que resultou nos anos dourados, para tomar de assalto o poder e implantar a Ditadura do Proletariado que vemos hoje.
    Outro detalhe é cuidarmos da educação de nossa prole. É sabido que eles não herdam automaticamente nosso egoísmo e nossa frieza ao lidar com a plebe, precisamos ensiná-los e adestrá-los para tal fim. Por isso não deixe que leiam o que segue abaixo.
    Segue trechinho da canção comuno-profética: Censored: 18 anos. Comunismo explícito.
    “Hoje você é quem manda
    Falou, tá falado
    Não tem discussão
    A minha gente hoje anda
    Falando de lado
    E olhando pro chão, viu
    Você que inventou esse estado
    E inventou de inventar
    Toda a escuridão
    Você que inventou o pecado
    Esqueceu-se de inventar
    O perdão
    Apesar de você
    Amanhã há de ser
    Outro dia.”
    Não é um perigo?

    1. És um verdadeiro golpista. Deves ter batido panelas velhas e amassadas dada a sua postura de ditador salafrário. Louve-se a letra do grande Poeta Chico Buarque de Holanda, filho do magnífico Historiador Sérgio Buarque de Holanda, lúcidos Poeta e Historiadores que engrandecem a nossa História de luta pela Democracia.
      E não me venham com história de comunismo, pois vocês de pijamas não sabem o que é comunismo e muito menos o que é ideal. O ideal de vocês é o mesmo dessa elite atrasada que vem destruindo as conquistas sociais conseguidas através de lutas

  9. Marina Silva é a CONVERSÃO em pessoa. Foi do Partido Revolucionário Comunista, mas se converteu ao socialismo democrático; depois se converteu ao crentismo CRIACIONISTA; e se converteu ao VERDE Natura; e se converteu finalmente ao VERDE OLIVA, à turminha que fez aquele serviço bonito em Corumbiara, Eldorado dos Carajás, Unaí e por aí vai. Marina teve em Lula um amigo, mas agora o amigo dela é o grande amigo de Luis Posada Carriles e Carlos Alberto Montaner, o tal de Gabeira. Isso é que é coerência e sobretudo dignidade!

      1. Caro Professor Hariovaldo,

        Muito grata por refrescar nossa memória com passagens tão emocionantes de nossa história. Viva a gloriosa revolução de 64!
        Que seu espírito perdure para sempre nos corações dos homens de Benz danação.

        Saudações verde-amarelas!

        1. Viva! Viva! Viva! Nossa gloriosa!
          Minha nobre colega calunista falou e disse! Graças aos valiosos registros nosso magnânimo professor, aqueles tempos de ordem e progresso, não serão esquecidos! Tempos aqueles bem diferentes dos de hoje, aliás, de pura baderna e insubordinação da massa não cheirosa…que horror, que mau gosto…tsc…tsc…

  10. Os diários da época já refletiam as alvissareiras notícias da Revolução Gloriosa, que nos protegeu daquele títere soviético instalado no Palácio do Planalto. Pena que hoje não há mais a velho proteção de antes, aos nossos bens e patrimônio. Nós, homens bons e ilibados, não podemos nos curvar a esse novo episódio comuno-fascista que se instala no nosso país; precisamos, pois, alimentar uma nova revolução, capaz de nos levar, novamente, ao bom caminho. Ou, logo logo, teremos a Itália como exemplo, elegendo anarquistas… Que Deus nos proteja.

  11. Magister Hariovaldo,

    Qual destes belos textos vossa excelência escreveu? Percebo vosso inconfundível estilo presente nestas colonas dos jornais patrióticos.

    1. Bom dia.

      Barão Raw escreveu:

      — “Magister Hariovaldo,

      Qual destes belos textos vossa excelência escreveu? Percebo vosso inconfundível estilo presente nestas colonas dos jornais patrióticos.”.

      Barão Raw, o homem, além de grande escritor, é tímido e modesto.
      É certo que ficará silente ou responderá:
      — “Não sei dizer“.

      Magister Hariovaldo, o “Ghost Writer“, a “Eminência Parda” da Redentora.

      Saudações “O Azenha voltou. Vivam Azenha e Conceição Lemes. Todo o respeito para com estes dois grandes lutadores”,

      Morvan, Usuário Linux #433640.

  12. DZIÉN DOBRY!
    Ainda emocionado com as diversas homenagens à “troca” de sistema de governo desta província, ou seja da DEMOCRACIA CIVIL para a DEMOCRACIA MILITAR, venho trazer á todos os confrades em Serapião a alvissareira notícia da aparição de nosso ungido, aquele que destronará e deportará a Búlgara usurpadora em 2014, vejam o próprio em campanha:
    http://revistapiaui.estadao.com.br/blogs/herald/celebridades/serra-esconde-ovo-de-pascoa-de-aecio

  13. Prezado confrade Silvio Caldas,

    Que enorme prazer estas curtas citações de nossos coleguinhas da imprensa me trazem. Sem dúvida é necessário que voltemos a ter desabridos amantes da democarcia militar, das paradas e dos uniformes!! Hoje os jornalistas, mesmo os bons que resistem ao imprensalão petista, escudam-se em um pseudo distanciamento dos fatos e de uma isenção hipócrita, é necessário sair do closet e assumir! Viva o Brazil, viva a REDENTORA, direitos para quem os tem, fora gentalha comunista!!!

  14. Regozijei-me inteiramente com a nobre lembrança do não menos nobre Confrade Sílvio Caldas.

    Ah, que bons tempos aqueles! Tempos em que nós, bons homens de bens e benz, respaldados nos impolutos valores da tradição, da família e da propriedade privada, podíamos torturar, quero dizer, reeducar os nossos concidadãos que se haviam perdido pelos descaminhos do marxismo-leninismo, influenciados que estavam pelo ouro de Moscou.

    Alvíssaras! A Redentora há de retornar à nossa gloriosa Pátria, este imenso bananal dos trópicos, que sofre atualmente a injúria de ser administrada por criptocomunistas, liderados pelo molusco escarlate.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *